Acir se compromete com apoio aos Cinta-Larga

cintaA bancada federal de Rondônia participou, na manhã desta quinta-feira, de reunião convocada pelo Ministério Público Federal para apresentação de propostas de apoio à causa do povo Cinta-Larga. O senador Acir Gurgacz, representando o Senado, se comprometeu em auxiliar no contato com autoridades do Governo Federal e confirmou sua participação na expedição que o Ministério Público fará no dia 2 de outubro ao território Cinta-Larga.

A reunião teve a presença do cacique da Aldeia Roosevelt, Marcelo Cinta-Larga, que expôs as dificuldades do povo, especialmente a necessidade urgente de regulamentação da mineração e exploração das suas terras. A regulamentação da mineração em terra indígena depende de aprovação de projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional. “A situação atual do povo Cinta-Larga é a pior possível: o garimpo funcionando, o país nada arrecadando e vários crimes acontecendo. Estamos à beira da extinção”, alertou o cacique.

O procurador federal, Dr. Reginaldo Trindade, que coordenou a reunião, reforçou a fala do indígena. “O povo Cinta-Larga sofre imensamente com isso, uma vez que tem passado inúmeras privações, mesmo morando em cima de uma terra riquíssima”, destacou. “Seria muito importante se pudéssemos pensar numa estratégia para equacionar a possibilidade de eles terem acesso mais rápido – e legítimo – à riqueza existente em suas terras, sem infringir a lei”, completou Trindade.

Para o senador Acir Gurgacz, a maior preocupação é com relação à segurança e à sobrevivência dos Cinta-Larga. “Precisamos encontrar alternativas para a sustentabilidade desse povo. De que adianta ter a riqueza e não ter acesso à ela?”, apontou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*