Adutora para Segundo Distrito de Ji-Paraná começa a ser instalada

 A Construtora Vale do Ouro LTDA iniciou nesta semana a instalação da nova Adutora que levará água tratada para toda a região do segundo distrito da cidade de Ji-Paraná. A nova tubulação irá substituir as adutoras antigas, com mais de 30 anos, solucionando os graves problemas com a falta de abastecimento de água.

O sistema de abastecimento antigo deteriorou-se ao longo dos anos, fazendo com que a tubulação apresentasse constantes vazamentos, o que diminuía a pressão da vazão, impossibilitando que água chegasse como com eficiência às residências. Nós últimos anos por várias vezes os moradores ficaram sem abastecimento.

Agora com a instalação de mais de 1800 metros de nova tubulação, o problema deverá ser resolvido de forma definitiva.   A adutora que possui 500 milímetros de diâmetro dará maior segurança ao sistema de distribuição e permitirá abastecimento 24 horas para o segundo distrito, garantindo vazão equilibrada da pressão da água. A expectativa é que a obra seja concluída até o fim deste mês. Além disso, a Estação de Tratamento de Água (ETA) será ampliada.

Os serviços estão sendo executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no valor de R$ 32 milhões, que foram depositados junto ao Governo do Estado, sob administração da Companhia de águas e Esgoto de Rondônia (Caerd).

A implantação das melhorias no sistema de abastecimento na cidade só foi possível devido a assinatura do convênio entre a Companhia de Águas e Prefeitura de Ji-Paraná, possibilitando a vinda dos recursos com a finalidade específica de serem investidos no município.

“A decisão de manter a Caerd atuando em Ji-Paraná permitiu que os recursos fossem aplicados, resolvendo o problema no abastecimento de água”, explicou Clederson Viana, Presidente da Agência de Reguladora de Serviços Públicos (Agerji), que acompanha a execução da obra.

Para o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), a falta de abastecimento de água era um dos principais gargalos que a cidade enfrentava quando assumiu o seu primeiro mandato em 2013. “Iniciamos um processo que sabíamos que era necessário e, fomos muito cobrados pela população que já não aguentava mais conviver com constantes interrupções no fornecimento de água. Agora com obra em andamento, estamos muito próximos de solucionar de vez esses problemas.”, ressaltou o prefeito.

Jesualdo lembrou ainda que esses recursos estão sendo investidos já alguns anos, onde já foram realizados a substituição da adutora que ficava de baixo da ponte sobre Rio machado, a instalação de novas ramificações e ampliações da rede para os novos bairros que surgiram na cidade. “Temos ainda previsto neste contrato outras melhorias no sistema de abastecimento, como a ampliação Estação de Tratamento de Água no segundo distrito o que possibilitará seccionar o sistema de distribuição, permitindo isolar apenas uma área especifica quando houver necessidade de reparos”, explicou o Prefeito.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*