Aumento de área plantada impulsiona produção de grãos em Rondônia

A área destinada ao plantio de grãos em Rondônia pode chegar a 573,6 mil hectares. Este aumento reflete numa maior produção, que pode ser pouco superior a 2 milhões de toneladas. É o que aponta o 1º Levantamento da Safra de Grãos divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Feijão, milho e soja contribuem para a elevação estimada. Nas duas primeiras culturas, a tendência de alta da colheita é reflexo de uma melhor produtividade. Para o feijão, espera-se uma produção de 8,2 mil toneladas, e para o milho a expectativa é de 759,5 mil toneladas produzidas. No caso da oleaginosa plantada no estado, o melhor desempenho pode ocorrer graças a uma maior área de cultivo, podendo chegar a 343,6 mil hectares. Se confirmado esse espaço, a produção pode atingir 1,12 milhão de toneladas.

O arroz, por sua vez, tem expectativa de queda na produção, mesmo com uma área estável. O baixo desempenho da cultura está ligado a produtividade das lavouras. Espera-se que sejam colhidas 3.186 quilos por hectare, o que deve resultar em uma produção de cerca de 135 mil toneladas

Atualmente, o plantio ultrapassa 5% da área destinada ao cultivo de grãos e avança em todo o estado a medida em que as chuvas intensificam e melhoram a umidade do solo. Outras informações do 1º Levantamento – Safra 2018/19, com os dados da produção em todo o país, estão disponíveis no site da Conab.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.