Avicultura e suinocultura integram programação da 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Produção de suínos é mais uma alternativa para o homem do campo rondoniense
Produção de suínos é mais uma alternativa para o homem do campo rondoniense

Paulo Sérgio – Pela primeira vez a avicultura e a suinocultura integram as atividades do cenário da 8ª Rondônia Rural Show, de 22 a 25 próximos no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. A entrada é gratuita mediante inscrição no auditório 3.

O Seminário Estadual de Avicultura e Suinocultura, que acontece nos dias 24 e 25, traz perspectivas para o incentivo e implementação das duas cadeias produtivas de proteínas no estado. Para abordar as viabilidades econômicas em Rondônia, quatro palestrantes experientes do Sul brasileiro estão confirmados.

O primeiro seminário, sobre aves, ocorrerá no dia 24 pela manhã no auditório 3. Dentre os temas, o técnico da Embrapa Levino Bassi aborda a biosseguridade na produção. Defesa sanitária, aspectos tributários e ambientais, bem como o panorama geral sobre aves em Rondônia, são temas a serem explorados por técnicos regionais.

A avicultura em Espigão do Oeste é o principal fornecedor de carne de frango em Rondônia. Com abate diário de 65 mil aves. A Globoaves detém 80% do mercado rondoniense e abastece 60% os estados do Amazonas e do Acre.

As agroindústrias de postura e de abate de aves rondonienses ainda engatinham no mercado, mas vendem toda produção em feiras livres, supermercados e ao programa de alimentação escolar do governo estadual.

Rondônia consome 80% da produção de frango abatido em Espigão do Oeste
Rondônia consome 80% da produção de frango abatido em Espigão do Oeste

A suinocultura ganha maior espaço no seminário, no dia seguinte 25 durante todo o dia, no mesmo auditório. O cronograma de palestras será mais aprofundado em relação ao das aves e inclui genética e reprodução, nutrição animal, instalações e controles. Manejo e preparo de leitoas de reposição é o tema do palestrante de Nilson Woloszyn, da Embrapa, de Concórdia (SC).

Atualmente, 4% da proteína suína consumida em Rondônia é produzida em uma granja de São Miguel do Guaporé e no polo suinocultor do Sul do estado. Outras 96% são originárias das granjas instaladas no Mato Grosso. De Toledo (PR), 34 animais de primeira linha serão expostos durante o Seminário na 8ª Rondônia Rural Show.

“É uma oportunidade incrível aos produtores rurais. O seminário é a principal porta ao conhecimento e possibilidades de diversificação do negócio do homem do campo”, diz o coordenador do seminário, José Neves Sobrinho, que tem o apoio Associação dos Produtores Rurais de Aves e Suínos (Aproas) e da Associação dos Criadores de Suínos de Rondônia (ACSUR) na realização do evento.

 

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Arquivo Secom
Secom – Governo de Rondônia


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*