Brinquedoteca, biblioteca e parquinho na Miriam Trajano

Escola Miriam Trajano Lopes, localizada no bairro Dom Bosco
Escola Miriam Trajano Lopes, localizada no bairro Dom Bosco

A manhã de hoje (25) teve um gostinho especial para as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Miriam Trajano Lopes, localizada no bairro Dom Bosco. É que elas puderam se esbaldar na nova brinquedoteca, entregue à comunidade em cerimônia realizada ontem à noite. Detalhe importante: a reforma da sala e a confecção dos brinquedos, a maior parte feita a partir de material reciclado, teve a participação efetiva da Associação de Pais e Professores (APP) da comunidade.

Além dos brinquedos terem sido confeccionados com material reciclado, a brinquedoteca da Miriam Trajano inova também por ser uma brinquedoteca temática.

“Nela trabalhamos as profissões, a organização do lar, o esporte, o trânsito, entre outros temas. Mas o mais importante, é que ao mesmo tempo trabalhamos as questões ambientais e até a disciplina, pois quando as crianças deixam a sala elas precisam arrumar tudo, tem ficar tudo em seu lugar para as outras turmas”, explicou a gestora da escola, Rita de Cássia.

 

Cuidado com a saúde

Além da brinquedoteca, a escola também concluiu a reforma do parquinho, também inovando ao telar todo o parque para evitar que entrem animais e acabem sujando a areia.

“Com o parque aberto, tínhamos receio de as crianças brincarem na areia e saírem com alguma micose ou coisa parecida por causa dos gatos que entravam lá. Agora, com a tela em volta de todo o parquinho ficamos tranquilos quanto a isso”, salientou a diretora.

A biblioteca também foi uma conquista da direção da escola em parceria com a APP. A sala foi toda reformada, utilizando-se apenas materiais reciclados, EVA e papelão. A mudança chamou a atenção dos alunos e hoje é um dos ambientes preferidos das 240 crianças com idade entre 4 e 5 anos matriculadas na Miriam Trajano.

Para o próximo semestre a direção da escola pretende implantar o projeto Cineminha. Segundo Rita, os equipamentos, como retroprojetor, ar-condicionado, equipamento de áudio, já foram adquiridos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. Agora é só caprichar na decoração da sala.

“São coisas simples, mas que, pedagogicamente falando, fazem a diferença. Basta ter força de vontade para fazer. Aqui, além da boa vontade da equipe temos a sorte de contar com uma APP atuante e dedicada”, finalizou Rita de Cássia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*