Catadoras recebem homenagem surpresa

dia-de-BelezaMulheres que trabalham como catadoras de materiais recicláveis no lixão municipal foram surpreendidas ontem (9) com uma homenagem alusiva ao Dia das Mães, realizada pela prefeitura de Ji-Paraná no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro  São Francisco, Segundo Distrito do município. O evento, ao estilo “Um Dia de Princesa”, foi coordenado pelas secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Meio Ambiente (Semeia) e a  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná (AGERJI), com o apoio do vereador Paulo Moura (PSB), deputado Euclides Maciel (PSDB), da Colpeza, empresa de serviços de limpeza urbana, além de outros segmentos do comércio local.

As catadoras foram conduzidas numa van até o CRAS, onde as autoridades e funcionários municipais as recepcionaram e realizaram a festa surpresa. No local do evento elas receberam tratos de embelezamento e estética corporal, como manicure, pedicure, maquiagem, cortes de cabelo, penteados especiais e massagens. Também participaram de palestra sobre autoestima e ganharam brindes e presentes. Cabeleireiras, maquiadoras, acadêmicas do curso de assistência Social, doaram seu tempo e seus serviços em prol das homenageadas. Foi realizada ainda uma seção de fotos para registro do “antes e depois”. Ao final do evento foi servido um farto lanche a todos os presentes.

Para o presidente da AGERJI, Clederson Viana Alves, a homenagem foi uma forma de levar um pouco de carinho e valorização às trabalhadoras. “O serviço  que vocês fazem é muito importante, por isso queremos que se sintam valorizadas e felizes na qualidade de cidadãs dignas na sociedade ji-paranaense”, afirmou. “Esta é uma singela homenagem mas feita de coração a vocês mulheres que trabalham na coleta de materiais recicláveis e a todas as que são moradoras do bairro que se fizeram presentes conosco”, completou a secretária de assistência social, Sônia Grande Reigota.

Sonia reforçou também que o objetivo do evento, além da homenagem pelo Dia das Mães, é o de fortalecer os vínculos familiares e para tanto, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) está dando todo o apoio à Semas para a realização de cursos profissionalizantes, no CRAS, como o de panificação, artesanato, entre outros, para reforçar a renda familiar. “A gente não esperava por uma surpresa dessa, de ter uma tarde diferente e com tanta coisa boa preparada para nós”, expressou a catadora Claudineia Paes. Atualmente, cerca de 10 mulheres são associadas da Coocamarji – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*