CEEJA de Ouro Preto lança Projeto Conexão Terceirão

Com o objetivo de oferecer condições de acesso à Universidade e aos cursos profissionais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Antônio de Almeida, de Ouro Preto do Oeste/RO, deu início, no ultimo dia 20, ao Projeto Conexão Terceirão que, como o próprio nome sugere, pretende fazer conexão do ensino médio oferecido pelo Ceeja para o ensino superior.

A ideia de oferecer aulas extras surgiu por intermédio de apontamentos e estudos realizados pela equipe gestora da escola com a coordenação pedagógica, reforçando a igualdade de condições aos estudantes e livre concorrência, com os estudantes das escolas regulares, para o ingresso no ensino superior.

“Cremos que é possível oferecer um ensino de qualidade aos nossos estudantes, uma vez que os professores lotados nesta instituição de ensino são especialistas nas áreas em que atuam, além de exercer suas funções de forma competente, eles são compromissados naquilo que fazem”, ressaltou o idealizador do projeto, professor Gedivaldo de Andrade Silva, coordenador pedagógico.

O Projeto Conexão está sendo realizado por meio de aulas expositiva, na qual se tem a proposta de unir teoria e práticas de forma contextualizadas em uma grade curricular especial, dividida por área de conhecimento. Serão disponibilizado materiais pedagógico e vídeo-aulas, através do site da instituição gravadas pelos próprios professores e postadas para que os estudantes possam tirar as dúvidas em qualquer lugar via internet.

A carga horária será gradativamente dobrada até alcançar todas as turmas do noturno do ensino médio. “É importante que todos os estudantes e professores estejam conscientes sobre a importância do projeto, pois estamos propondo dobrar a carga horária de aulas e conteúdos, ou seja, nos moldes de curso preparatório, gratuito”, acrescentou a diretora Valdete Ascascibas.

Na solenidade estiveram presentes, representantes do Governo do Estado, da SEDUC, da Coordenadoria Regional de Educação e Coordenadores dos cursos oferecidos pela a Faculdade Uneouro, os quais apresentaram as possibilidades de ingresso à universidade e ao mercado de trabalho por meio dos programas sociais e dos vestibulares.

“Não tinha ideia do curso superior que eu gostaria de fazer, agora, por meio do projeto já começo a sonhar com isso sem ter que sair da minha cidade”, pontua a estudante Dayane Rodrigues.

O projeto está começando e pretende investir em material pedagógico e na formação continuada dos professores, além de buscar apoio dos colaboradores da escola como entidades públicas, personalidades e comerciantes ouro-pretenses. Somam as energias positivas para que a maioria dos estudantes matriculados no ensino médio possa ir para a faculdade e ter acesso ao mercado de trabalho com êxito.

Texto: Rosa Branca dos Santos de Oliveira

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*