Conab destaca Rondônia com a terceira maior produtividade de café conilon

A expectativa é que os produtores rondonienses colham, em 2018, cerca de 2,2 milhões de sacas, incremento de 12,8% se comparada com a safra passada.
A expectativa é que os produtores rondonienses colham, em 2018, cerca de 2,2 milhões de sacas, incremento de 12,8% se comparada com a safra passada.

Com um desempenho de cerca de 30 sacas por hectare, Rondônia é o estado com a terceira maior produtividade de café conilon no país, atrás apenas da Bahia e Espírito Santo. O bom desempenho foi constatado no segundo levantamento de café, divulgado na última quinta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o estudo, o índice é 17% superior ao registrado no ano passado.

Este é o sexto ano consecutivo de crescimento do café em Rondônia. A produtividade nas lavouras passou de 10,88 sacas por hectare em 2012, para 30,54 sacas por hectare na atual safra. O aumento expressivo foi estimulado pelo processo de renovação do parque cafeeiro nas regiões produtoras. O trabalho foi possível graças às lavouras com cafés seminais, provenientes de sementes com grande variabilidade genética, sem irrigação e com reduzido aporte de fertilizantes e defensivos agrícolas, obtidas de mudas clonais, que estão dando lugar ao cultivo.

A partir desta mudança, os agricultores no estado passaram a investir em tecnologia e a adotar novas técnicas de manejo da planta, como o uso dos corretivos de solo, de irrigação por gotejamento e de fertirrigação (técnica de aplicar fertilizantes via água de irrigação). As boas condições climáticas e a entrada em produção de novas áreas também contribuíram para o resultado.

A boa produtividade teve impacto direto no aumento da produção. A expectativa é que os produtores rondonienses colham, em 2018, cerca de 2,2 milhões de sacas, incremento de 12,8% se comparada com a safra passada. A colheita ocorre numa área de 71,6 mil hectares, 3,6% menor em relação à registrada no ano anterior. A área em formação, uma vez que o café pode demorar até 3 anos para atingir o potencial máximo de produção, deverá passar de 9 mil hectares para 11,7 mil hectares.

Os dados completos sobre o café em Rondônia e nos demais estados produtores no Brasil estão divulgados no site da Companhia. Clique aqui para acessar o arquivo na página de safras.

Fonte: Conab

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*