Confira os fatos que marcaram a sessão dos vereadores de Ji-Paraná

A 7ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (4), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

Extensão de rede de Água

O presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) agradeceu Clederson Viana, da Agência Reguladora, por atender seu requerimento pedindo a extensão de rede de água no Setor Industrial, no Km 7, em Ji-Paraná. Affonso Cândido (DEM) disse que teve uma resposta ontem informando que a Caerd já está providenciando os materiais para atender a população.

Extensão de rede de Água I

“A comunidade tem sido constantemente prejudicada pela falta de água potável, de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender as suas necessidades domésticas. A extensão da rede de água irá minimizar o sofrimento destas pessoas e contribuirá com o desenvolvimento econômico da região”, afirmou o presidente, que foi elogiado pelos vereadores pelo excelente trabalho que vem realizando.

Feirantes, Tapa Buraco e Abrigo

Affonso Cândido (DEM) teve aprovado os requerimentos pedindo colocação de painéis de distribuição elétrica nas feiras livres para ligar os frízeres e as câmaras frias dos feirantes em Ji-Paraná; recuperação com operação tapa buracos na Ponte Emerson Freitag – Boiadeiro ; e Construção de um abrigo no ponto de ônibus coletivo na avenida Marechal Rondon, na frente da Implemaq, no bairro 2 de abril.

Autismo

Edilson Vieira (PMDB) comentou sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril com o intuito de alertar sobre esta doença ajudando a derrubar preconceitos, e disse que é motivo de orgulho ter um centro especializado em Ji-Paraná, único da Região Norte.

Alimentação Especial

O vereador comentou sobre o seu requerimento aprovado, no último ano, pedindo alimentação especial para os alunos que precisam de uma alimentação diferenciada. “Estou feliz porque este ano recebi a informação da secretária municipal de Educação, Leiva Custódio que o Centro Municipal Especializado em Autismo vai receber a alimentação especial”, afirmou o vereador, que parabenizou a secretária e prefeito, Jesualdo Pires por atender sua reivindicação.

Bueiro e Adaptações

Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo construção de um bueiro tubular na rua Chico Mendes, entre as ruas Nova e Tupã, no bairro Parque São Pedro e adaptações das escolas municipais para deficientes físicos.

Autismo I

Lorenil Gomes (PTB) também falou sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e disse que participou ontem (3) de uma audiência no gabinete do prefeito, Jesualdo Pires sobre o autismo. “Ji-Paraná é a terceira cidade do país que tem um centro especializado em autismo, sendo que é a única municipal, pois as outras duas são particulares. Na audiência recebemos a Associação de Pais e Amigos dos Autistas que solicitaram ao prefeito a doação do prédio da antiga escola São Gabriel, que foi desativada. O prefeito vai analisar o pedido e ver as possibilidades  da doação do local, que será um centro de atendimento”, informou o vereador.

Atendimento e Requerimentos

O vereador comentou sobre o excelente atendimento da secretária municipal de Regularização Fundiária, Solange Pereira. Lorenil Gomes (PTB) destacou alguns requerimentos que fez pedindo as recuperações de estradas vicinais como, por exemplo, das Linhas da Gleba G e do Travessão mestre, que é de responsabilidade  do DER.

Aeroporto

Lorenil Gomes (PTB) convidou todos para participar na próxima quinta-feira (6), às 9 horas, da Ordem de Serviço para Reforma do Aeroporto José Coleto. “Agradeço o deputado Laerte Gomes, porque a reforma é fruto de emenda e ação parlamentar dele. Será destinado R$ 450 mil para reforma e ampliação”, disse o vereador, informando que o deputado colocou uma emenda de R$ 150 mil para a duplicação da rua Manoel Pinheiro Machado (T-26).

Hospital Regional

Silvia Cristina (PDT) agradeceu as pessoas e autoridades que participaram, na última sexta-feira (31), da Audiência Pública que tratou sobre a implantação do Hospital Regional em Ji-Paraná e disse que o próximo passo é uma audiência com o governador Confúcio Moura.

Duplicação da BR

A vereadora convidou todos para participar de uma audiência pública para tratar sobre a

Duplicação da BR-364, propositura do senador Acir Gurgacz, no próximo dia 28, em Porto Velho.

Falcão

Silvia Cristina (PDT) convidou também todos para na próxima quinta-feira, às 20 horas, prestigiar o Rei do Futsal, Falcão, no Ginásio Adão Lamota.

Agradecimentos

Isaias Arnica (PSB) parabenizou a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) por atender suas reivindicações, que visam atender as solicitações da população.

Requerimentos

O vereador teve aprovado os requerimentos pedindo bloqueteamento da Rua João Nascimento, em toda sua extensão, no Bairro São Bernardo; Rotatória entre a Rua Cedro e Avenida Maringá, no Bairro Nova Brasília; e Patrolamento e cascalhamento da Rua Bahia, entre as ruas Cedro e a Manoel Pinheiro Machado, no Bairro Boa Esperança.

Escola

Joaquim Teixeira (PMDB) falou na tribuna que visitou a Escola Osvaldo Piana para escutar as reivindicações da direção, que solicitou ar condicionado e uma quadra de esportes. “Solicitei ao deputado Só na Bença que trabalhará para atender as reivindicações”, disse.

Projeto

O vereador falou sobre Projeto n°3610, de sua autoria, que foi lido nesta Sessão e que brevemente irá para votação, que dispõe sobre o limite para emissão sonora nas atividades em templos religiosos. “A finalidade é garantir o que está exposto no art. 5° inciso VI, da Constituição Federal, que garante o livre exercício dos cultos religiosos, visto que a entidade religiosa tem uma grande importância para a comunidade, como os projetos sociais e reabilitação de pessoas com conflito com a lei”, informou.

Benefícios

Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo patrolamento e cascalhamento das ruas Itapevi, entre as ruas Macaé e Cedro, no Bairro Jorge Teixeira; e Cruzeiro do Sul, entre as ruas Francisco Pereira dos Santos e Macaé; pavimentação da avenida 02 de Abril, entre ruas Antônio Ferreira de Freitas e João Batista Rios; das ruas

Tancredo Neves, entre as ruas Vista Alegre e 13 de Setembro; Vista Alegre, entre as ruas Tancredo Neves e Acre; Padre Ângelo Cerri, entre as avenidas Marechal Rondon e Transcontinental; bloqueteamento da Rua Flores, em toda sua extensão, no Bairro Capelasso; Médico Ortopedista e um Médico Neurologista para a Unidade Básica de Saúde L1 Maringá, entre outros.

Tribuna

Du Galdino (PSDB) disse na tribuna que está trabalhando e lutando para atender a população de Ji-Paraná. O vereador falou sobre os problemas da rua Piauí, na frente da escola Lauro Benno, e disse que conversou com o secretário municipal de Obras, Milton Félix, que disse que vai resolver o problema.

 

Melhorias

Du Galdino (PSDB) teve aprovado os requerimentos pedindo recuperação e manutenção da Rua Cruzeiro do Sul, entre as ruas Rodrigues Alves e Vinícius de Moraes, no Bairro São Pedro; Abertura da Rua Cruzeiro do Sul, entre as ruas Vinícius de Moraes e João Goulart, Bairro São Pedro; e Recuperação e manutenção da Rua Plácido de Castro, entre as Ruas Rodrigues Alves e Vinícius de Moraes, Bairro São Pedro.

 

HR

Claudia de Jesus (PT) também falou da audiência pública sobre a implantação do Hospital Regional em Ji-Paraná, do abaixo assinado que está sendo feito e será encaminhado para o governador, Confúcio Moura, visando que ele se sensibilize sobre a necessidade da implantação do HR no município.

Feirão

A vereadora disse que acompanhou o início da reforma do Feirão do Produtor, que é uma luta que batalhou quando era secretária municipal de Agricultura, e informou que nesta quinta-feira (6) o Feirão não vai funcionar, sendo que a partir da próxima semana será no Posto Vitória I.

Requerimentos

Claudia de Jesus (PT) teve aprovado os requerimentos pedindo bloqueteamento da Rua Porto Alegre, na travessa entre as ruas Castanheira (T-22) e Cedro (T-23) – Portão de entrada do Parque de Exposições; redutor de velocidade na Rua Das Pedras, Bairro Jardim Dos Migrantes, em frente à Paroquia São Sebastião; recuperação da ponte na Rua Nereu Ramos (T-4), entre as ruas Plácido de Castro e Xapuri, no Bairro Riachuelo; patrolamento da Rua Paranaguá, entre as Ruas Ipê (T-17) e Mogno (T-18), no Bairro Valparaíso; e limpeza da lateral do Colégio Lauro Benno Prediger, Rua Avenca, no Bairro Santiago.

Autismo II e Ciclofaixa

Jhony Paixão (PRB) também lembrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e disse que participou no último domingo de uma ação na Praça dos Migrantes. O vereador destacou a importância de colocar ciclofaixa na BR 364 para garantir a segurança dos ciclistas.

Colina Park

O vereador disse que teve uma reunião com os moradores do Colina Park, que estão preocupados com a falta de planejamento da rede de esgoto do Morada Melhor II. “Estive na Secretaria de Meio Ambiente, onde foi garantido que não vão dar o laudo de liberação enquanto não for solucionado o problema”, afirmou.

Benefícios

Jhony Paixão (PRB) teve aprovado os requerimentos pedindo bloqueteamento das Ruas Washington Luís, Sena Madureira e Café Filho; abertura de passagem e instalação de tubo armco nas ruas Boa Vista, esquina com a Rua Amapá, no Bairro Valparaíso; e Albino Becker no Bairro 02 de Abril; realização de Audiência Pública para tratar de assuntos referentes a mudança de local de lançamento de afluente de esgoto do Residencial Morar Melhor II; bloqueteamento das ruas Sena Madureira, entre a Rua Vinícios de Moraes e Avenida das Seringueiras; Café Filho, entre Avenida Aracajú e Rua Sena Madureira, entre outros benefícios.

Dom Bosco e Jardim Presidencal

Ademilson Procópio (PTB) teve aprovado os requerimentos solicitando a recuperação da malha asfáltica da Rua Mato Grosso, entre as ruas Fernandão e dos Colegiais, no Bairro Dom Bosco;  e bloqueteamento da Rua Santa Isabel, entre as ruas Castelo Branco e Tancredo Neves, no Bairro Jardim Presidencial.

Revisão

O vereador Clodoaldo Cardoso (PR) teve aprovado o requerimento pedindo Revisão na Lei 1250/03 e anexos concernentes para reajuste de valores de diárias para motoristas de ambulâncias.

 

Recuperações, Iluminação e Academia

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos pedindo as recuperações das ruas Jacarezinhono no Bairro JK, Honduras no Bairro das Seringueiras e Manoel Pinheiro Machado (T-26) no Bairro Alto Alegre; Instalação de iluminação pública na academia ao ar livre do Residencial Copas Verdes; e construção de uma Academia ao Ar Livre no Distrito Nova Londrina.

Estudo e Rotatória

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) teve aprovado os requerimentos solicitando estudo para a sequência de asfalto na Rua Rita Carneiro Rios e colocação de rotatória na Rua Mato Grosso, com a Rua Fernandão, no Bairro Dom Bosco.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*