Cujubim aposta na educação para avançar

Carlos Araújo – O município de Cujubim quer transformar a realidade atual investindo fortemente na Educação. O município, que já integra o Movimento Rondônia pela Educação (MRPE) acaba de reforçar sua participação, com a assinatura de adesão pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Aparecida Baia. A adesão foi concretizada durante o 2º Seminário da Educação Municipal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a Prefeitura de Cujubim, tendo como público alvo gestores escolares, professores; secretários municipais e gestores públicos; lideranças e empresários locais.

No evento, o Movimento e o parceiro Sebrae deram mais um passo na implantação do Planejamento Estratégico do MRPE naquele município, a partir da apresentação do plano geral de transformação da sociedade, com educação e o programa Cidade Mais Empreendedora.

 

O coordenador executivo do Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), Edgar Teixeira falou sobre a educação e o desenvolvimento econômico e social, apresentou estudos nacionais e internacionais comprovando que países com melhores indicadores educacionais têm maiores taxas de crescimento econômico e com melhor distribuição de renda, sendo essa uma das razões à implantação do planejamento estratégico do MRPE.

Teixeira também realçou o engajamento das mais de 100 entidades parceiras, o apoio do presidente da Fiero, Marcelo Thomé, e o trabalho desenvolvido pela coordenadora estadual do Movimento, a professora doutora Raquel Serbino. “O município de Cujubim tem sido um dos pontos focais do nosso trabalho através da implantação do plano estratégico do Movimento, cuja meta é a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação no analfabetismo. A parceria com a Prefeitura e da Secretaria de Educação de Cujubim têm sido fundamentais”, disse.

O superintendente do Sebrae-RO, Daniel Pereira e o diretor técnico da entidade, Samuel Almeida, fizeram uma abordagem sobre os temas ‘Lideranças que Transformam’ e ‘Cidade Mais Empreendedora’. Também destacaram a educação como instrumento de transformação da sociedade em todos os seus aspectos econômicos e sociais.

O evento contou com a participação da diretora de ensino, comunicação e informação da Fiocruz/RO, Deusilene Vieira, que apresentou as ações da instituição, destacando as atividades desenvolvidas em escolas, incentivando a pesquisa e a iniciação científica, bem como outras de caráter educativo na área da higiene, a exemplo do programa Mão Sujas, Mãos Limpas, que destaca a importância do hábito de se lavar as mãos para a saúde humana.

O chefe do Departamento de Ciências da Educação Unir, professor doutor Wendell Fiori, ressaltou os desafios da formação de professores. O conselheiro vice-presidente do Conselho Regional de Administração – CRA/RO, Francisco Tavares falou sobre a pedagogia do afeto aplicada à didática da educação e sobre a qualidade de vida no trabalho da educação. O delegado da Polícia Civil de Cujubim, Adriano França, destacou a importância da participação dos pais na educação dos alunos, abordando temas como autoridade, responsabilidade, respeito e disciplina.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*