Daniel assume em abril, deputado salvo por um jumento, lava jato a caminho; é a coluna do Gutierrez

Dia cinco de Abril o vice-governador Daniel Pereira (PSB) assumirá o governo de Rondônia. Confúcio Moura (MDB-RO) vai mesmo renunciar para disputar uma das duas vagas em disputa para o Senado.

Sem novidades

Até aí não é novidade, mesmo porque, Daniel já disse com todas as letras que vai apoiar o senador Acir Gurgacz ao Governo do Rondônia e que o partido dele, o PSB, trabalha com a possibilidade de eleger um senador e pelo menos um deputado federal. Na lista dos indicados estão Jesualdo Pires, prefeito de Ji-Paraná, cujo vice dele é Marcito Pinto (PDT) partido do senador Acir, e Mauro Nazif que será candidato a deputado federal.

Fritura

Confúcio Moura não ficar nem um pouco preocupado com a saída do governo e deixar o vice apoiando outro candidato a governador que não seja o do MDB, pode levar ao entendimentos de que a candidatura de Maurão de Carvalho só interessa o próprio Maurão e assessores.

Maurão precisa resistir

Os mais otimistas perceberam que a chama que acendeu o projeto Maurão de Carvalho ao Governo de Rondônia pelo MDB não ascendeu o que se esperava. Maurão não vai desistir, formando assim o terceiro nome nesta disputa que tem Acir Gurgacz (PDT-RO) e um nome do grupo PSDB e Cassol.

Tsunami à vista

Quem deverá fazer algum estrago é a Lava Jato etapa Rondônia, caso aconteça até abril. Pelo menos uma dúzia de políticos em Rondônia seriam atingidos, inclusive, o próprio senador Ivo Cassol (PP-RO) se esta fase estiver relacionada às hidrelétricas do Madeira na qual Cassol foi revelado nas delações premiadas como sendo o Massaranduba.

Senado ou governo?

Expedito Júnior (PSDB), que até então seria franco candidato ao Senado, está sendo cogitado como plano ‘B’ do grupo que reúne Ivo Cassol para ser lançado a governo de Rondônia. Cassol, no entanto, mesmo condenado no Supremo e por isso, melecado na ficha limpa, deve levar essa história de candidatura ao máximo que puder, para depois fazer pose de coitadinho e tentar transferir votos, coisa que não conseguiu fazer há quatro anos quando perdeu com a mulher dele ao governo, a irmã ao senado, a ex-mulher do pai dele a deputado federal.

Dobradinha

Já o senador Valdir Raupp (MDB) fará dupla com Confúcio Moura para conquistar uma das duas vagas em disputa. O desafio é tornar-se a segunda opção de voto do próprio Confúcio e de outros candidatos.

Definido

Por incrível que pareça, mesmo com todas as movimentações, a única candidatura certa mesmo para acontecer ao governo de Rondônia é a do senador Acir. O PDT está em todos os municípios com diretórios estabelecidos.

Deputados federais

Marcos Rogério (DEM), Mariana Carvalho (PSDB) Expedito Neto (PSD), Nilton Capixaba (PTB) e Marinha Raupp (MDB) são os nomes  cotados para conseguir reeleição junto à Câmara Federal. Também surgem na lista Lindomar Garçon (PRB), Lúcio Mosquini (PMDB) e Luiz Cláudio (PP), Entre os nomes novos despontam Jaqueline Cassol (PR), Mauro Nazif (PSB), Leo Moraes (PTB), Sílvia Cristina (PDT) e um membro da família Donadon. Desses nomes devem surgir os oito eletos. Em razão de permanecer as regras de coligações partidárias e o voto proporcional, a renovação poderá ser de três ou quem sabe quatro deputados. Isso dependerá ainda de como ficarão as coligações somado ao desempenho deles.

Edinho Fidelis

O médico Edinho Fidelis (PP), de Ji-Paraná,  é uma das novidades para a disputa de deputado estadual em Rondônia. De DNA político, filho de Edison Fidelis e Ini Fidelis ex-deputados, é genro do atual vereador Josmar Alves Teixeira que, está no terceiro mandato, consegue personificar a imagem de renovação. Isso tem lhe rendido convites de vários partidos para filiação.

Airton Gurgacz (PDT)

O volume de trabalho que o deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) está apresentado supera todas as expectativas. Além da atuação forte em Ji-Paraná, sua base eleitoral, se tornou um grande parceiro da prefeitura de Ouro Preto do Oeste com ações junto à saúde, bem como atua diretamente junto às associações rurais em várias cidade da região Central de Rondônia. Sua reeleição deverá superar a marca de votos que obteve para se eleger há quatro anos.

Sobe só o jumento

No ano passado o deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) sofreu um acidente de carro à noite ao atropelar um jumento. A caminhonete dele acabou.  Segundo contou a prima de uma cunhada que tem uma tia cuja irmã recebe pombagira em sexta-feira de pemba na rua da Bosta, logo após o acidente, teve uma reunião lá em cima. – Quem é esse Laerte (?), perguntou o emissário de chifre que define na hora do acidente pra que lugar vai os que devem passar dessa pra melhor. Um assessor de aureola e chifre na cabeça respondeu dizendo que esse cara tinha chegado outro dia a Ji-Paraná, conquistou espaço, que de repente virou vice-presidente na Assembleia e que renunciou para virar líder do governo.  Chega (!!!), interrompeu o emissário. – Manda subir só o jumento. hehehe

Hoje Laerte Gomes é cotado para estar entre os cinco deputados de Rondônia mais votados nesta eleição após ter ajudado a conquistar cinco prefeituras.

Situação em que ficou o carro no qual Laerte Gomes dirija quando bateu em um cavalo na pista à noite.
Situação em que ficou o carro no qual Laerte Gomes dirija quando bateu em um cavalo na pista à noite. Sair com vida daí, foi muita sorte.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*