Deputado Lebrão ressalta importância da Caravana da Integração

lebraoO deputado José Lebrão (PTN) fez  pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (10), ressaltando a importância da Caravana da Integração, formada por parlamentares estaduais e federais, empresários e entidades até a Bolívia para estreitar laços comerciais, tornando-se uma nova alternativa de negócios e de comunicação entre os dois países.

Segundo o parlamentar, a caravana contará com 16 deputados estaduais, além de deputados federais, empresários membros da Fiero, Fecomércio, prefeitos da região da BR 429, vereadores, a presença do vice-governador Daniel Pereira (PSB) neste que será um dos maiores projetos de integração Brasil-Bolívia tornando-se um marco para os dois países.

A comitiva sairá de Porto Velho no dia 14, e ressaltou que desde 2011 estão sendo realizadas reuniões entre os dois países através de comissões e que agora, culmina com este encontro e a concretização deste projeto de integração.

Em aparte o deput
ado Laerte Gomes (PEN) parabenizou o deputado Lebrão, pela iniciativa e disse que este projeto pode mudar a história do Estado, devido o intercâmbio comercial e que a região da BR 429 deve sair muito fortalecida.

O deputado Airton Gurgacz (PDT) lembrou da participação em 2013 da comitiva realizada ao país vizinho e salientou que a abertura deste caminho e asfaltamento das rodovias bolivianas irão facilitar o comércio e o trânsito de estudantes, especialmente brasileiros, que se deslocam à Bolívia para estudar.

Lebrão frisou que grande parte deste esforço se deve também ao então vice-governador e hoje deputado Airton Gurgacz, e que naquela oportunidade o reitor da Universidade de Trinidad esteve presente, onde ficou firmada a construção de uma Universidade de Guayaramerin e que hoje já é uma realidade, iniciando a primeira turma binacional em 2016.

Cleiton Roque (PSB) parabenizou a iniciativa desta caravana e reafirmou que há vários empresários, que querem participar da caravana, pois vislumbram um grande potencial com a abertura deste corredor comercial entre os dois países e que beneficiará especialmente o Estado de Rondônia e a região da BR 429.

Lebrão reafirmou a importância deste trabalho construído há anos e que ele se deve não somente ao seu trabalho, mas de vários deputados, do esforço da casa legislativa e do executivo estadual que se empenhou neste projeto.

Aélcio da TV (PP) disse que sabe a importância da abertura deste corredor, especialmente por possuir uma filha que estuda no país vizinho, e que esta estrada possibilitará uma economia de 1.500 quilômetros, que ligará Costa Marques até Trinidad.

Lebrão frisou que com a entrada da Bolívia no Mercosul irá facilitar o reconhecimento dos diplomas dos estudantes que se formam naquele país com maior rapidez, devido os acordos já existentes.

Dr. Neidson (PTdoB) finalizou afirmando que haverá visita do diretor nacional do Dnit nas obras para fiscalizar o término do asfaltamento da BR 429 e BR 425 e que foi uma indicação de sua autoria, juntamente com os deputados Edson Martins (PMDB) e Laerte Gomes (PEN), juntamente com o senador Valdir Raupp (PMDB) e da deputada federal Marinha Raupp (PMDB).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*