Dia Mundial de Combate ao Câncer é tema de Sessão Solene

A Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer aconteceu na manhã desta terça-feira (9) na Câmara Federal. A propositura é da deputada Silvia Cristina (PDT), que é presidente da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer.

Em seu pronunciamento a deputada destacou a importância desta data, as parcerias e os trabalhos que estão sendo realizados. “Hoje é um dia muito importante. Há poucos dias lançamos a Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer e hoje é a nossa segunda mobilização. Ontem foi o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer e escolhemos hoje que é um dia de trabalho desta Casa de Leis para falar deste tema que é tão relevante. Nós temos aqui entidades guerreiras, que fazem a diferença e foram convidadas para participar desta Sessão. Queremos enfatizar um trabalho importante que é a luta com relação à Comissão da Seguridade Social, onde estaremos falando especificamente sobre a luta contra o câncer, mas em especial juntamente com o Dr. Luizinho, presidente do nosso grupo de trabalho, vamos trazer um tema importante que é a revisão da Tabela SUS e como relatora convido todos para unir forças para que no prazo de 180 dias possamos apresentar a mudança de alguns quadros”, destacou em seu pronunciamento.

Silvia Cristina (PDT) disse que de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que também é parceiro desta Casa de Leis, este ano de 2019 uma média de 600 mil novos casos de câncer será diagnosticada e que precisarão de tratamento, que ainda precisa ser aperfeiçoado. “Vamos continuar lutando para cada vez mais melhorar este tratamento”, ressaltou.

A mesa foi composta por Silvia Cristina (PDT); vice-presidente da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer, deputado Dr. Frederico; membro titular da Frente Parlamentar em Prol da Luta Contra o Câncer, deputado André Janones; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Gustavo Fernandes; Presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata; Superintendente de Desenvolvimento Institucional do Hospital Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer; e Diretor do Instituto Oncoguia, Tiago Farina Matos.

“Hoje também realizamos ações que divulgaremos brevemente para enfatizar que toda esta luta e trabalhos realizados nesta Casa de Leis nos trarão trabalhos positivos porque a Saúde é prioridade. Teremos dois requerimentos em caráter de urgência, de minha autoria, para que sejam incluídos medicamentos de câncer na Tabela SUS, que são caros e importantes. Temos, também, um problema sério inclusive encaminhamos um projeto para que caso o SUS não tenha leito suficiente que possa fazer convênio com o setor privado para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível e que o tratamento seja feito de forma correta”, afirmou a deputada, que agradeceu a presença de todos e pediu para unirem força e avançarem nesta luta contra o câncer.

Com informações da Assessoria

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*