Empreendedorismo na capital é tema palestra na Fimca

Mais uma atividade alusiva à Semana Global do Empreendedorismo aconteceu na noite desta quinta-feira (22) no auditório da Fimca, em Porto Velho. A palestra motivacional “O aprendiz – pessoas x desafios” reuniu representantes do Sebrae em Rondônia, professores, acadêmicos e convidados. Dentre os presentes estavam o diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata, o diretor geral da Fimca, Aparício Carvalho e a interlocutora da Semana Global do Empreendedorismo, Ana Carolina.

“A parceria é essencial! São os parceiros que estendem nossos braços até essa gigantesca rede de empreendedores ou de pessoas que pensam em empreender, especialmente as universidades, academias onde a gente tem uma juventude também ávida por conhecer as oportunidades que o mercado oferece e aí, com o preparo e a qualificação técnica, acabam reconhecendo as oportunidades de empreender também. Por isso é essencial a parceria com todo esse ambiente acadêmico”, falou Valdemar Camata.

Para a analista técnica do Sebrae em Rondônia, Ana Carolina, o balanço até aqui é positivo. “Mais de 70 atividades já foram desenvolvidas em todo o estado em instituições de ensino e outras parcerias que obtivemos ao longo do mês de novembro. Isso tudo foi muito proveitoso para nós porque conseguimos levar a mensagem do empreendedorismo jovem para esses parceiros através de palestras, oficinas e muitas outras atividades, sempre com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora para o universo jovem”, disse Ana.

O momento mais esperado dessa atividade na Fimca foi a palestra de Cláudio Forner, administrador de empresa, consultor e autor de cinco livros na área de comercialização internacional. Ele ainda atuou como conselheiro de Roberto Justos no reality show O Aprendiz em duas temporadas (O Sócio e Universitário). “Eu acho que o grande diferencial dessa palestra é ambientar esses alunos, um público jovem, para uma coisa que está despertando há muito tempo: A Semana Global do Empreendedorismo. É importante falar desse tema em um ambiente acadêmico porque eles precisam aprender que iremos conviver em um mundo onde o trabalho vai substituir o emprego e é preciso estar preparado para essa mudança”, explanou Cláudio.

“Essa palestra vem a calhar no meu sonho, pois já sou empresária em outro ramo, e hoje estou cursando estética e cosmética na Fimca porque sou apaixonada por essa área e até o final do ano quero abrir meu próprio negócio. Então, quando fiquei sabendo dessa palestra não tive dúvida e me inscrevi. Vi que está lotado e não poderia ser diferente, temos muito o que aprender e vai servir para me ajudar com o meu novo negócio. Sei que vou precisar do auxílio indispensável do Sebrae”, explica Naftali Ribeiro, acadêmico do 2º período de estética e cosmética da Fimca.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.