Erro na estratégia quebra Expedito ao meio – uma pena

Por Roberto Gutierrez – Assisti ao programa do PSDB para governo de Rondônia. Melhorou muito em relação aos anteriores. O programa dedicado exclusivamente a Porto Velho tem como principal objetivo: ganhar as eleições. Isso porque Porto Velho tem a maior audiência do horário eleitoral na TV. Hoje, 65% da população de Rondônia estão plugadas nas informações de rede nacional. (Venho escrevendo isso há muito tempo) Rondônia mesmo só pela internet ou pela rádio. Logo, colocar as mazelas do porto-velhense vítimas do pós usinas, pós enchente e baixo estima, é um prato feito para promessas. Isso e muito perigoso, pois até Expedito sabe que não conseguirá cumprir tudo o que está prometendo para Porto Velho, e caso vença, coitado, vai se tornar outro Mauro Nazif.

expconf
Expedito Júnior e Confúcio Moura Candidatos ao governo de Rondônia

Outro vacilo grave de estratégia foi uma das propostas para a saúde que ouvi no plano do Expedito: Criar um sistema para facilitar o atendimento às consultas. Trocando em miúdos, vai organizar a fila de espera, apenas isso.

Mas, na minha opinião, as duas maiores dificuldades de Expedito são: conseguir destruir a imagem de Confúcio Moura, e tirar da própria áurea o adjetivo mentiroso pinchado pelos adversários.

O marqueteiro anterior do Expedito e o novo que o Aécio mandou vão enxugar gelo – não há como acrescentar algo contra Confúcio. Tudo o que poderia ser feito, já foi nos últimos três anos e meio. Aliás, a incompetência do governo de não conseguir comunicar e mostrar o que fez, deixou a imagem do Confúcio comparada a de um banana. Mas algo que eu havia escrito há seis meses, aconteceu: quando o programa eleitoral começou a mostrar os feitos do governo, a população percebeu que obra X, obras Y e assim por diante, não eram de vereador, prefeito ou presidente de bairro, tamanha era a desinformação do povo, mas, do Governo do Estado.  Assim, a imagem de um governo acomodado etc… mudou para um governo altamente eficiente.

Só que Expedito e os cérebros que estão assessorando ele, inclusive, o Marqueteiros, não perceberam isso. Ao invés de dizer que ‘poderia fazer melhor e mostrando o porquê’, simplesmente botaram o coitado do Expedito pra ficar falando que ele é renovação. Que renovação? Se ele muito antes de ficar carregando pastinha junto com o Cassol já fazia parte da vida pública de Rondônia. Será que esses caras contratados a peso de ouro não conseguiram ver que seria possível dar a Expedito a Imagem de um Homem Experiente. Afinal, já é um cinquentão – desde a década de 80 como deputado federal. Mas, não. Passaram tanta massa corrida no coitado para deixa-lo com cara de garotão, sendo que tudo o que ele fala perde sentido de forma e conteúdo.

Já, Confúcio, passa segurança, equilíbrio. Conseguiram manter isso na imagem dele.

Outro detalhe interessante é o de combater Confúcio com argumentação de que o governador mente sobre o que diz e mostra no programa.  Ora bolas. Será que eu tenho que ensinar para esse povo que combate de mentiras só coloca parafuso na cabeça do eleitor, provoca guerra entre cabos eleitorais, mas não soma voto? Confrontar mentiras é uma arte. Não é pra qualquer um.

Tentar passar a imagem de Experiente para Expedito em cima da hora. Dizer que ele pode fazer mais e muito muito melhor, sensibilizar, apelar para o bom senso, fazer com que o eleitor entenda que Rondônia tem jeito e que Expedito é uma decisão inteligente, agora é tarde.  O jeito mesmo é tentar pescar parte do eleitorado da Capital e ver se cola. Aliás, é bom lembrar que, apesar dos pesares, Porto Velho tem Prefeito e a próxima campanha na Capital é daqui a dois anos.

Quando quiserem algo bem feito, entrem em contato comigo. Pode até não ganhar, mas não será por falta de uma estratégia viável.

Roberto Gutierrez é jornalista e participa de campanha política desde 1974.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*