Falando mais que papagaio, tucanos chegam ao segundo turno de bico aberto

Texto de Benê Barbosa – Depois de primeiro turno que não causou entusiasmo algum entre os eleitores, Confúcio Moura, governador e candidato a reeleição pelo PMDB, enfrenta o senador cassado Expedito Júnior, do PSDB, num segundo turno que tem tudo para gerar saudáveis debates entre o eleitorado.

No primeiro tempo Confúcio conseguiu 35.86% dos votos e Expedito se classificou com 35.42% e ainda que isso seja considerado empate técnico, não podemos esquecer que basta um voto de diferença pra definir o vencedor.

O tucano volta com as asas chamuscadas e um tantinho do bico aberto, judiado pelo deletério efeito do “já ganhou” arrogante e desrespeitoso que muitos dos seus colaboradores diretos, de cabo até general eleitoral, fazem questão de alardear um ano, ano e meio antes da campanha começar.

Falando mais que o papagaio da Ana Maria Braga, numa algazarra de araras, os tucanos entraram na campanha garantindo que encaçapariam Confúcio e todo o resto no primeiro turno, sem dificuldade. Faltou pouco para pedirem dispensa de votação, indo direto pra diplomação e posse.

Embora não seja esse o comportamento pessoal de Expedito, o “já ganhou” não é fator decisivo nas eleições, mas dá prejuízo porque é desrespeitoso tanto para o eleitor adversário quanto aos demais candidatos.

Para o eleitor indeciso demonstra uma prepotência, uma arrogância que é justamente o que poderia estar faltando para o cidadão resolver logo em quem votar.

O “já ganhou” é, para os tucanos, o mesmo que o grito de guerra da torcida corintiana. Diferente do que acontece no futebol, barulho e provocação só ajuda o adversário, mas tradição é tradição.

O caso é que nessa toada, Expedito Junior vai pro segundo turno desmoralizado, atrás de quem tencionava deixar na poeira. Piora mais a revoada dos bicudos a forte esquadra parlamentar eleita e aliada da candidatura peemedebista.

Do outro lado o que se encontra é a calma tibetana de Confúcio Moura. Nem dele ou de seus colaboradores se percebe empáfia. Não fosse essa discrição toda, teria divulgado estrepitosamente suas importantes realizações no Governo, o que, sem dúvida, ajudaria a reduzir o alarido dos tucanos.

Na verdade é barulho dispensável porque o trabalho hercúleo de Confúcio está tão visível aos olhos dos rondonienses que nem precisa propaganda

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*