Fatos que marcaram a sessão da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

Moção de Aplauso

O secretário estadual de Agricultura, Evandro Padovani foi homenageado com uma Moção de Aplauso. A autoria do título foi do presidente da CMJP, Nilton Cezar Rios (PSB).  Em discurso na tribuna da Câmara, Evandro Padovani agradeceu a homenagem e afirmou que ficará “eternamente” agradecido pelo reconhecimento. Padovani dividiu a homenagem com todos os servidores da Seagri. Ele também voltou a fazer referência à Rondônia Rural Show de 2017. Segundo o secretário, no próximo ano, deverá aumentar a participação nacional e internacional na feira que é realizada anualmente no município.

Reconhecimento a Evandro Padovani

Nilton Cezar Rios (PSB) justificou a Moção de Aplauso ao secretário Evandro Padovani como um ato de reconhecimento pela realização da Rondônia Rural Show e da repercussão da feira para o município, região e o Brasil. Durante seu pronunciamento, o presidente da Câmara solicitou ao titular da Seagri que inclua no material de divulgação da feira a expressão “Ji-Paraná, Capital do Agronegócio”. Pedido foi aceito pelo secretário.

Bianco

Nilton Cezar Rios (PSB) propôs Moção de Aplauso expressando homenagem e reconhecimento ao ex-prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco pelo grande trabalho prestado aos munícipes durante a sua Legislatura. A proposta foi aprovada pelos vereadores.

Moção

Outra Moção proposta pelo presidente da Câmara foi expressando homenagem e reconhecimento a todos os vereadores desta Casa de Leis, prefeito e vice-prefeito de Ji-Paraná pelo grande trabalho prestado no município. A proposta, também, foi aprovada pelos vereadores.

Leilão Direito de Viver

O presidente da Associação Rural de Rondônia (ARR), Sérgio Ferreira também parabenizou o secretário Evandro Padovani por sua atuação em prol do fortalecimento do agronegócio rondoniense. Sergio Ferreira usou a tribuna da CMJP para convidar vereadores e comunidade ji-paranaense para 8º Leilão Direito de Viver, que será realizado no próximo sábado (3), a partir das 12 horas, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. O valor arrecadado no leilão será revertido ao Hospital do Câncer de Barretos (HCB).

Escolas

De autoria da vereadora Márcia Regina (PSB) foi concedida pela CMJP Moção de Aplauso a diretores e representantes de escolas municipais e estaduais que obtiveram resultados alcançados ou superados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Receberam a homenagem da CMJP: a Escola Estadual 13 de Maio, Escola Municipal Irineu Dresch, Escola Municipal Ruth Rocha, Escola Estadual Beatriz Ferreira da Silva, Escola Estadual Cora Coralina, Escola Municipal Parque dos Pioneiros, Escola Estadual São Pedro, Escola Estadual Silvio Michelluzzi, Escola Estadual Tancredo Neves, Escola Estadual Carmen Rocha, Escola Municipal Jandinei Cella.

Audiências Públicas

Márcia Regina (PSB) agradeceu a participação da comunidade nas audiências públicas que trataram da exploração sexual de crianças e adolescentes e para estudo e implantação de ciclovias na rodovia BR-364 e nas vias públicas do município.

Campanha

A vereadora também convidou a população para participar do lançamento, na próxima sexta-feira (2), da campanha “Faça Diferença – Dê Oportunidade, Ninguém Nasce Infrator”, no plenário da CMJP, às 9 horas, proposta pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB).

Benefícios

Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo patrolamento e cascalhamento da rua Padre Ângelo Cerri, entre avenida Transcontinental e rua JK, na Casa Preta; Contratação de pediatras para as Unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná; Recapeamento da malha asfáltica e sinalização da Antônio Meronho, início da BR 364 até a rua Anísio Moreira, no bairro São Bernardo.

Jornalista

Expressando homenagem e reconhecimento ao jornalista do Jornal Correio Popular, Jairo Ardull, vencedor do Grande Prêmio MP/RO de Jornalismo, Edilson Vieira (PMDB) propôs Moção de Aplauso. A homenagem foi aprovada pelos vereadores.

Manutenção da UTI

O vereador Edilson Vieira (PMDB) reivindicou ao secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, a continuidade do convênio entre o governo de Rondônia com o Hospital Cândido Rondon de Ji-Paraná para prestação do serviço de UTI. De acordo com o vereador, a manutenção do convênio vai garantir a vida de centenas de pacientes ji-paranaenses.

Melhorias

Affonso Cândido (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando a construção de redutor de velocidade na rua Teresina, entre as ruas Idelfonso Raimundo da Silva (T-3) e Missionário Gunnar Vingren (T-4), no bairro Nova Brasília, na frente da Clínica Saúde Popular; Pintura da faixa de pedestres que fica na frente da Escola Estadual Gonçalves Dias, na avenida Monte Castelo, no bairro Jardim dos Migrantes.; e Troca dos espaços reservados exclusivamente às motos para veículos no estacionamento na frente da Galeria Equilíbrio, Centro, próximo a Casa do Papai Noel.

Caminhada e Leilão

A vereadora Silvia Cristina (PDT) agradeceu a participação da população na 5ª Caminhada Passos que Salvam e convidou a sociedade de Ji-Paraná para prestigiar o 8º Leilão Direito de Viver, que será realizado no próximo sábado (3), a partir das 12 horas, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. Segundo a vereadora, Rondônia é o estado que mais arrecada em favor do Hospital do Câncer de Barretos.

Despedida da CMJP

Em seu último pronunciamento na CMJP, em função de ter compromissos partidários fora do município nas próximas semanas, o vereador Anderson Prudente (PSD) se despediu da Câmara de Ji-Paraná com um discurso emocionado em que lembrou sua atuação nos quatros anos de mandato. Anderson Prudente recebeu o reconhecimento e agradecimento, e aparte, dos vereadores Nilton Cezar Rios (PSB), Lincoln Astrê (PP), Affonso Cândido (DEM) e Silvia Cristina (PDT).

Iluminação

Ida Fernandes (PV) teve aprovado o requerimento pedindo iluminação pública na rua Castro Alves no bairro Jardim Presidencial, nos fundos do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Antônia.

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n°3558/2016 (2662 de origem), que “Dispõe sobre as adequações das Metas Fiscais da LDO – 2016, alterando anexos da Lei Municipal n°2844, de 07 de julho de 2015, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n° 3560/2016 (2664 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n.2954, de 14 de junho de 2016, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n°3561/2016 (2665 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a doar área de sua propriedade ao Governo do Estado de Rondônia, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n° 3566/2016 (2670 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá outras providências”

– Projeto de Lei n°3568/2016 (2669 de origem), que “Dispõe sobre as alterações na Lei Municipal n° 2924, de 23 de março de 2016, de gratificação de produtividade, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n°3557/2016, que “Dispõe sobre a doação de bens móveis pertencentes ao patrimônio da Câmara Municipal de Ji-Paraná”.

– Projeto de Resolução n°213/2016, que “Autoriza o Poder Legislativo Municipal a proceder à baixa de material inservível e imprestável”.

– Projeto de resolução n° 215/2016, que “Dispõe sobre a regulamentação do Portal da Transparência no âmbito da Câmara Municipal de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

– Projeto de Decreto Legislativo n° 216/2016, que “Dispõe sobre o acesso à informação prevista nos artigos 5°, XXXIII, 216 §2°, da Constituição Federal e na Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011”.

PROJETO APROVADO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

– Projeto de Lei n° 3535/2016 (2646 de origem), que “Estima a receita e fixa a despesa do Município de Ji-Paraná para o exercício financeiro de 2017”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*