Fatos que marcaram a Sessão dos Vereadores de Ji-Paraná

Sessão

A 9ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (18), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Saúde da Mulher

Representando o Conselho Municipal de Saúde, a conselheira Jussara Barcelos convidou todos para participar nos próximos dias 27 e 28 da 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher, com o tema “Os desafios para integralidade com equidade na saúde da mulher”, que será realizada no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Ji-Paraná em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

 

Projeto

Joaquim Teixeira (PMDB) comentou na tribuna sobre a votação, em primeira discussão, do Projeto n°3610, de sua autoria, que dispõe sobre o limite para emissão sonora nas atividades em templos religiosos. “A finalidade é garantir o que está exposto no art. 5° inciso VI, da Constituição Federal, que garante o livre exercício dos cultos religiosos, visto que a entidade religiosa tem uma grande importância para a comunidade, como os projetos sociais e reabilitação de pessoas com conflito com a lei”, informou.

 

Passarelas

O vereador falou também sobre a implantação de passarelas na BR-364.“Atendendo a minha reivindicação, o DNIT anunciou recentemente que iniciará as construções das passarelas na BR-364”, informou o vereador, ressaltando que continuará cobrando até obter mais este benefício para a população. 

 

Requerimentos

Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado os requerimentos pedindo patrolamento e cascalhamento das ruas Das Flores, entre as ruas Presidente Geisel e José Odilon Rios (antiga Rua Presidente Alfonsin), no bairro Santiago; Placa de advertência Animais na Pista na RO-135 – Distrito de Nova Londrina; Reforma da Praça do Cedel no Bairro BNH; e Oftalmologista para o Município de Ji-Paraná.

 

Rita Rios

Edivaldo Gomes (PSB) disse que esteve ontem na rua Rita Rios e que protocolou requerimento na Secretaria Municipal de Obras pedindo melhorias.O vereador informou que atendendo ao pedido dele o secretário municipal de Obras, Milton Félix disse que a partir de hoje iniciariam a recuperação do local.

 

 

Setor Chacareiro

O vereador ressaltou que em reunião com o deputado federal, Luiz Cláudio recebeu a garantia de R$ 250 mil para a regularização do Setor Chacareiro Novo Ji-Paraná, que ele busca desde 2013.

 

Audiência Pública

Silvia Cristina (PDT) convidou todos para na próxima quinta-feira (20), às 19 horas, participar da Audiência Pública para tratar de assuntos sobre as condições do bairro Jardim São Cristóvão, no plenário da Câmara. O requerimento é de autoria dela e do vereador Marcelo Lemos (PSD).

 

Carreta HCB

A vereadora disse que a Unidade Móvel de Prevenção (carreta) da Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos (HCB) está em Ji-Paraná até a próxima quinta-feira (20) realizando exames de mamografia em mulheres entre 40 e 69 anos, na UBS L1-Maringá, no 2º distrito.” A carreta, que pertence ao pólo de Ji-Paraná, é equipada com mamógrafo digital e tem como objetivo sensibilizar as pessoas da importância de fazer a mamografia para conseguir o diagnóstico precoce do câncer de mama”, informou.

 

Agendamento

Para fazer o agendamento, segundo Silvia Cristina (PDT), a mulher deverá ter entre 40 e 69 anos e apresentar fotocópia (legível) da Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência, no Instituto de Prevenção ao Câncer de Mama, Casa Rosa, localizada na rua Engenheiro Manfredo Barata, n°261, no bairro Jardim Aurélio Bernardi. O exame é gratuito. 

 

Casa Rosa

A vereadora disse que provavelmente em junho a Casa Rosa será transferida para um novo prédio, que está sendo reformado na rua Manoel Franco, entre T-3 e T-4, onde serão realizados os agendamentos, ultrassom da mama e biópsia.

 

Duplicação da BR

Silvia Cristina (PDT) convidou todos para participar de uma audiência pública para tratar sobre a Duplicação da BR-364, propositura do senador Acir Gurgacz, no próximo dia 28, em Porto Velho.

 

Benefícios

A vereadora teve aprovado os requerimentos pedindo a pavimentação da Rua Rio Mamoré, entre ruas Hermínio Victorelli e Menezes Filho, no Bairro Dom Bosco; Instalação de faixa de pedestre e quebra-molas na Rua Cambé, entre ruas Ipê (T-17) e Angelim (T-18); Reparação salarial para Veterinários e Zootecnistas de acordo com os vencimentos dos Engenheiros da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná; e Realização do teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho, nas Unidades Básicas de Saúde.

 

Cuidadores

O vereador Lorenil Gomes (PTB) agradeceu o secretário adjunto de Estado da Educação, Márcio Félix e a coordenadora de ensino, Rosângela Maru por atenderem seu pedido e disponibilizarem cuidadores de crianças com necessidades especiais para as escolas estaduais Marcos Bispo e Janete Clair.

 

Nova Londrina

Lorenil Gomes (PTB) disse que na próxima segunda-feira (24), atendendo aos pedidos dele, o deputado estadual Laerte Gomes entregará uma ambulância e academia da saúde para o Distrito Nova Londrina. O vereador agradeceu Laerte Gomes.

                        

PM, Concurso e Colégio Militar

O vereador Jhony Paixão (PRB) parabenizou na tribuna a Polícia Militar pela Operação Páscoa, pediu agilidade do governo do estado na contratação dos aprovados no concurso da Polícia Militar e disse que nesta semana tratará em Porto Velho sobre a implantação do Colégio Militar em Ji-Paraná.

 

Patrolamento, Limpeza e Acostamento

Jhony Paixão (PRB) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento das Ruas Betim, entre as ruas Doutor Osvaldo e Raimundo José da Silva (Antiga Rua Amazonas), no bairro Primavera; Brasiléia, entre as ruas Carlos Luiz (T-03) e Nereu Ramos (T-04), no Bairro Riachuelo; Padre Silvio Micheluzzi, entre as ruas Goiânia e a São Paulo, no Bairro Nova Brasília; Mutirão de limpeza no Bairro Primavera; e Colocação de acostamento no cruzamento da RO 135, com o Anel Viário, no sentido da Gleba G para Ji-Paraná;

 

Convênio

Edilson Vieira (PMDB) falou na tribuna sobre o Projeto de Lei n°3611 (2699 de origem), aprovado em votação única nesta terça-feira, que autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio para repasse de recursos financeiros, no montante de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) mensais, destinados ao Centro de Apoio Integral a Família (CAIF).

 

Caif

 “O Caif é uma instituição que tem como objetivo promover melhorias para oferecer um atendimento digno e de qualidade em prol da vida dos menores assistidos, priorizando a permanência dos internos dentro do estabelecimento, uma vez que os adolescentes exigem atenção especial”, informou o vereador.

 

Limpeza, Patrolamento e Pavimentação

Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos solicitando limpeza e manutenção do Igarapé 2 de Abril; manutenção de bloqueteamento das Ruas Dom Bosco, trecho entre Avenida 06 de Maio e Rua Porto Velho, no Bairro Dom Bosco; Patrolamento e cascalhamento da Rua Jasmim, entre ruas Piaui e Castelo Branco, no Bairro Santiago; e recuperação da pavimentação asfáltica da Rua Padre Adolfo Rohl, entre as avenidas 22 de Novembro e 06 de Maio, no Bairro Casa Preta.

 

Ônibus

O vereador Clodoaldo Cardoso (PR) parabenizou o deputado Luís Cláudio que atendeu o seu pedido e disponibilizou recursos para a compra de um ônibus para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

 

Kits Esportivos

Isaias Arnica (PSB) falou na tribuna sobre a entrega de kits esportivos para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, que foi feita na segunda-feira (17) pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visando incentivar a prática esportiva.

 

Parque São Pedro

Ademilson Procópio (PTB) agradeceu na tribuna o secretário municipal de Obras, Milton Félix por atender as suas reivindicações e disse que ontem ele, o secretário e os vereadores Edilson Vieira (PMDB), Obadias Ferreira (DEM) e Edivaldo Gomes (PSB) visitaram o bairro Parque São Pedro buscando melhorias para o local e principalmente para a praça do redondo.

 

Novo Horizonte

O vereador informou que recentemente esteve com a secretária de Regularização Fundiária, Solange Pereira para tratar sobre a regularização do bairro Novo Horizonte.

 

Agendamento Telefônico

Obadias Ferreira (DEM) comentou na tribuna sobre o Projeto de Lei n°3613, de sua autoria e que foi lido na Sessão desta terça-feira, que “Dispõe sobre a oferta de serviço de agendamento telefônico de consultas pelas unidades de saúde públicas municipais da cidade de Ji-Paraná para idosos e pessoas com deficiências locomotoras”.

 

Primavera, Alto Alegre e Dom Bosco

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos pedindo a recuperação das ruas dos Profetas no Bairro Primavera;e  Rio Grande do Sul no Bairro Boa Esperança; Patrolamento e cascalhamento das ruas Amapá, entre ruas Manoel Pinheiro Machado (T-26) e Argemiro Luiz Fontoura no Bairro Alto Alegre; Diadema no Bairro Alto Alegre; Rio Tapajós, entre ruas Mato Grosso e Porto Velho, no Bairro Dom Bosco; entre outros

 

Vacinação e Recuperação

O presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando a ampliação da campanha contra a gripe aos servidores públicos municipais; Patrolamento e cascalhamento da Rua Vicente Sabará Cavalcante, entre Br 364 e a Rua Tenente Antônio João;e Recuperação com operação tapa buracos ou recapeamento asfáltico na Rua Ipê (T-17), esquina com Avenida Aracaju no Bairro Nova Brasília.

 

Ponte, Feira e Esgoto

A vereadora Claudia de Jesus (PT) teve aprovado os requerimentos pedindo a recuperação da ponte na Linha 08, Itapirema, próximo a Igreja Assembleia de Deus; Inclusão no calendário municipal de Ji-Paraná da III Feira de Agroecologia e Sociobiodiversidade, junto as secretarias Semagri, Semed, Fundação Cultural, Semeia, Semosp, Semetur e demais secretarias; Providências quanto ao vazamento dos esgotos a céu abeto na Rua Guarulhos, entre as Ruas Cedro (T-23) e Joaquim Francisco de Oliveira (T-24), em frente ao portão principal da Escola Municipal Adão Valdir Lamota, entre outros.

 

Melhorias

Du Galdino (PSDB) teve aprovado os requerimentos solicitando as recuperações e manutenções das ruas São João, entre as Ruas 22 de Novembro e Almirante Barroso, no Bairro Casa Preta; São Manoel, entre as ruas Jamil Pontes e Rio Branco, no Bairro Jardim dos Migrantes; São Cristóvão, entre as ruas Monte Castelo e Jamil Pontes, no Bairro Jardim dos Migrantes; Rio Negro e Castro Alves, entre as ruas Jamil Pontes e Rio Branco, no Bairro Jardim dos Migrantes, entre outros.

 

Redutor

A vereadora Ida Fernandes (PV) teve aprovado o requerimento pedindo redutor de velocidade (lombada) na Rua Mogno, entre as ruas Sena Madureira e Brasiléia, no Bairro Mário Andreazza.

 

Requerimentos I

Welinton Fonseca – Negão filho do Isaú (PR) teve aprovado os requerimentos solicitando patrolamento e cascalhamento das ruas Café Filho, entre Xapuri e Tarauacá, no Bairro São Pedro; José Geraldo com Jamil Vilas Boas; Recuperação da malha asfáltica das ruas Teresina, entre as ruas Aurélio Bernardi e Rua Castelo Branco; Caucheiro, entre Avenida Brasil e Rua Aracajú; Plantão Farmácia Básica; Patrolamento das ruas Porto Alegre, entre as ruas José Bezerra e Triângulo Mineiro; e Arapongas, entre as ruas Mário Andreazza e Cedro, no Bairro JK.

 PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n°3611/2017 (2699 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio para repasse de recursos financeiro destinados ao Centro de Apoio Integral a Família, e dá outras providências”.

PROJETOS APROVADOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

– Projeto de Lei nº 3609/2017 (2698 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, no montante de R$ 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais), visando subsidiar as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social.

– Projeto de Lei n° 3612/2017 (2700 de origem), que “Institui normas de contratação de Parceria Público-Privada (PPP) no Município de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n°3610/2017, que “Dispõe sobre o limite para emissão sonora nas atividades em templos religiosos”. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*