Implantado primeiro marca-passo definitivo no interior de Rondônia

A cirurgia durou duas horas e meia e foi usada anestesia local; a paciente ficou acordada durante todo o procedimento cirúrgico.

Roberto Gutierrez –  Uma mulher de 86 entra para a história da cardiologia de Rondônia ao ser a primeira paciente no interior do Estado a receber o implante de um marca-passo definitivo. A cirurgia inédita foi realizada no último domingo (20/03) em Ji-Paraná no Hospital Cândido Rondon (HCR) por intermédio do Incor/RO que passa a funcionar dentro do hospital. A paciente passa bem e o procedimento foi um sucesso.

Carlos Duarte, César Augusto, Éder Voltolini e o enfermeiro Reginaldo Almeida comemoram o sucesso da cirurgia inédita.
Carlos Duarte, César Augusto, Éder Voltolini e o enfermeiro Reginaldo Almeida comemoram o sucesso da cirurgia inédita.

Participaram da cirurgia o cardiologista hemodinamicista Éder Voltolini; o cardiologista arritmologista clínico César Augusto, além do arritmologista e eletrofisiologista da Beneficência Portuguesa, Carlos Duarte.

A personagem do implante bem-sucedido tinha um histórico cardíaco complicado demais. Há um ano ela sofreu um infarto gravíssimo, tratou das artérias, seis meses depois teve um Acidente Vascular Cerebral isquêmico, superou tudo isso sem ficar com sequelas. Há uma semana ela estava em Porto Velho para instalar um marca-passo definitivo. A irregularidade no batimento do coração se agravou e não foi possível realizar esse procedimento na capital. A família acabou levando de volta para Ji-Paraná. A mulher corria risco de morte. O estado era preocupante. A solução estava no implante de um marca-passo definitivo, procedimento que nunca tinha sido feito no interior de Rondônia.

Detalhe: a paciente tem plano de saúde da Unimed ‘Nacional’ e poderia escolher qualquer grande centro para a cirurgia, inclusive, com UTI aérea à disposição. A família preferiu fazer o procedimento em Ji-Paraná com o médico de confiança.

marca-passo definitivoA cirurgia durou duas horas e meia e foi usada anestesia local. A paciente ficou acordada  durante todo o procedimento cirúrgico.  O marca-passo ficou sob a pele e os eletrodos que emitem a descarga elétrica, para manter o coração com batimento regular, foram introduzidos por uma artéria até serem fixados no ventrículo direito e o átrio direito.

Segundo Eder Voltolini, o procedimento é um marco para a história da cardiologia de Rondônia. “Na maioria das vezes, pacientes com problema igual, têm que ser levados às pressas para outros estados”, comentou o cardiologista, ao dizer que esse fato é realmente uma vitória.

Isso está sendo possível graças ao investimento de pelo menos R$ 5 milhões na implantação do Incor/RO junto ao HCR.  Entre os equipamentos de última geração, esta a Inova 520 GE, que possibilitará a realização de todos os procedimentos de aneurismas, infartos do miocárdio e implantes de próteses por cateterismo. Tratamento de alta complexidade. A inauguração do Incor dentro do HCR está prevista para o próximo mês.

A Innova 520 GE é a única do gênero na região Norte do Brasil.
A Innova 520 GE é a única do gênero na região Norte do Brasil.

7 Comentários

  1. E com grande alegria e emoção que vejo esta reportaram tão iluminada por Deus. Dr. Eder Voltolini oro por você sempre, meu grande médico. Que eu tenho muito amor e gratidão. .hoje sou uma nova mulher, depois que comecei tratamento caridio com ele. Moro nos Estados Unidos e vou ao Brasil para novas revisoes com ele , fico muito feliz pelo susceso , você Dr.Eder veio a Jiparana RO.Brasil enviado por Deus és um grande medico coopetente, grande abraço.Marluce David

  2. Parabéns a toda a equipe que participou deste procedimento e a nós que somos de Rondonia nos sentimos muitos orgulhosos. Eu também fiz uma cirurgia bastante grave de Aneurisma neste hospital com o Dr. Edilton e graças a Deus correu tudo bem já vai completar 3 anos e estou bem sem nenhuma sequela. Ji- Paraná conta com equipes de médicos muito competente. Que Deus os ilumine cada dia mais seus caminhos nesta profissão e parabéns aos familiares desta vozinha e que Deus conceda sua recuperação.

  3. Boa tarde Parabens aos proficionais cardiologistas, conheço muito essa senhora que colocou marca passo, Deus que abençoe muitos vcs e outras quantas forem fazer Deus esteje com eles, familia contente.

  4. não poderia estar em mãos melhores dr EDER é um grande médico sem falar no seu lado humano que DEUS o conserve assim

  5. Parabéns Equipe do INCOR-Rondonia e HCR. Parabéns aos Drs Eder, César e Carlos que viabilizaram essa grande conquista para a nossa cidade! A cardiologia do interior de RO mostrando a sua força!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*