Informativo da Câmara do Vereadores de Ji-Paraná

Sessão

A 3ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (7), foi presidida pelo presidente da Câmara, Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas. A Sessão contou com a presença dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fetagro, que são contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287 – Reforma da Previdência.

 

Sessão Solene

A Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher acontecerá nesta quarta-feira (8), às 19 horas no plenário da Câmara Municipal de Ji-Paraná. O requerimento é de autoria das vereadoras Silvia Cristina (PDT), Ida Fernandes (PV), Claudia de Jesus (PT), que convidam todos para participar da Sessão.

 

Dia Internacional da Mulher

“A figura da mulher passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista e vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, econômicas e políticas. A mulher, em muitos perfis familiares, acumula tanto as funções trabalhistas quanto as domésticas, as maternas, ficando, muitas vezes, responsável pela família. No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que lembra as grandes conquistas das mulheres e o Poder Público não pode ignorar tal fato, por isso prestaremos está merecida homenagem”, afirmaram as vereadoras. Todos os vereadores parabenizaram antecipadamente as mulheres.

 

Coocamarji

Edivaldo Gomes (PSB) disse na tribuna que recebeu no gabinete dele o presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), da qual ele já tem um trabalho prestado, e a causa desta vez é em relação ao chamado rejeito, que é o material que é levado ao Centro e após a seleção do lixo reciclável o restante é descartado, sendo que atualmente este não tem destino final.

 

Coocamarji I

“Em mão de obra e em gastos, os catadores estão tendo um gasto mensal de 10 mil reais, que inviabiliza a atividade seletiva do lixo no município. O pedido deles é que ou o município assuma o destino final do lixo não aproveitável ou que se faça um convênio para pagar este trabalho dos catadores. Nós vamos encaminhar ao Poder Executivo uma proposta de convênio, que gire entre 8 e 10 mil reais, pra que os catadores possam continuar este trabalho de maneira remunerada”, disse.

 

Bosque dos Ipês

O vereador Du Galdino (PSDB) comentou sobre a visita que fez no Bosque dos Ipês I e II e disse que é lamentável ver o esgoto a céu aberto, que propicia o desenvolvimento de doenças. O vereador disse que está lutando para resolver o problema.

 

Santiago e Dom Bosco

Du Galdino (PSDB) teve aprovado os requerimentos solicitando desobstrução de bueiro na rua Avenca entre as ruas Presidente Médici e Presidente Carter no bairro Santiago; Implantação de iluminação pública na rua Capitão Silvio, esquina com a rua Rio Jaru no bairro Dom Bosco; Implantação de redutores de velocidade na rua Jasmim, entre as ruas Presidente Médici e Mato Grosso e entre Presidente Carter e Presidente Médici; Limpeza do lixo na rua Gardênia, entre as ruas Presidente Médici e Presidente Carter no bairro Santiago; e Que seja enviado pedido a Anatel para que notifique as empresas prestadoras de serviço de telefonia móvel para implantação de torre no bairro Santiago.

 

Estudos Técnicos

O vereador Lorenil Gomes (PTB) comentou na tribuna sobre os seus requerimentos aprovados pedindo que a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) faça estudos técnicos para que sejam designadas vias de mão dupla na avenida Das Seringueiras (T-14) e na rua Maracatiara (T-20), e para que seja implantada uma rotatória na T-14, no cruzamento com a avenida Edson Lima do Nascimento (94).

 

Primavera e Rede de Energia

Lorenil Gomes (PTB) teve aprovado os requerimentos pedindo pavimentações em blocos nas ruas Progresso, entre avenida Raimundo José da Silva e rua Xapuri, no bairro Primavera; e Plácido de Castro, entre avenida Raimundo José da Silva e dos Profetas no bairro Primavera; Extensão das redes de energia na rua Rio Tocantins no bairro Dom Bosco e no Loteamento Geraldo Alvim no bairro Santiago.

 

Educação

Jhony Paixão (PRB) chamou a atenção para uma determinada escola estadual que tem uma cartilha do 8° ano que tem pontos que são incompatíveis com a faixa etária. O vereador disse que foi procurado pelos pais, que também pediram ajuda para o vereador Clodoaldo Cardoso (PR).

 

Melhorias

O vereador teve aprovado os requerimentos solicitando o bloqueteamento a rua Antônio Vicente Capelasso, no bairro Capelasso; Construção de um espaço para lazer com quadra de areia, campo com grama, parque infantil e pista de caminhar, no bairro Parque dos Pioneiros; Construção de bueiro e pavimentação da rua Fortuna no bairro Habitar Brasil; e Instalação de tubo Armco ligando a rua Manoel Vieira dos Santos (T-10) no bairro São Francisco e rua Boa Vista (K-0) no bairro Val Paraíso.

 

Moção de Aplauso

Jhony Paixão (PRB) propôs Moção de Aplauso expressando homenagem e reconhecimento ao professor da Escola Coronel Jorge Teixeira de Oliveira em Nova Londrina, Geremias Dourado da Cunha por educar e formar novos cidadãos. A propositura foi aprovada pelos vereadores.

 

Mulheres

A vereadora Silvia Cristina (PDT) falou sobre a importância do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, que é um marco de grandes lutas das mulheres.

 

Banco de Leite e UTI

Silvia Cristina (PDT) disse que ontem em conversa com o senador Acir Gurgacz (PDT) ele garantiu que Ji-Paraná será a primeira cidade do interior que terá, a pedido da vereadora, um Banco de Leite Materno. Ela agradeceu o senador por atender mais este pedido e informou que solicitou, em 2015, 10 leitos de UTI para o município e que Acir Gurgcz também atendeu e o projeto está em andamento.

 

Adutora

A vereadora comentou sobre o seu requerimento aprovado pedindo a retomada da instalação da tubulação da nova adutora, que conduzirá água do primeiro para o segundo distrito de Ji-Paraná. “As obras iniciaram no dia 4 de novembro de 2016 e tinha como previsão o término em 40 dias. Posteriormente o prazo ficou para o final de fevereiro deste ano e atualmente a obra está parada”, informou.

 

Benefícios

Silvia Cristina (PDT) teve aprovado os requerimentos solicitando Casa da Acolhida para pessoas que vivem em situação de rua em Ji-Paraná; Ônibus gratuitamente para transporte dos pacientes com câncer e seu acompanhante, residentes em Ji-Paraná, que fazem tratamento em Porto Velho no Hospital de Câncer de Barretos, filial Porto Velho; Construção de quadra de areia no redondo do Parque São Pedro; Regularização fundiária dos Distritos de Nova Londrina e Nova Colina; entre outros.

 

Casa de Abrigo, Coordenadoria e Conselho

As vereadoras Silvia Cristina (PDT), Ida Fernandes (PV), Claudia de Jesus (PT) tiveram aprovados os requerimentos pedindo Instalação da Casa de Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no município de Ji-Paraná; Implantação da Coordenadoria Municipal da Mulher; e Reativação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Ji-Paraná.

 

PEC

A vereadora Claudia de Jesus (PT) parabenizou os trabalhadores rurais por estarem lutando por seus direitos e contra a Pec 287 – Reforma da Previdência e falou sobre a audiência que foi realizada recentemente para debater este assunto.

 

PAA e Homenagem

Claudia de Jesus (PT) comentou sobre o seu requerimento aprovado pedindo a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é uma ação do Governo federal criada para contribuir com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil, além de ser uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar. A vereadora fez uma homenagem a todas as mulheres pela data especial.

 

Camelódromo, Limpeza e Bloqueteamento

Na Sessão foram aprovados os requerimentos da vereadora Claudia de Jesus (PT) pedindo implantação do Camelódromo e a Regularização dos Trabalhadores Ambulantes do 2º Distrito; Limpeza do Igarapé na Rua São Cristóvão no bairro Santa Marta; Providências para esgoto a céu aberto que tem origem no Presídio Agenor Martins de Carvalho em Ji-Paraná; Continuidade do bloqueteamento da rua Francisco Benites Lopes no Bairro Jardim Aurélio Bernardi; entre outros.

 

Feira

O vereador Isaias Arnica (PSB) falou sobre o seu requerimento aprovado, atendendo a reivindicação dos feirantes, pedindo a mudança de horário da feira na quarta-feira da avenida Das Seringueiras (T-14), no bairro Nova Brasília, das 17 às 22 horas.

 

Calçada, Cascalhamento, Sinalização

Isaias Arnica (PSB) teve aprovado os requerimentos solicitando construção de calçada na rua Porto Velho no bairro Dom Bosco; Cascalhamento e manilhamento na rua Alzira Barros de Oliveira, no bairro Jardim São Cristóvão; Sinalização, lombada e faixa de pedestre na rua Cedro (T-23), esquina com a avenida Guanabara (K-3), na frente da Creche Menino Jesus, e na rua Cambé no bairro JK; Ampliação da rota de ônibus, Linha 16, na rua Cedro (T-23) no bairro Boa Esperança; entre outros.

 

Obras, Novo Horizonte e Recuperações

O vereador Ademilson Procópio (PTB) agradeceu o secretário de Obras,Milton Félix e toda sua equipe pelo ótimo trabalho que estão realizando no município e os vereadores por aprovarem seus requerimentos, principalmente, os pedindo a regularização dos terrenos no Bairro Novo Horizonte e que no início do trabalho de recuperação de vias sejam disponibilizadas duas equipes de trabalho para atuarem concomitantemente na zona urbana e zona rural, no fim do período chuvoso.

 

Requerimentos

Ademilson Procópio (PTB) teve aprovado os requerimentos pedindopavimentação asfáltica da rua Jabuticaba em frente à Escola Almir Zandonaide, no bairro Novo Horizonte; Colocação de bueiro na rua Albino Becker, que liga os bairros São Bernardo e Aurélio Bernardi; Patrolamento e cascalhamento das Linhas 205, 206, 207, 208, 209 e 209 A; entre outros.

 

Projeto

Na Sessão foi aprovado, em votação única, Projeto de Lei n° 3586/2017, que estabelece a obrigatoriedade de contratação de cantores ou artistas locais na abertura de shows ou eventos musicais de artistas de reconhecimento nacional. O projeto é de autoria do vereador Welinton Fonseca – Negão filho do Isaú (PR).

 

Bloqueteamento

O vereador teve aprovado o requerimento solicitando bloqueteamento da Rua 1ª de Maio, entre as ruas Porto Velho e Mato Grosso no Bairro Dom Bosco, 1º Distrito.

 

Moção de Aplauso

Welinton Fonseca – Negão filho do Isaú  (PR) propôs Moção de Aplauso expressando homenagem e reconhecimento ao senhor João Gonçalves, pela construção do Shopping IG no Município de Ji-Paraná. A propositura foi aprovada pelos vereadores.

 

Almirante Barroso

O presidente da Câmara, vereador Affonso Cândido (DEM) teve aprovado o requerimento pedindo a pavimentação da rua Almirante Barroso, entre a avenida 02 de Abril e a rua 02 de Abril, no Centro, visando melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres.

 

Recapeamento

O vereador Marcelo Lemos (PSD) teve aprovado os requerimentos pedindo recapeamento asfáltico das ruas Xapuri, entre avenida Das Seringueiras e BR-364; e Vinícius de Moraes (T-10), entre Xapuri e Aracaju; Tapa buraco na rua Monte Castelo, trechos da avenida Marechal Rondon e rua Gonçalves Dias; e ruas 31 de Março e 13 de Setembro, no bairro 2 de Abril; e Recuperação da rua Rio Branco, no trecho após a Unir até seu final no Bairro Novo Ji-Paraná.

 

Redutor de Velocidade e Aparelhos de Ginástica

Obadias Ferreira (DEM) teve aprovado os requerimentos solicitando a construção de um redutor de velocidade (quebra-molas) nas ruas Raimundo Ferreira, na frente do campo de futebol, no Bairro Jardim das Seringueiras; e Das Pérolas, entre avenida Miguel Luiz dos Santos e rua Dário de Souza Aguiar, no bairro União II; Substituição dos aparelhos de ginástica da academia ao ar livre instalado na praça do bairro Jardim das Seringueiras; Pavimentação asfáltica na rua Santa Clara, entre ruas Caucheiro (T-15) e Barão do Rio Branco (T-16), no Bairro Mario Andreazza; entre outros.

 

Obras

Na Sessão foram aprovados os requerimentos do vereador Clodoaldo Cardoso (PR) pedindo manifestação do município em relação as obras das passarelas no trecho urbano da BR 364 – Av. Transcontinental e interesse a patronado; Patrolamento e cascalhamento da rua Tiradentes em sua extensão no bairro São Francisco; Colocação de bueiros nas ruas Angelim (T-18) e Mogno (T-19),entre as ruas Boa Vista (K-0) e Amapá; Manifestação junto ao DER/RO em relação as obras do complexo Beira Rio Cultural e manifestação de seu interesse ao patronado municipal da obra; Abertura da rua Madri (T-29) para ligar as paralelas Governador Jorge Teixeira à Porto Alegre.

 

Redutor, Patrolamento e Praça

O vereador Joaquim Teixeira teve aprovado os requerimentos pedindo redutor de velocidade na avenida Raimundo José da Silva, entre as ruas Estrada Velha e Olavo Bilac, no bairro Primavera; Patrolamento e cascalhamento da Linha Gleba Pirineus, em toda sua extensão; das 2ª, 4ª e 6ª linhas Gazoli, Gleba G e da Linha Itapirema; Uma Praça de lazer para o bairro União II; e Recapeamento da rua 7 de setembro entre rua São João e avenida Transcontinental (BR-364), no bairro Casa Preta.

 

Requerimentos I

Edilson Vieira (PMDB) teve aprovado os requerimentos solicitando pavimentação asfáltica e sinalização da rua Capitão Silvio, trecho entre avenidas Transcontinental e Marechal Rondon, Centro; Pavimentação asfáltica da rua Abílio Freire dos Santos, entre avenidas Transcontinental e a JK, no bairro Casa Preta; Limpeza e patrolamento da rua Vista Alegre, trecho entre ruas Piauí e Mato Grosso, no bairro Santiago; Abertura da rua Boa Vista, trecho entre ruas João Batista Neto e José Bezerra, no bairro Valparaíso.

PROJETO APROVADO EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n° 3597/2017 (2690 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o  Governo do Estado de Rondônia para promover repasse de recursos financeiros ao 2° Grupamento de Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Rondônia (Unidade Bombeiro Militar de Ji-Paraná),e dá outras providências.

– Projeto de Lei n° 3586/2017, que “Estabelece a obrigatoriedade de contratação de cantores ou artistas locais na abertura de shows ou eventos musicais de artistas de reconhecimento nacional”. O projeto é de autoria do vereador Welinton Fonseca – Negão filho do Isaú (PR).

PROJETO APROVADOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

– Projeto de Lei n° 3596/2017 (2689 de origem), que “Introduz modificações na Lei Municipal n° 2150, de 04 de maio de 2011, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei n° 3583/2017, que “Dispõe sobre a criação de incentivo a doação regular de sangue para os servidores do Município de Ji-Paraná”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*