Informativo da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná – 5ª sessão

Sessão Ordinária

 A 5ª Sessão Ordinária (itinerante) de terça-feira, 13 de março de 2018, foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná, vereador Affonso Cândido (DEM), e secretariada pela vereadora Silvia Cristina (PDT). A sessão foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ji-Paraná. Nela, foram discutidos temas de interesse da comunidade e aprovados projetos de lei e requerimentos.

Lorenil Gomes (PTB)

O vereador Lorenil Gomes (PTB) parabenizou os servidores da CMJP pelo trabalho realizado para promover as sessões itinerantes e também a senhora Maria José e o senhor Belmiro Barriviera (presidente da Apae/Ji-Paraná) pelo trabalho desenvolvido na instituição. Ele cumprimentou o vereador Pedro Rabelo, de Cacoal, e todos os vereadores ji-paranaenses, ressaltando se sentir feliz em participar dessa legislatura. E também parabenizou cada servidor e aluno da Apae, frisando que se sentiu emocionado com a apresentação feita pelos alunos durante a sessão.

Requerimentos aprovados

O vereador Lorenil Gomes requereu e o plenário da CMJP aprovou as solicitações de implantação de telefonia 0800 no Viveiro Municipal de Ji-Paraná; pavimentação asfáltica da rua Colorado do Oeste, entre a avenida Seringueiras e rua Caucheiro no bairro Cafezinho; recuperação com patrolamento e encascalhamento da rua São Manoel no bairro Santa Marta; recuperação da rua das Rosas, bairro Santiago.

Moção de Aplausos

A CMJP aprovou pedido do vereador Lorenil Gomes para concessão de moção de aplauso em que “expressa homenagem e reconhecimento ao senhor Gilson Almeida – Salão de Cabeleireiros Almeida, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Ji-Paraná.

 

Silvia Cristina (PDT)

Em pronunciamento a vereadora Silvia Cristina (PDT) tratou do requerimento de sua autoria em que pede um segundo posto de atendimento do Consórcio Intermunicipal para facilitar o atendimento à população do 2º distrito, do projeto de lei, também de sua autoria, que viabiliza melhores ações aos portadores de Síndrome de Down.

Requerimentos aprovados

O plenário da CMJP aprovou os requerimentos de autoria da vereadora Silvia Cristina (PDT) solicitando pavimentação das ruas Figueiras e Jaqueira no bairro São Bernardo; o repatriamento dos equipamentos hospitalares da Santa Casa de Misericórdia e a “grafitagem” artística no viaduto.

Jhony Paixão (PRB)

O vereador Jhony Paixão pediu providências à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri) para o conserto da carreta que realiza o transporte do calcário para os produtores rurais do município. Jhony Paixão explicou que a falta do transporte tem favorecido motoristas particulares e prejudicado os agricultores que pagam pelo serviço.

Requerimentos aprovados

A reposição de lâmpada no poste da rua Belo Horizonte, em frente ao nº 440, esquina com a rua Cruzeiro do Sul no bairro Primavera; patrolamento e encascalhamento da rua Joaquim Francisco de Oliveira, em toda sua extensão no bairro Jorge Teixeira; reposição de lâmpada no poste da rua Rosania Basto Camilo, em frente ao nº 3590, no bairro Copas Verdes; bloqueteamento da rua dos Nhambiquaras, em toda sua extensão no bairro Urupá; reposição de lâmpada no poste da rua Fernandão, em frente ao nº 1370, no bairro Dom Bosco, reposição de tampas de bueiros na rua Porto Velho, entre a rua Fernandão e a ruas dos Acadêmicos, no bairro Dom Bosco; reposição de tampas em bueiros na rua dos Acadêmicos, desde a rua Porto Velho até o fim da rua do bairro Parque São Pedro; reposição de lâmpadas Branco (T-1), em frente ao nº 1354, no bairro Nova Brasília, constam dos requerimentos aprovados em plenário de autoria do vereador Jhony Paixão (PRB).

Cláudia de Jesus (PT)

Ao usar da tribuna da CMJP, a vereadora Cláudia de Jesus (PT) afirmou que participou de audiência pública sobre a “Cadeia Produtiva do Leite” a convite do deputado estadual Lazinho da Fetagro, em Porto Velho. Ela externou a preocupação com o valor mínimo pago pelo litro do leite ao produtor e que o valor cobrado dos consumidores finais é alto. A vereadora petista ressaltou que o preço mínimo de produção do litro é de R$ 0,86 e que a maioria dos laticínios paga R$ 0,75, frisando que é impossível viver no vermelho e, por isso, que ocorre a evasão da zona rural.

Requerimentos aprovados

A recuperação asfáltica e limpeza geral, em todas as ruas no bairro Bosque dos Ipês; recuperação asfáltica da rua Antônio Ferreira de Freitas, com início na BR-364 até a rua das Pedras, bairro Jardim dos Migrantes; recuperação da rua Avenca, em toda sua extensão no bairro Santiago; construção de um ponto de táxi em frente ao Hospital Municipal no bairro Dom Bosco, constam dos requerimentos aprovados na sessão itinerante na Apae de autoria da vereadora Cláudia de Jesus (PT).   

Ida Fernandes (PV)

A vereadora Ida Fernandes (PV) pediu à Prefeitura de Ji-Paraná que promova a acessibilidade nas faixas de pedestres na avenida Marechal Rondon para que cadeirantes possam se locomover melhor.

Ademilson Procópio (PTB)

O vereador Ademilson Procópio pediu que a Prefeitura de Ji-Paraná agilize na justiça a recuperação da rua Rondônia com a estrada da Itapirema, próxima ao anel viário. Ele pediu bom senso para a empresa que realizou a obra retome os trabalhos e afirmou que os moradores estão com dificuldade de acesso há oito meses.

Requerimentos aprovados

O vereador Ademilson Procópio (PTB) solicitou operação tapa- buracos na malha asfáltica na rua Mato Grosso, entre as ruas Jasmim e Avenca no bairro Santiago; recuperação da estrada do Itapirema, entre rua Rondônia e anel viário; recuperação da malha asfáltica da rua Vitória Régia, em toda sua extensão no bairro São Bernardo e recuperação da Estrada dos Padres, saída do bairro Parque São Pedro, zona rural de Ji-Paraná.

Joaquim Teixeira (MDB)

Ao se pronunciar da tribuna da CMJP, o vereador Joaquim Teixeira disse que ontem (12) foi entregue a praça no Alto Alegre. Ele salientou que a praça foi um pedido seu ao deputado estadual Só na Benção (MDB). O vereador disse ter ficado surpreso por não saber que a entrega ocorreria naquela data. Ele considerou um absurdo lutar pelo empreendimento e não ter sido convidado nem citado na obra. Joaquim Teixeira ainda garantiu que pediu a limpeza na praça e foi atendido, tendo ido pela manhã agradecer ao secretário Waldeci Gonçalves pelo atendimento.

Requerimentos aprovados

Os requerimentos de autoria do vereador Joaquim Teixeira (MDB) foram aprovados em plenário solicitando a pavimentação da rua Manoel Vieira dos Santos, entre a rua Governador Jorge Teixeira e avenida Guanabara no bairro São Francisco; construção de uma rotatória na rodovia BR-364, km 333, acesso a Rondônia Rural Show, zona rural; extensão de linha de ônibus até o bairro Novo Ji-Paraná; pavimentação da avenida Seringueiras, entre rua Belém e avenida Guanabara no bairro Valparaíso; pavimentação da rua Gabriel Vieira de Melo, entre as ruas Vicente Antônio Oliveira e Egídio Mantovani, no bairro Novo Ji-Paraná.

Edivaldo Gomes (PSB)

Cobrou da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos a instalação de lâmpadas nas áreas sociais do residencial Capelasso. De acordo com o vereador, são quatro os locais comuns que precisam receber iluminação pública.

Obadias Ferreira (DEM)

Requerimentos aprovados

O vereador Obadias Ferreira (DEM), em requerimentos, solicitou a substituição dos aparelhos de ginástica da academia ao ar livre instalados na praça do bairro Jardim dos Migrantes; o bloqueteamento da rua Missionário Gunnar Vingren (T-4), entre a avenida Governador Jorge Teixeira (K-5) e avenida Guanabara (K-3) no bairro São Francisco; solicitou que a Prefeitura de Ji-Paraná notifique o responsável pelo loteamento Copas Verdes para que tome providências em relação à limpeza dos lotes; patrolamento e encascalhamento na rua Antônio Lázaro de Moura, entre as ruas Castelo Branco e Antônio Ferreira de Freitas no bairro Jardim Presidencial.

Izaias Arnica (PSB)

Requerimentos aprovados

A implantação de faixa de pedestre na rua Cedro (T-23), em frente a Escola Nova Brasília no Bairro JK; implantação de faixa de pedestre na rua Cedro (T-23), entre a rua Cambé e a rua Amapá no bairro JK; bloqueteamento na rua Sebastião Geraldo, entre a rua Cambé e a rua Pastor Paulo Leivas Macalão no bairro Valpraíso; implantação de faixa de pedestre na rua Cedro (T-23), esquina com a rua Guarulhos, em frente à Escola Adão Valdir Lamota no bairro JK; limpeza e capina no beira Rio Cultural; pavimentação da rua Tenente Antônio João, em toda sua extensão no bairro Primavera, foram os requerimentos apresentados e aprovados na sessão ordinária de CMJP do dia 13 de março de 2018.

Projetos discutidos em única votação

– Veto Total ao Projeto de Lei n. 3583/2017, que “Dispõe sobre a criação do incentivo a doação regular de sangue para os servidores do Município de Ji-Paraná”.

– Projeto de Lei nº 3725/2018 (2791 de origem), “Autoriza o Poder Executivo Municipal a promover “Núcleo Urbano” na área dos lotes rurais nº 37-A e 37-B, da Secção “C” da Gleba Pyrineos, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei nº 3726/2018, “Institui a Campanha de Estímulo ao Cuidado da Saúde Mental e Bem Estar, denominada “JANEIRO BRANCO” no âmbito do Município de Ji-Paraná, e dá outras providências.

– Projeto de Lei nº 3728/2018 (2792 de origem), que “Dispõe sobre o reajuste salarial dos Professores (Níveis I e II) e Especialistas Educacionais (Nível I) do Município de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei nº 3729/2018 (2793 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*