Informe da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná 35ª Sessão Ordinária

Sessão

A 35ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (18), foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Joziel Carlos de Brito (PMDB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram feitas indicações, aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

Projetos de Leis

Os vereadores aprovaram os Projetos de Leis nº. 3271/2014 (2441 de origem), que Autoriza a concessão do incentivo “Calcário para o campo” no âmbito do Município de Ji-Paraná; e nº. 3272/2014 (2442 de origem), que Concede isenção de impostos e taxas municipais a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná – COOCAMARJI.

Título Honorífico

O vereador Adilson do Sesp (PTB) teve aprovado o requerimento solicitando a concessão Título Honorífico de Cidadão Honorário Jiparanaense ao médico João Durval Ramalho Trigueiro Mendes pelos 30 anos de trabalhos prestados à população.

Cascalhamento

Atendendo as reivindicações da população, o vereador C. Gomes (PSDB) indicou cascalhamento na rua Alzira Barros de Oliveira no bairro Jardim São Cristóvão.

Sem Água

A vereadora Silvia Cristina (PDT) lamentou a falta de água no bairro São Cristóvão, resultado do rompimento de um cano da Caerd. Ela declarou que o presidente da Agergi garantiu que vão arrumar o ponto de vazão localizado na rua São Francisco no bairro Jardim dos Pioneiros. “Uma pena usar a tribuna para pedir urgência no restabelecimento de um direito obrigatório à população”, salientou.

Passos que Salvam

A vereadora convidou a todos para participar no próximo domingo (23) da Caminhada Passos Que Salvam em prol das ações de combate ao câncer juvenil. “Estamos levando um trabalho muito sério aos que precisam”. O kit custa R$ 25 e está sendo vendido no gabinete da vereadora. “Vamos sair às 8 horas da manhã da Paróquia São José em direção ao Teatro Dominguinhos. Vai haver brincadeiras e doces e pipoca para as crianças”, completou Silvia Cristina (PDT).

Reajuste salarial

A vereadora Silvia Cristina (PDT) teve aprovado o requerimento solicitando o reajuste de salário base para todos os funcionários municipais, que cujo valor não atinge o salário mínimo vigente.

Vistorias

Ontem, os vereadores Silvia Cristina (PDT), Edivaldo Gomes (PSB) e Joziel Carlos de Brito (PMDB) vistoriaram várias obras em Ji-Paraná, junto com o deputado federal Marcos Rogério (PDT). As visitas foram feitas na obra da Menezes Filho e na quadra do bairro Presidencial III, solicitação esta do vereador Joziel. “Esta obra vai tirar muitas crianças da ociosidade”, salientou Silvia. Na área rural, os bueiros também estão sendo feitos, a pedido de Joziel. “Nossos anseios como vereadores são grandes. Gostaríamos de fazer muito mais. Somos fiscalizadores e que bom que temos bons parceiros, como o prefeito Jesualdo Pires e o deputado Marcos Rogério”, completou Silvia. “Marcos Rogério começa a cumprir os compromissos com a cidade, e principalmente com os vereadores que acreditaram no seu trabalho e empenharam apoio a sua campanha”, ressaltou Edivaldo Gomes.

Recursos

Em Brasília na última semana, o vereador Edilvado Gomes (PSB), no gabinete do deputado federal Carlos Magno, protocolou pedido no valor de R$ 200 mil para aquisição de um veículo. Com Marcos Rogério foi protocolado pedido de emenda para pavimentação e drenagens de pontos urgentes. “Temos um projeto de macrodrenagem, mas até esta verba chegar temos pontos que não podem esperar. Para pavimentação e drenagem também protocolamos pedido no gabinete do senador Acir Gurgacz”, ressaltou.

 Alagamento

O erro de drenagem na obra da BR 364 foi novamente salientado pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB). Nesta semana ele recebeu uma nova correspondência sobre o caso. O procurador Federal Henrique Felber encaminhou que o Dnit respondeu ao Ministério Público Federal. Conforme o documento, o processo licitatório está em andamento para corrigir os erros apontados em relação aos bueiros de escoamento das águas pluviais e que o Dnit salientou que não vai começar a obra definitiva agora por causa do inverno amazônico. Segundo Edivaldo uma ação pode ser movida contra o Dnit pelo MPF, pois tiveram o ano inteiro para solucionar este problema.

Ações

O vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) assinalou várias ações do deputado federal Marcos Rogério, deputado federal Moreira Mendes, deputado federal Carlos Magno, senador Acir Gurgacz, do governador Confúcio Moura, do prefeito Jesualdo Pires, da deputada federal Marinha Raupp, dos senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol em prol de Ji-Paraná.

Alinhamento Político

“Todas estas obras foram uma conquista. Um alinhamento político da bancada federal com o estado e com o prefeito Jesualdo Pires. Tenho orgulho de morar em Ji-Paraná. A cidade tem problemas, mas o prefeito tem trabalhado, tem feito o possível e impossível por Ji-Paraná junto com políticos que trabalham pelo desenvolvimento do município e estado”, ressaltou Joziel Carlos de Brito (PMDB).

Saúde e Aniversário

“Estou hoje vestida de azul em homenagem ao Novembro Azul, então meninos cuidado. Tenham compromisso com a vida”, assim a vereadora Márcia Regina (PT) começou a discursar na Sessão Ordinária, e além do lembrete ao mês da saúde ao homem, ressaltou sobre a igualdade e compromisso social que precisam prevalecer na história de Ji-Paraná, que vai comemorar 37 anos. “Que bom que temos a frente da nossa cidade um administrador que cuida do que temos. Parabéns Jesualdo e a todos os pioneiros que desbravaram e transformaram nosso município no que é hoje”, ressaltou.

 

Bosque dos Ipês

No último dia 12, foi promovida pela Câmara de Vereadores em parceria com a Semas uma reunião para propor ações integradas de atuação no Bosque dos Ipês. “Obrigada Silvia Cristina por também estar na reunião, junto com a promotoria de Justiça, Secretaria de Assistência Social e professores e gestores da Educação. Inúmeras situações visam dar melhor qualidade nos Bosques dos Ipês, como esgotamento sanitário e posto de saúde”, salientou.

Patrolamento

A vereadora Márcia Regina (PT) indicou patrolamento e cascalhamento na rua Imburana, entre as ruas Marília e Maracatiara, no bairro Valparaíso; na rua Capixaba, entre avenida Riozinho no bairro Urupá; e Patrolamento da rua Cacau, entre ruas Capixaba e Dos Paranaenses no bairro Urupá.

Agradecimentos

O vereador Lorenil Gomes (PSC) parabenizou a primeira dama Lílian Pires pelo trabalho na decoração natalina em Ji-Paraná. O agradecimento também se estendeu ao deputado estadual Hermínio Coelho, que esteve em Ji-Paraná para a inauguração da Escola do Legislativo, que foi oficialmente aberta na última sexta-feira e já está com o primeiro curso em andamento.

 

Sessão Itinerante

Lorenil Gomes (PSC) também agradeceu a todos os deputados da Assembleia Legislativa, que estarão na próxima quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná para a Sessão Itinerante da Assembleia, que será às 15 horas. “Estamos trazendo os deputados para que a população possa ter voz direta com o legislativo estadual”, disse o vereador, que convida todos para participar da Sessão.

Semáforos

O funcionamento da sinalização foi cobrado pelo vereador Lorenil Gomes. Ele pediu resposta a EMTU para saber quando vão entrar em operação.

 

Iluminação Pública

O vereador Anderson Exceller (PSD) teve aprovado o requerimento pedindo a instalação de iluminação pública na avenida Transcontinental em toda sua extensão no perímetro urbano, visando oferecer segurança aos condutores. Anderson Exceller (PSD) indicou Recuperação da malha asfáltica da rua Oscarina Marques no bairro Urupá; Instalação de iluminação pública na academia ao ar livre do residencial Copas Verdes; e Recuperação da malha asfáltica da rua 31 de março, esquina com rua João Batista Rios, no bairro Jardim dos Migrantes.

Requerimento e Indicações

O vereador Lincoln Astrê (PP) teve aprovado o requerimento pedindo que seja enviado a Casa de Leis para apreciação Projeto de Lei revogando Projeto de Lei n° 2993/2013 (2230 de origem), de 03/06/13 e Lei Municipal 2473 de 19 de junho de 2013. Lincoln Astrê (PP) indicou recuperação e manutenção da ponte da avenida Triângulo Mineiro (T-08), entre as ruas Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro no bairro São Pedro; Recapeamento asfáltico da rua Divino Taquari (T-11), entre avenida Brasil e rua Manoel Franco, no bairro Nova Brasília; entre outras.

Melhorias

Visando beneficiar a comunidade, o presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) indicou Recuperação asfáltica da rua das Mangueiras, entre as ruas Jamil Pontes e Monte Castelo no bairro Jardim dos Migrantes; Recuperação da malha asfáltica na ponte do rio Machado; e Recuperação da rua das Pedras, próximo a Igreja Cristã do Brasil no bairro Presidencial.

 Limpeza

O vereador Affonso Cândido (PSDC) indicou limpeza da área localizada na rua Eduardo B. Silva, entre as ruas das Neves e Jerusalém, no bairro União II. “O local é utilizado para lazer dos moradores dos bairros Parque dos Pioneiros e União II e se encontra tomado pelo mato”, disse o vereador.

 

Licitação

Moradores do bairro Novo Uupá estiveram hoje (18) na Câmara de Vereadores. Joaquim Teixeira (PMDB) salientou que é mais um grupo insatisfeito no município com empresas que venceram licitações e não concluem. “Elas não tem condições de fazer a obra, mas conseguem concorrer, pois passam nos critérios da lei federal”, disse. Joaquim lembrou que muito está sendo feito pelo prefeito. “É um excelente trabalho desenvolvido no município, então precisamos do apoio federal para impedir estas empresas de pasta de concorrer. Tenho orgulho de estar em Ji-Paraná, junto com esta administração e temos que resolver estas questões para nos projetarmos sempre para frente”, salientou.

Benefícios

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) comentou na tribuna sobre a aprovação dos seus requerimentos pedindo a Construção de uma Quadra de Esportes coberta na Escola Pérola Linha 98; Reforma e ampliação do Feirão do Produtor; Recuperação da Ponte na Linha 90 sobre o rio Molim. O vereador indicou aterro na rua Caucheiro (T-15), esquina com rua Belém (K-01), no Bairro Val Paraíso; Pavimentação na rua Belém, entre avenida das Seringueiras (T-14) e rua Ipê (T-17) no bairro Val Paraíso; Limpeza na Praça do Jardim dos Migrantes; Pavimentação na rua Santa Clara, entre avenida das Seringueiras (T-14) e rua Barão do Rio Branco (T-16) no bairro Cafezinho; entre outras.

 

PROJETOS APROVADOS PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei nº. 3271/2014 (2441 de origem), que “Autoriza a concessão do incentivo “Calcário para o campo” no âmbito do Município de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

 

– Projeto de Lei nº. 3272/2014 (2442 de origem), que “Concede isenção de impostos e taxas municipais a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná – COOCAMARJI, e dá outras providências”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*