Informe da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná – 22ª Sessão

A 22ª Sessão Ordinária de terça-feira (15) foi presidida pelo presidente vereador Affonso Cândido (DEM) e os trabalhos secretariados pela vereadora Silvia Cristina (PDT). Nela, foram aprovados requerimentos e projetos que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Moção de Aplauso

A Câmara Municipal de Ji-Paraná entregou moção de aplauso ao padre José Carlos da Cruz proposta pela vereadora Silvia Cristina (PDT) pelo trabalho de evangelização desenvolvido pelo clérigo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Ressonância Magnética

Edivaldo Gomes (PSB) voltou a abordar o tema dos exames gratuitos de ressonância magnética na cidade de Ji-Paraná. De acordo com o vereador, depois de ser debatida na tribuna da Câmara, a questão foi levada ao deputado estadual Laerte Gomes (PSDB) para que solicite o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia e interceda junto à Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) para a liberação dos exames.

O vereador afirmou que três clínicas realizam os exames em Ji-Paraná, mas que os valores pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão bem abaixo do valor praticado no mercado. No entanto, Edivaldo Gomes sustentou que as clínicas podem realizar os exames em horários alternativos, como no período da noite, para atender a população carente. Nesta semana, o vereador encaminhou ofício à Assembleia Legislativa solicitando o acompanhamento do assunto.

Hospital Regional

A vereadora Cláudia de Jesus (PT) voltou cobrar das autoridades estaduais e federais que um hospital regional seja instalado em Ji-Paraná para fazer frente à demanda de pacientes de outros municípios que são atendidos diariamente nas unidades médicas ji-paranaenses. Na semana passada, Cláudia de Jesus e as vereadoras Ida Fernandes (PV) e Silvia Cristina (PDT) estiveram em Brasília para sensibilizar a bancada rondoniense sobre o assunto. A parlamentar petista afirmou que a Prefeitura de Ji-Paraná já destinou uma área para a construção do hospital e que deputados e senadores trabalharam na alocação de recursos.

Programação do Fitha

Requerimentos da vereadora Cláudia Jesus foram aprovados por unanimidade em que solicita à Prefeitura Municipal cópia do plano de trabalho e relação das linhas e setores que serão beneficiados com o recurso do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação (FITHA), a recuperação geral da Linha 12, km 9, em toda sua extensão no Setor Itapirema, o patrolamento e cascalhamento da rua Liberdade, no bairro Habitar Brasil, cópia da programação de execução dos trabalhos que serão realizados nos quatro setores rurais: Gleba G, Itapirema, Riachuelo e as 200, patrolamento e cascalhamento da rua Francisco Pereira dos Santos (T-25), entre avenida Aracajú e rua Brasiléia, a recuperação da rua dos Cravos, bairro Santiago, após a rua Mato Grosso, sentido Taí Atacarejo no 1º distrito,  limpeza do pátio da Escola Pérola e a instalação de duas lombadas (quebra-molas) em frente à escola e a Igreja Católica na Linha 98.

Patrolamento e Cascalhamento

Os requerimentos do vereador Welinton Fonseca (PR) requerendo o patrolamento e cascalhamento da rua Jose Bezerra, entre av. Guanabara e rua Porto Alegre, o patrolamento e cascalhamento da rua Carlos Luiz, entre rua Sena Madureira e rua Brasileia, patrolamento e cascalhamento da rua Imburana, entre rua Teresina e avenida Aracajú, o patrolamento e cascalhamento da rua Padre Silvio Micheluzzi, entre avenida Aracajú e rua Sena Madureira, foram aprovados na 22ª sessão ordinária.

Recuperação de Ruas

Foram aprovados os requerimentos do vereador Affonso Cândido (DEM) para recuperação asfáltica da rua Rita Carneiro Rios, em toda sua extensão no bairro Novo Ji-Paraná, a pavimentação da rua Valdeci José Gonçalves, entre a rua Rita Carneiro Rios e a rua Walmar Meira, no bairro Novo Ji-Paraná, a instalação de redutores de velocidade tipo “lombada” na rua Rio Branco no trecho entre as ruas 2 de Abril e 31 de Março, no bairro Jardim dos Migrantes, a recuperação, por meio de tapa-buraco, da rua Divino Taquari (T-11), entre a rua São Paulo e a rua Goiânia, no bairro Nova Brasília, a recuperação Manoel Pinheiro Machado, em toda sua extensão no bairro Alto Alegre.

Vendedores ambulantes

Na ordinária de terça-feira, Joaquim Teixeira (PMDB) saiu em defesa dos vendedores ambulantes que trabalham na avenida Brasil. Segundo o vereador, vendedores estão sendo retirados das calçadas por fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan). O parlamentar pediu tempo e bom senso dos fiscais para que os ambulantes possam se regularizar e não deixem de comercializar seus produtos.

 

Redutor de Velocidade

Foram aprovados requerimentos do vereador Joaquim Teixeira em que pede a pavimentação da rua Limeira, em toda sua extensão no bairro JK, a instalação de um redutor de velocidade na rua Santa Clara, entre as ruas Washington Luís e Café Filho, no bairro São Pedro, a pavimentação da rua Castelo Branco, entre as ruas Curitiba e São Paulo, bairro Nova Brasília, a pavimentação da rua Barão do Rio Branco, entre a avenida Governador Jorge Teixeira de Oliveira e rua São Paulo, bairro Nova Brasília, a pavimentação da rua João Vilas Boas, entre as ruas Bahia e Tocantins, no Distrito de Nova Londrina.

 

Caerd

Lorenil Gomes (PTB) mais uma vez denunciou a falta de água em bairros de Ji-Paraná provocada por falhas no sistema de abastecimento da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia, a Caerd. O vereador defendeu que a concessão do serviço de tratamento e distribuição de água não seja renovada pela Prefeitura de Ji-Paraná, em 2018, para que possa se instalar no município uma empresa comprometida com a qualidade dos serviços prestados à população.

Troca de Bueiro

O vereador Lorenil Gomes teve o requerimento aprovado solicitando a troca de bueiro na rua São Manoel, entre as ruas Acre e Piauí, no bairro Jardim Presidencial.

Quadra de Areia

Os requerimentos do vereador Obadias Ferreira (DEM) solicitando a colocação de areia na quadra de esportes do bairro Jardim das Seringueiras, a passagem de um caminhão-pipa na rua São Manoel, em toda sua extensão no bairro Jardim Presidencial, foram aprovados pelos vereadores ji-paranaenses na sessão ordinária de 15 de agosto de 2017.

 

Bairro Novo Horizonte

Ademilson Procópio (PTB) solicitou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) agilize a emissão da guia de licença ambiental para a regularização de áreas do bairro Novo Horizonte, no 1º distrito. O vereador afirmou que sem o documento a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária não pode continuar com o processo de regularização dos terrenos do bairro.

Faixa de Pedestre

O vereador Ademilson Procópio teve aprovados os requerimentos em que solicita o bloqueteamento da rua Gardênia, entre as ruas Presidente Médici e Presidente João Batista Figueiredo no bairro Santiago,  a construção de uma quadra de areia no bairro Terra Nova e a pintura da faixa de pedestres na avenida Maringá, no bairro Nova Brasília.

Deputado Edson Martins

Edilson Vieira (PMDB) agradeceu ao deputado Edson Martins (PMDB) por ter conseguido duas áreas de tatames para a Associação Ji-paranaense de Culturas Físicas (AJCF), entidade que desenvolve atividade social voltada para inserção de adolescentes e jovens com a prática de jiu-jítsu e judô. Em seu pronunciamento, o vereador também agradeceu a Prefeitura de Ji-Paraná pela pavimentação da rua 1º de Maio.

 

Abrigo para Moto-taxistas

A Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou os requerimentos de autoria do vereador Edilson Vieira solicitando a limpeza e manutenção dos parquinhos de escolas e creches do município de Ji-Paraná, a construção de abrigo designado ao uso dos moto-taxistas de Ji-Paraná na avenida Brasil e rua Luiz Muzambinho no bairro Nova Brasília,  a instalação de semáforo na rua Antonio Ferreira de Freitas com rua 31 de Março, bairro Jardim Presidencial, patrolamento e cascalhamento da rua Raimundo Ferreira, trecho entre Avenida Cloves Arraes e avenida 6 de Maio, pintura das faixas de pedestres da avenida Brasil no bairro Nova Brasília e patrolamento e recuperação das pontes na Linha 82, Projeto Riachuelo.

São João Bosco

A vereadora Silvia Cristina (PDT) usou a tribuna da CMJP para convidar a comunidade ji-paranaense para participar da programação da Igreja Católica em homenagem ao dia do padroeiro de Ji-Paraná São João Bosco em 16 de agosto (feriado municipal).

Transporte de alunos da AMAJI

A vereadora Silvia Cristina solicitou em requerimento a pintura de linhas contínuas na avenida das Seringueiras (T-14), entre avenida Aracajú até a avenida Edson Lima do Nascimento, e o transporte (ônibus ou van) para alunos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ji-Paraná (AMAJI).

 

Militarização de escolas

Jhony Paixão (PRB), em pronunciamento, lamentou não ter sido convidado para a audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia, realizada na semana passada, para discutir o processo de militarização de escolas estaduais, convocada pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT). De acordo com o vereador, muitas dúvidas poderiam ter sido esclarecidas caso tivesse participado da audiência como um dos autores do projeto de militarização que ocorre em escolas nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena.

Caminhões-pipas

O plenário da CMJP aprovou os requerimentos do vereador Jhony Paixão em que solicita que um caminhão-pipa passe pela parte da manhã e a parte da tarde, duas vezes ao dia na rua dos Canarinhos com a rua José de Almeida, bairro União, a  limpeza e conservação entre a rua Dom Augusto e a avenida 2 de Abril, até a beira do rio nas margens do canal 2 de Abril, bairro Centro, um caminhão pipa pela parte da manhã e a parte da tarde, duas vezes ao dia na rua Rio Negro, bairro Jardim dos Migrante, um caminhão-pipa pela parte da manhã e a parte da tarde, duas vezes ao dia na rua 1º de Maio, entre a rua Porto Velho e a rua Mato Grosso, no bairro Dom Bosco.

 

Marinha e Valdir Raupp

O vereador Clodoaldo Cardoso (PR) fez um reconhecimento público na Câmara de Ji-Paraná à atuação da deputada federal Marinha Raupp e do senador Valdir Raupp, ambos do PMDB, por contribuírem com o desenvolvimento de Ji-Paraná com envio de emendas parlamentares para obras de infraestrutura na cidade.

Instalação de Rotatória

Foi aprovado o requerimento da vereadora Ida Fernandes (PV) solicitando a instalação de rotatória na avenida Cloves Arraes (antiga Vilagran Cabrita) com avenida Ji-Paraná.

Casa de Nazaré

Isaías Arnica (PSB) usou a tribuna da Câmara de Ji-Paraná para pedir apoio à Casa de Nazaré, entidade que atende a cerca de 150 crianças e que necessita de recursos para continuar com a prestação dos serviços. O vereador se comprometeu de pessoalmente mobilizar políticos e a sociedade para que a atividade socioeducativa possa ser mantida.

Projetos Aprovados

– Projeto de Lei no 3651/2017 (2730 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo

Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá

outras providências”.

– Projeto de Lei no 3652/2017 (2731 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo

Municipal a abrir Crédito Adicional Especial no corrente exercício financeiro, e dá

outras providências”.

– Projeto de Lei no 3653/2017 (2732 de origem), que “Autoriza o Poder Executivo

Municipal a celebrar convênio de cooperação técnica com o Governo do Estado de

Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação, com interveniência da

Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei no 3654/2017 (2733), que “Dispõe sobre alteração no inciso III, do art. 14 da Lei Municipal no 1403, de 20 de julho de 2005, que institui o Regime Próprio da Previdência Social do Município de Ji-Paraná”.

– Projeto de Lei no 3655/2017, que “Denomina de Francisco Mendes dos Santos (Chico Baiano), A Unidade Básica de Saúde no Bairro São Bernardo.

 

Fonte: Decom/CMJP

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*