Informe da Câmara dos vereadores de Ji-Paraná/RO (12ª sessão)

Sessão

A 12ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (19), foi presidida pelo presidente em exercício, Lorenil Gomes (PSC) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

Mato Grosso e Amazonas

Edivaldo Gomes (PSB) agradeceu na tribuna a administração municipal pelo recapeamento da avenida Mato Grosso, que é uma luta dele desde o início do mandato. Ele disse que a obra, que é importante para a população e está em fase de finalização, esta orçada em R$ 600 mil, recursos dos cofres municipais. “Terminando a Mato Grosso o trabalho iniciará na rua Amazonas”, disse.

São Pedro

O vereador comentou sobre as visitas no bairro São Pedro, no segundo distrito, e os problemas na T-11, no acesso à Aracaju, e na T-10, entre a Cruzeiro do Sul e Brasiléia. “A região é prejudicada pela erosão. Conversei com o secretário municipal de Obras, Valdecir Gonçalves, que disse que neste período de estiagem será feito um trabalho na região. As manilhas já estão compradas”, informou.

Regularização Fundiária

Edivaldo Gomes (PSB) parabenizou a secretária municipal de Regularização Fundiária, Leni Matias e sua equipe pelo trabalho que estão realizando para a escrituração dos terrenos de Ji-Paraná. O vereador informou que no dia 6 de junho começa o cadastramento dos moradores do Novo Ji-Paraná, na escola Jardim dos Migrantes.

Creche

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) teve aprovado o requerimento solicitando a informação da possibilidade da construção de uma creche no bairro Valparaíso. “Atualmente os moradores da região estão solicitando a viabilidade de se construir uma creche, sendo que a mesma região compreende um espaço considerável (T-12 a T-19) e ainda não possue uma creche para atender a demanda da população local”.

Homenagem às Mães

Silvia Cristina (PDT) falou na tribuna sobre o importante evento alusivo as mães, que foi realizado no último sábado (16) pela Rede TV, que faz parte do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). O evento teve a parceria da Prefeitura e de várias empresas da cidade. “Conceituou como o maior evento realizado nos últimos anos em prol de mães. Nós recebemos no Gerivaldão mais de cinco mil pessoas. Evento muito festivo e alegre. A Rede TV tem esta postura de fazer eventos constantes o Dia do Bem, que já é um marco, e a festa das mães, que vai entrar para o calendário, além de tantos outros eventos religiosos, de cunho social, festivos que também recebem o apoio da Rede TV”, disse a vereadora.

Entidades filantrópicas

A vereadora disse que conversou com o prefeito Jesualdo Pires na segunda-feira (18) e solicitou mais uma vez uma atenção especial para as entidades filantrópicas, que ainda não receberam convênios para poder trabalhar. Recebi uma resposta positiva de que nesta semana iniciam os processos para que ainda este mês sejam feitos os convênios para as entidades receberem os recursos, que ajudam na manutenção.

Semana de Museus

Silvia Cristina (PDT) parabenizou mais uma ação da Fundação Cultural, a 13° Semana de Museus. Convidou todos para participar na quarta-feira (20) da Implantação da Agenda 3P- Agenda Ambiental na Administração Pública, com a palestrante bióloga Angelita Coelho e mediadora a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Casula, a partir das 14 horas, no Teatro Dominguinhos. “A Agenda 3P é um programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de promover a responsabilidade socioambiental e adoção de procedimentos, referenciais de sustentabilidade e critérios socioambientais nas atividades do setor público a A3P é uma iniciativa que demanda o engajamento individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para a incorporação dos conceitos preconizados, para a mudança de hábitos e a difusão do programa”, informou.

Recapeamento e Centro

A vereadora Silvia Cristina (PDT) teve aprovado os vereadores requerimentos pedindo o recapeamento da rua Vitória Régia, situada no KM 4; Conclusão do recapeamento da rua Dom Augusto, entre avenidas 6 de Maio e Mato Grosso; e Que seja disponibilizado um Centro de Recuperação em Fisioterapia no 1° Distrito.

Caerd

Segunda-feira (18) foi protocolado no Ministério Público documento pelo vereador Lincoln Astrê (PP) e Anderson Exceller (PSD) pedindo para que o MP faça análise para o melhor cumprimento do trabalho da Caerd. Anderson Exceller (PSD) ressaltou que há moradores pagando por ar e que não chega água. Ele destacou que a empresa está levando investimentos de milhões e até o momento não houve retorno em benefícios para a população. “Peço que nós vereadores façamos uma comissão para que possamos lutar para reverter este problema”, falou.

Avenida Brasil

O vereador Anderson Exceller (PSD) teve aprovado o requerimento pedindo que o prefeito busque em conjunto com a equipe de engenheiros da Prefeitura, Detran ou outro órgão público, solução na questão dos estacionamentos de veículos automotor na Avenida Brasil, no bairro Nova Brasília.

Audiência Pública

O vereador Lincoln Astrê (PP) parabenizou o Governo do Estado por fortalecer a Escola do Legislativo. Ele também falou sobre a situação da Caerd. Reuniões realizadas para discutir a falta de água nos bairros foram discorridas e falado sobre recursos que estão sendo utilizados para melhorias e que, até o momento, não houve retorno. O vereador explica que boa parte da verba poderia ser investida na cidade e que gostaria que uma prestação de contas fosse feita na tribuna. Lincoln destacou que vai pedir uma audiência pública sobre este assunto e sobre a Eletrobras.

Requerimentos

O vereador Lincoln Astrê (PP) teve aprovado os requerimentos solicitando que seja efetuado concurso público da Semosp para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores da Prefeitura de Ji-Paraná; Início da reforma do Feirão do Produtor, do primeiro distrito; e Reiterou os requerimentos pedindo que seja efetuado o pagamento do piso salarial a todos de direito (inclusive, orientadores e supervisores) em Ji-Paraná, conforme Lei 11.738, art.2°§2°; e Que seja elaborado e enviado para a Casa de Leis, Projeto de Lei concedendo Licença Prêmio em pecúnia aos funcionários públicos municipais, do Poder Executivo.

Amarelo

Edilson Vieira (PMDB) falou que esteve na Ciretran quando conheceu mais a campanha “Amarela, pela vida do ser humano”. “O amarelo é o alerta para parar, mas nem sempre acontece. Estão acontecendo muitas imprudências, principalmente por esta falta de consciência e pressa”, ressaltou.

Obras

O vereador também parabenizou a administração e Secretaria de Obras pelo trabalho no município. “Há muitos problemas ainda, mas vemos que a administração está se esforçando. É uma realidade de 30 anos que precisa ser modificada”, pontou o vereador. Ele fez o pedido para que a Secretaria também faça o recapeamento na rua 6 de Maio.

Governo

O governador Confúcio Moura foi novamente elogiado na fala do vereador Joaquim Teixeira (PMDB) pela entrega de três mil títulos da Regularização Fundiária. O vereador também detalhou ações do DER no estado.

50 ANOS

Este ano a Assembleia de Deus completa 50 anos em Ji-Paraná. Joaquim Teixeira (PMDB) ressaltou que é um grande trabalho que está sendo feito em Ji-Paraná. “No dia 23 haverá uma carreata que passará pelo 1º e 2º Distrito e no dia 30 e 31 haverá uma grande festividade”, informou Joaquim.

Iluminação

O vereador teve aprovado o requerimento pedindo a iluminação pública na rua Edson Lima do Nascimento em toda sua extensão. “É indispensável que se faça a iluminação pública desta rua, visando proporcionar aos moradores mais segurança e dignidade para se locomoverem”, salientou.

Edilson Vieira

Joaquim Teixeira (PMDB) também parabenizou o vereador Edilson Vieira, que fez aniversário ontem (18). “Faço questão de desejar votos de felicidade a este homem que faz um trabalho tão eficiente na Casa”, destacou.

Melhorias

Na Sessão foram aprovados os requerimentos da vereadora Márcia Regina (PT) solicitando a construção de um Centro de Educação Infantil no Bairro São Francisco; Que Poder Executivo realize Audiência Pública para discutir a municipalização/reordenamento, com recorte específico a Educação do Campo; Elaboração de forma democrática o Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; e reiterou o requerimento pedindo a realização de reforma no passeio público no entorno do colégio José Francisco, atendo a solicitação dos munícipes moradores dos bairros Dom Bosco, Casa Preta e Parque São Pedro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*