Informe da Câmara dos Vereadores de JI-Paraná/RO

Sessão

A 14ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (2), foi presidida pelo presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Setor Chacareiro e Novo Ji-Paraná

Edivaldo Gomes (PSB) comentou na tribuna que há boatos de que o prefeito Jesualdo Pires estaria cobrando pela Regularização Fundiária no Setor Chacareiro ou Vila Agrícola, mas que isso não é verdade. O vereador falou que o município começa nos próximos dias fazer o cadastramento para obtenção do Título Definitivo no bairro Novo Ji-Paraná.

 

Rural Show

O vereador salientou que o comércio teve um aumento grande nas vendas com a 4ª edição da Feira Rondônia Rural Show. O edil também falou que, em conversa reservada com o governador Confúcio Moura (PMDB), agradeceu o trabalho no município. Edivaldo pediu apoio para que os vereadores façam um documento coletivo para conceder honraria ao governador.

 

Recapeamento

Jesualdo Pires (PSB) também fez parte dos agradecimentos de Edivaldo Gomes (PSB) na tribuna, pelo recapeamento da Mato Grosso e obra na rua Amazonas. “Se as coisas estão acontecendo é porque o prefeito tomou a frente e fez acontecer”. Edivaldo também parabenizou o secretário de obras, Waldecir Gonçalves.

 

Requerimentos

Edivaldo Gomes (PSB) teve aprovado os requerimentos solicitando bloqueteamento para a rua Pato Branco, na frente da Creche Zilda Arns, no bairro Parque São Pedro; recuperação da rua Cruzeiro do Sul, no bairro Jorge Teixeira na altura da T-28; e recuperação da rua São Cristóvão no bairro Jardim dos Migrantes.

 

50 Anos Assembléia e Asfalto

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) agradeceu a todos os participantes da festa em comemoração aos 50 anos da Assembleia de Deus em Ji-Paraná. O edil disse estar feliz em ver assinada a Ordem de Serviço para o término dos 50 quilômetros de asfalto em Ji-Paraná e agradeceu o governador Confúcio Moura (PMDB).

 

Saúde

Joaquim Teixeira (PMDB) disse na tribuna que o senador Valdir Raupp (PMDB) reforçou que há recursos no montante de um milhão e quinhentos mil reais para a Saúde.

 

 

Val Paraíso

Visando atender as reivindicações da população Joaquim Teixeira (PMDB) apresentou requerimento pedindo ponte ou galeria de concreto na rua Angelim (T-18), entre ruas Boa Vista (K-0) e Amapá, no bairro Val Paraíso. O requerimento foi aprovado pelos vereadores.

 

Requerimentos

O vereador Lincoln Astrê (PP) destacou na tribuna sobre seus requerimentos aprovados pedindo construção de passarela na rua 6 de Maio, com avenida Transcontinental; e a reiteração dos requerimentos pedindo passarelas na rua 22 de Novembro, com avenida Transcontinental; no Viaduto; e na rua Menezes Filho, com avenida Transcontinental.

 

Energia

Lincoln Astrê (PP) falou sobre a alta taxa de tarifa elétrica paga no Estado de Rondônia e que será realizada uma Audiência Pública para debater sobre este problema. “Fiz um estudo e nos últimos 14 meses a energia elétrica subiu 68% no Estado, segundo empresas que realizam pesquisas”, informou o vereador.

 

Caerd

O vereador comentou sobre a falta de água no município de Ji-Paraná e que a Caerd não cumpriu, como deveria, o acordo feito com os vereadores e Ministério Público. “A Caerd não trabalha a favor da população. Fiz vários requerimentos e solicitei da Caerd o valor de arrecadação e o real investimento na cidade e até hoje não recebi a resposta. Hoje pedi providência do Ministério Público, pois ninguém aguenta mais ficar sem água”, afirmou.

 

Ponto de Ônibus e Redutor de Velocidade

O vereador Júnior do Postinho (DEM) teve aprovado os requerimentos pedindo um ponto de ônibus com cobertura na rua T-16, entre a rua Curitiba, no bairro Nova Brasília; e Redutor de velocidade na avenida 2 de Abril, próximo ao Sesc, no bairro Urupá.

 

APAC

Márcia Regina (PT) parabenizou na tribuna o Ministério Público pela realização do Seminário de Estudos sobre Método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que aconteceu no último final de semana em Ji-Paraná.

 

Redução da Maioridade Penal

A vereadora comentou sobre o seu requerimento aprovado solicitando uma Audiência Pública para discutir a Redução da Maioridade Penal, em pareceria com o Regional Centro, Projeto Padre Ezequiel, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA), Ministério Público, entre outros.

 

Igarapé Pintado

Márcia Regina (PT) ressaltou sua alegria quanto ao Igarapé Pintado. “Pautei este assunto desde 2009, nem tudo foi feito, mas é inegável a contribuição desta Casa e minha contribuição para a mudança e para a realidade que é hoje o Igarapé Pintado”, salientou.

 

 

Feira de Agronegócio

Joziel Carlos de Brito (PMDB) parabenizou o governador Confúcio Moura (PMDB) pela quarta edição da Rondônia Rural Show, que foi muito importante para o estado e para o município de Ji-Paraná. O edil parabenizou, também, os deputados estaduais pela realização da Sessão Itinerante durante a feira de agronegócio.

 

Assembleia de Deus

O vereador parabenizou Edilson Vieira (PMDB) pela iniciativa da Sessão Solene dos 50 anos do Jubileu de Ouro da Igreja Assembleia de Deus de Ji-Paraná, que aconteceu na última quinta-feira (280, com a presença de diversas autoridades no plenário da Câmara.

 

Bandeiras

Joziel Carlos de Brito (PMDB) declarou em seu discurso que defende três bandeiras: do Marcos Rogério (PDT), Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (PMDB) e detalhou investimentos feitos pelos parlamentares federais no município.

 

Meio Ambiente

Na segunda-feira (1°) começou o Dia do Meio Ambiente, por isso, Paulo Moura (PSB) parabenizou a secretária da pasta, Kátia Casula, e falou sobre a importância da data e cronograma do evento para a semana.

 

Passarela

Paulo Moura (PSB) também destacou que as passarelas na BR 364 já estão contempladas desde reunião em junho do ano passado, que contou com a participação dele e da vereadora Márcia Regina (PT). O vereador Lincoln Astrê (PP) pediu a palavra para defender que também fez a solicitação ao Dnit, desde que iniciou o mandato em 2013. Já o vereador Lorenil Gomes (PSC) destacou que a ação é coletiva, embora seja uma demanda assumida por Márcia e Paulo. O vereador Paulo Moura encerrou o discurso convidando a todos a participar de reunião hoje às 14 horas na Semed sobre Mobilidade Urbana.

 

Convenções

“Ji-Paraná se transformou no polo de convenções de nosso estado”, pontuou Anderson Exceller (PSD), que agradeceu o governador e o ex-deputado Anselmo de Jesus. O edil também ressaltou que haverá a Expojipa e a Calcenorte.

 

Falta de Água

A falta de água nos bairros também foi tema do discurso do vereador Anderson Exceller (PSD). “É criminoso o que a Caerd está fazendo no nosso município”. Ele detalhou sobre contas de água que são pagas e sem retorno e sobre o investimento para a troca de adutoras. Ele pediu para que os membros do Legislativo municipal o apoiem, pois vai levar o caso ao Ministério Público.

 

Homenagem

Jessé Bitencourt (PDT) parabenizou o governador Confúcio Moura pela Rondônia Rural Show e também ressaltou a autoria do vereador Edilson Vieira (PMDB) por homenagear a Assembleia de Deus. “Parabéns aos vereadores presentes e aos pastores, em nome do pastor Sadraque Muniz, pela organização”, completou.

 

Biancão

O estádio Biancão terá quase meio milhão para reforma, via emenda do deputado Airton Gurgacz (PDT). “Faz tempo que aquele estádio precisa de melhorias para comportar os grandes eventos e o aumento populacional, e agora chegou a hora”, disse Jessé Bitencourt (PDT).

 

Pela Vida

Lorenil Gomes (PSC)agradeceu a Deus pela vida dos vereadores Júnior do Postinho (DEM) e Lincoln Astrê (PP), e do motorista. “Foram a Porto Velho para participar de uma audiência pública, em busca de melhorias e estão aqui, graças a Deus, para continuar o trajeto no legislativo”, falou.

 

Agronegócio

Ji-Paraná é oficialmente a Capital do Agronegócio de Rondônia, título dado pela Assembleia Legislativa. A afirmação foi do vereador Lorenil Gomes (PSC) que parabenizou o idealizador Nilton Cezar Rios (PSB). Lorenil disse que durante a Feira não havia vagas nos hotéis e que a valorização de Ji-Paraná comercialmente surpreendeu.

 

Recapeamento e Cascalhamento

O vereador Adilson do Sesp (PTB) teve aprovado os requerimentos pedindo ao Poder Executivo que seja realizado recapeamento asfáltico da rua 22 de Novembro, entre avenida Transcontinental e Dom Bosco, no bairro Casa Preta; e Cascalhamento da rua Dom Bosco, no bairro Casa Preta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*