Ji-Paraná fará campanha de Multivacinação a partir do dia 16 de julho

A atualização da vacinação Tríplice Viral para os adultos será feita conforme o calendário do Ministério da Saúde.
A atualização da vacinação Tríplice Viral para os adultos será feita conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Não é apenas a criança que precisa das vacinas para ser protegida de diversas doenças. O adulto também deve estar em dia com a vacinação. A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, anunciou que a partir do dia 16 de julho será iniciada a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacina. A população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para verificar qual vacina precisa receber independente da idade.

“Quem está com o cartão desatualizado pode colocar em risco não só a própria saúde como as das crianças, que são mais vulneráveis. Os adultos precisam tomar ao menos vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano”, esclareceu a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ji-Paraná, Emanoela Sousa.

O Ministério da Saúde decidiu alertar a população para a preocupação com as vacinas, por conta de uma morte por sarampo registrada recentemente em Manaus (AM) e de casos da doença registrados em Rondônia.

Emanoela Sousa explicou ainda que a situação de Ji-Paraná não é preocupante em relação ao Sarampo. “Mas as pessoas devem procurar a vacina por precaução. A pouca procura não ajuda a alcançar as metas exigidas pelo Ministério da Saúde”, disse a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

As Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e a Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) previstas para agosto, também foram antecipadas pelo Governo Federal. A partir do dia 16 de julho todas as crianças de um até quatro anos de idade também devem ser levadas às salas de vacinação para receber as doses.

De acordo com o diretor da Divisão de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Rafael Araújo, a atualização da vacinação Tríplice Viral para os adultos será feita conforme o calendário do Ministério da Saúde. “São duas doses com intervalo mínimo de 30 dias até 29 anos, e uma dose única de 30 a 49 anos. Para os profissionais de saúde são duas doses, independente da faixa etária, conforme a situação vacinal da pessoa”, explicou Rafael.

As salas de vacinas em Ji-Paraná funcionam nas 12 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 ás 13h30.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*