Ji-Paraná inicia processo de Planificação na Rede Básica e Especializada de Saúde

O Prefeito Municipal de Ji-Paraná, Marcito Pinto (PDT), participou hoje (16), do lançamento oficial da Planificação da Atenção Primária à Saúde, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Participaram do evento prefeitos, secretários de saúde, coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, enfermeiros, diretores das Unidades Básicas de Ji-Paraná e de 23 municípios da Região Central, Vale do Guaporé e Cone Sul de Rondônia.

A Planificação é um projeto de fortalecimento da Atenção Básica nos municípios, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e Governo do Estado. Envolve a gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada.

Para o Prefeito Marcito Pinto, a reorganização veio em um momento oportuno. “Nós reestruturamos e informatizamos todas as Unidades Básicas de Saúde de Ji-Paraná. Daremos todo o apoio necessário para que a planificação seja uma realidade. Afinal, sabemos que temos que avançar mais para melhorar o atendimento”, ressaltou.

O Governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), participou do evento e ressaltou a importância de ter um processo contínuo de melhorias na saúde. “Queremos melhorar a qualidade da saúde da população e os indicadores de mortalidade materna e infantil em todos os municípios. Vamos abraçar essa causa que irá causar impactos positivos”, enfatizou o governador.

Durante a cerimônia, os prefeitos assinaram um tempo de compromisso, pactuando responsabilidades entre gestão municipal, estadual e o CONASS. Até o fim do ano, Ji-Paraná, Jaru e São Miguel do Guaporé sediarão oficinas, tutorias e capacitações de curta duração para as equipes de saúde e técnicos dos municípios. A expectativa é envolver três mil profissionais da saúde que atuam nessas regiões.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Renato Fuverki, a Planificação é a oportunidade de rever o que tem sido feito e planejar o que pode melhorar. “Nós faremos um levantamento para saber quais ajustes precisam ser feitos na saúde de Ji-Paraná. Com isso faremos a uniformização dos procedimentos da saúde na Atenção Básica. Elas devem ser a principal porta de entrada do sistema SUS, aumentando a qualidade do atendimento dos nossos usuários”, explicou o secretário.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Luis Eduardo Maiorquin, a planificação começou em 2017 na região de Cacoal. Agora a meta é que até 2019 todo o Estado de Rondônia esteja planificado. “Fico muito feliz em ver os gestores engajados. Um dos municípios que será destaque nessa implantação é Ji-Paraná. A saúde daqui é uma referência no Estado”, finalizou o secretário Maiorquin.

O evento contou com a presença do Consultor do CONASS, Eugênio Vilaça. Autor de livros que tratam da necessidade de promover mudanças no modelo de atenção à saúde, falou sobre os resultados positivos que Rondônia terá com a implantação desse projeto. “Após a planificação, nenhuma unidade básica de saúde terá fila. Vai existir um método chamado Bloco de Horas, onde o usuário marcará a consulta médica. É algo possível, pois esse processo não exige mais dinheiro e grandes investimentos, exige só mudar os processos de trabalho”, disse Vilaça.

O evento continua até quarta-feira com oficinas e palestras na Unijipa. Participarão profissionais de 24 municípios, que multiplicarão as informações nas unidades onde atuam.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*