Ji-Paraná terá a 3ª Festa do Tambaqui

foto-tambaqui-04A Associação dos Produtores Rurais da Linha 208 (Aprodol), em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná, Emater e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) está finalizando os últimos preparativos para a realização da 3ª Festa do Tambaqui. O evento que já está se tornado tradicional no município será realizado nos próximos dias 5 e 6 de setembro, na Linha 208, Km 10, zona rural de Ji-Paraná.

A intenção é divulgar a gastronomia à base do Tambaqui, um peixe nativo da Amazônia, que representa mais de 90% da produção de pescado em Rondônia, sendo um dos três principais itens da agroeconomia rondoniense, sendo criado em mais de oito mil propriedades rurais.  Além de vários pratos feitos a base de tambaqui, a festividade terá ainda apresentações culturais e de lazer.

O evento deste ano beneficiará os produtores associados a duas entidades rurais, a APRODOL e a ASSIZA, Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Santa Izabel. É que a Prefeitura de Ji-Paraná, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), fará a entrega oficial de dois tratores aos membros dessas associações.

Os tratores foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Anselmo de Jesus (PT) com contrapartida do município, no valor total de 311 mil.  Com essa verba também foi adquirido um caminhão, uma plantadeira e uma grade hidráulica. Esses outros equipamentos ainda serão entregues.

Segundo a Secretária Municipal de Agricultura, Cláudia de Abreu, a política adotada pela Semagri visa o fortalecimento dos produtores e esses equipamentos irão contribuir para o trabalho diário para essas duas associações.

“São implementos que irão contribuir com a agricultura familiar do município. A Semagri busca cada vez mais melhorar a vida do homem no campo, de uma forma que eles obtenham sustento com suas plantações, valorizando e estimulando a comercialização de seus produtos”, afirmou Cláudia.

Outro beneficio conquistado pelos produtores é o Cartão “Mais Calcário”,  fornecido pela Secretaria de Estado da Agricultura –Seagri e que garante ao município de Ji-Paraná mil toneladas de calcário. Essa quantidade possibilita que a Prefeitura atenda até 400 produtores da agricultura familiar sem custo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*