Laerte assegura construção de Linhão para atender municípios da BR-429

O deputado Laerte Gomes (PSDB) obteve no Ministério das Minas e Energia a garantia de que em no máximo 60 dias será feito o processo licitatório para a construção do Linhão de transmissão de energia elétrica que atenderá toda a BR-429, seguindo de Presidente Médici até Costa Marques.

O ministro interino, Paulo Pedrosa, assegurou ao deputado Laerte que em no máximo dois anos a obra será iniciada, mas afirmou que fará o possível para começar o trabalho antes de um ano e meio.

Na reunião, o parlamentar explicou a importância de o governo federal construir o Linhão interligando o eixo da BR-364 até o Vale do Guaporé, citando que milhares de pessoas esperam por energia confiável para assegurar o desenvolvimento da região, gerando emprego e renda.

Laerte Gomes lembrou ao ministro que a energia atualmente é gerada por motores, devido à inexistência do Linhão, gerando poluição e impedindo investimentos.

“A produção é muito grande no eixo da BR-429, mas sem energia confiável é impossível atrair indústrias. Com o Linhão, será possível gerar postos de trabalho e aquecer a economia de toda a região”, afirmou o deputado.

Ele também reconheceu o esforço do atual governo para conter gastos desnecessários e retomar o crescimento do Brasil, explicando que a construção do Linhão está dentro dessas medidas.

“Se na administração que saiu não tivesse existindo tantos desmandos, poderia sobrar recursos para que a área da BR-429 já tivesse sido atendida”, afirmou.

O deputado também disse ser inadmissível que em um Estado onde é gerada energia para atender grandes centros consumidores, municípios fiquem à mercê de motores.

“Foram negociadas tantas coisas com as usinas, como compensação pelo estrago causado em Rondônia, mas não se falou de um Linhão para atender a população que reside ao longo da 429”, acrescentou.

Laerte Gomes seguiu para Brasília acompanhado de uma comitiva de moradores de Alvorada do Oeste. Na comissão, a vice-prefeita eleita, Carla Marceli (PSB), representou o prefeito eleito, professor Walter Silva (PMDB). O parlamentar agradeceu ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e à deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), que seguiram com o grupo até o gabinete do ministro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*