Marcos Rogério tenta liberar comércio de carne com o Japão

A proposta está sendo discutida por grupo de parlamentares, liderados pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e o senador Marcos Rogério (DEM-RO), em visita oficial ao Japão.

Em reunião com o vice-primeiro-ministro e ministro da Economia, Taro Aso, parlamentares deram início às tratativas para retomar acordos comerciais para a importação de carne bovina brasileira. Esse acordo de parceria econômica, na avaliação do governo brasileiro, será um estímulo não só para o comércio entre os dois países, como também para os investimentos japoneses diretos no Brasil.

“Contamos com o apoio do Governo japonês para superar barreiras ao acesso das exportações do agronegócio brasileiro ao mercado japonês. A nossa proposta foi bem recebida e estamos otimistas”, adiantou o senador Marcos Rogério.

O embaixador Eduardo Sabóia e o diplomata Orlando Leite Ribeiro, secretário executivo do MAPA, também participaram de uma das reuniões e se mostraram confiantes com as negociações.

De acordo com o senador, paralelamente às tratativas parlamentares, o governo brasileiro trabalha na apresentação de dados técnicos, especialmente, informações sanitárias sobre o rebanho brasileiro, principal preocupação das autoridades locais.

Durante a reunião, Marcos Rogério defendeu ainda negociações para um acordo do Japão com o MERCOSUL. “Nossa intenção também é iniciar as negociações para um acordo entre MERCOSUL e Japão. Eu propus e a proposta foi bem recebida. O Japão negocia melhor em bloco. E como o Brasil é líder do bloco, esse acordo de livre comércio é estratégico para nós”, concluiu o democrata.

Além de Marcos Rogério e Kim Kataguiri, também participam da missão oficial os deputados federais Marcel Van Hattem, Luisa Canziani e Filipe Barros. Compõem ainda a comitiva Martin César Kalkmann (PP), prefeito de Ivoti/RS, Marcelo Pereira, Superintendente-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional (SAP) da SUFRAMA, Leonardo Riodades Daher Santos, presidente do Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará, Alexandre Marcel Kuster Guimarães, Secretário-adjunto da Casa Civil do Estado do Paraná e Thales Castro, cônsul da República de Malta em Recife, presidente da Sociedade Consular de Pernambuco e Professor da Universidade Católica de Pernambuco.

Encontro com embaixador

Nessa quarta-feira (11/02), a delegação brasileira #JuntosJapão!! foi recepcionada pelo Embaixador e Diretor-Geral dos Assuntos da América Latina e Caribe do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (MOFA), Sr. Takahiro Nakamae, num jantar com o Embaixador do Brasil no Japão Eduardo Sabóia, para tratar das relações entre os dois países e dar as boas-vindas aos jovens políticos e intelectuais brasileiros que compõem a comitiva de intercâmbio.

Durante o jantar, Nakamae explicou da confiança que o Japão precisa retomar nas relações com o Brasil, entre elas a segurança jurídica para as relações comerciais e de investimento, citando o México como um exemplo de superação nesse relacionamento recente.

Marcos Rogério citou o tratamento diferenciado que a ZFM tem, assim como no México, para a atração de investimentos e a necessidade de o Brasil tê-la como a Zona Franca do Brasil!, não permitindo que se perca investimentos para outras nações diante das vantagens competitivas e comparativas da ZFM, que é composta por cinco estados da Federação, que representam mais de 30% do território nacional. “Nesse aspecto, as parcerias com o Japão podem se dar na área comercial, industrial, serviços tecnológicos e no agronegócio. A ZFM é responsável por faturar para o mercado interno mais de R$ 93 bilhões por ano”, explicou o democrata.

Custo da viagem oficial

As despesas da viagem foram integralmente pagas pelo governo japonês.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*