Margens do Urupá e Machado arborizadas

O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), atenderá o presidente da Câmara de Vereadores, Nilton Cezar Rios (PSB), autor de propositura, aprovada por unanimidade na Casa de Leis, para elaboração do projeto de arborização das margens dos rios Machado e Urupá, no perímetro urbano do município.

A informação foi prestada ao vereador pelo diretor de Limpeza Urbana, Eloi João Rodrigues, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Também fará parte do projeto, a titular da Secretaria de Meio Ambiente, Kátia Casula. Segundo Eloi, a arborização tem previsão para começar em 60 dias.

A propositura de nº 87 foi aprovada na 7ª Sessão Ordinária de 2014, em abril, quando todos os vereadores votaram a favor. “Agradeço aos meus colegas por terem analisado e chegado à conclusão que a decisão favorável trará mais um adendo positivo para o visual e saúde ambiental do nosso município. Também cumprimento o prefeito Jesualdo Pires e equipe, que analisaram a propositura e os meios para que fosse colocada em prática em 2015”, declarou.

Em reunião na Câmara hoje (28), com Nilton Cezar Rios e o vereador Lincoln Astrê (PP), o diretor Eloi Rodrigues explicou sobre alguns dos procedimentos para execução do plano. “Serão plantadas palmeiras e árvores frutíferas e vamos começar próximo à ponte sobre o rio Machado. O lado que corresponde à obra de Revitalização do Complexo Beira Rio Cultural será deixado por último, pois neste projeto já está prevista a arborização, mas assim que terminar verificaremos se há a necessidade do plantio de mais mudas ”, ressaltou Eloi.

Lincoln Astrê enfatizou que quando analisou o projeto em abril já tinha um vislumbre do benefício para os ji-paranenses, mas com os detalhes repassados por Eloi, teve a certeza que a adição ao município será maior. “Aprovei o projeto no ano passado e tenho que congratular meu colega Nilton Cezar Rios pela iniciativa e estender os parabéns para a prefeitura, ao diretor Eloi e Kátia Casula”, disse.

“Com a ocupação territorial e o desenvolvimento urbano, houve ações que prejudicaram o meio ambiente, como o desmatamento das florestas, e principalmente das matas ciliares, que tem a função de proteger o meio ambiente. Com o reflorestamento das margens dos rios, permanecerá a conservação dos barrancos dos rios, o que vai garantir a continuidade das espécies na fauna e flora, além do mais, os frutos e sementes das árvores plantadas vão garantir alimentos aos mais variados tipos de animais silvestres”, justificou Nilton.

 

VANDALISMO

No trabalho, Eloi Rodrigues explicou que será feito o plantio e manutenção, mas que se não houver apoio da comunidade, o serviço pode ser comprometido. “Há muitos casos de vandalismo e furto das mudas que plantamos. Na BR 364, por exemplo, plantamos e muita gente leva. Atrapalha muito. Pedimos então que todos participem e ajudem na conservação”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*