Marinha Raupp pede urgência no processo de habilitação do Hospital do Câncer da Amazônia

Nesta quarta-feira (13), a deputada federal Marinha Raupp esteve com o coordenador do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Sandro José Martins, para acompanhar o andamento da habilitação/credenciamento da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital do Câncer da Amazônia, em Porto Velho, que começou atender a população parcialmente no início de agosto.

A deputada pediu urgência na análise documental que foi protocolada no último dia 30 de agosto, na Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério, responsável técnica por avalisar a habilitação. Na segunda-feira (11), Marinha Raupp, o senador Valdir Raupp e o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, estiveram com o secretário-adjunto da Saúde do Estado de Rondônia, Dr. Eduardo Maiorquim, dando continuidade as tratativas para o credenciamento.

A reunião, que também contou com a participação do diretor do Hospital Barretinho, em Porto Velho, Jean Negreiros, resumiu todo trabalho feito na Sesau para se adequar as portarias do Ministério da Saúde e a finalização do Termo de Referência, que seria o contrato da Sesau com a Fundação PIO XII, necessário para o Ministério habilitar o Hospital.

Marinha Raupp destacou que quanto mais breve seja habilitado o hospital, maior será a abrangência e o atendimento integral para população de Rondônia e de toda Região Amazônica. “Vamos acompanhar diariamente até que a portaeria seja publicada”, enfatizou a deputada.

Jean Negreiros ressaltou o apoio da deputada em agilizar todo processo e da Sesau em colocar à disposição a estruturua da rede estadual para complementar os serviços que o Hospital de Câncer não tem nessa primeira fase de inauguração. “Essa cedência de espaço atendeu os critérios das portarias para dar direito a habilitação. Agora é aguardar”.

Desde o 1º de agosto o Hospital está funcionando com consultas, tratamento com quimioterapia e coletas de sangue. O atendimento de todas as etapas do tratamento de câncer assegura que o paciente possa passar por este momento difícil perto de sua família.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*