Marinha Raupp vistoria áreas atingidas por chuvas em Espigão do Oeste e distrito de Riozinho, em Cacoal

O Município de Espigão do Oeste está em situação de emergência devido às fortes chuvas dos últimos dias. Por isso, nesta quinta-feira (16), a convite do prefeito Nilton Caetano, a deputada federal Marinha Raupp esteve vistoriando diversos trechos atingidos. A visita precedeu uma reunião técnica com secretários municipais e engenheiros na sede da Prefeitura. Além de Espigão, o distrito de Riozinho, em Cacoal também está em situação preocupante.

 

“Viemos fazer uma primeira avaliação pós chuva para identificar in loco a real situação da população e definir quais medidas a curto, médio e longo prazos precisam ser tomadas. Já contatamos o ministro da Integração, Helder Barbalho e sua equipe técnica. A intenção é que com o apoio do Governo Federal, o Departamento Nacional de Proteção e Defesa Civil possa auxiliar a equipe da Prefeitura, orientando o processo que deve ser adotado em situações de emergência como esta”, informou a deputada.

 

Marinha Raupp também alertou para a importância de se criar uma Defesa Civil local, que tem como principal atribuição conhecer e identificar os riscos de desastres no município. “Será fundamental para poder se antecipar aos fenômenos naturais como enchentes e outras ocorrências. Não podemos evitar, mas se estivermos melhor planejados, poderemos agir imediatamente. Nosso principal objetivo é resguardar as vidas e atender prontamente a população. Contem comigo e com o senador Valdir Raupp para, além de destinar emendas, viabilizar os programas e melhorias que nossos cidadãos rondonienses merecem”, reafirmou.

 

As chuvas alagaram estradas, levaram pontes em várias linhas no Município e deixaram algumas comunidades isoladas. Muitos moradores da zona rural relataram o transbordamento de rios e córregos, passando por cima de estradas e comprometendo a trafegabilidade. Um dos pontos registrados foi na Linha 5, onde o rio Ribeirão cobriu toda a estrada.

 

Participaram da reunião os secretários municipais Marcelo Brandão (Agricultura), Adriano Fernandes dos Santos (Obras), a coordenadora de Planejamento, Valdineia Vaz Lara, além de técnicos.

 

Cacoal – No distrito Riozinho cerca de 40 famílias foram diretamente afetadas pela cheia. A deputada Marinha Raupp também esteve visitando a comunidade local. Além do distrito, os bairros Santo Antônio, Liberdade e Industrial, na cidade, também apresentam áreas alagadas, resultado das cheias dos rios Riozinho e Machado, em Cacoal. “É importante as pessoas ficarem atentas ao nível da água e vamos trabalhar junto com a prefeitura, governo do estado e governo federal para minimizar os estragos causados a nossa população”, reforçou a parlamentar.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*