Ministro determina urgência para normalizar energia em Rondonia e Acre

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, instou os órgãos do setor elétrico a acelerarem as análises e as providências relativas às quedas de energia dos últimos dias ocorridas em Rondônia e no Acre, para que a solução seja implantada com a urgência que o caso requer. “Já determinei à Eletrobras  que resolva de imediato o funcionamento da Termonorte,  já solicitei à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que dialogue com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com os agentes  do sistema para ter um diagnóstico preciso do problema. E solicitei ao ONS que implemente as soluções emergenciais e as estruturais, para normalizar o atendimento à população”,  afirmou Braga.

No fim da tarde, o ministro recebeu em audiência o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que tratou do assunto, e informou sobre as providências que havia requisitado. O diagnóstico preliminar é de instabilidade na rede de transmissão, e não escassez de geração de eletricidade, pois as usinas em Rondônia geram muito mais energia do que o Estado necessita. Apesar disso, Uma das hipóteses técnicas levantadas é a de que uma eventual geração local  poderia ser utilizada para dar mais estabilidade ao sistema, enquanto o diagnóstico definitivo está em andamento. Essa geração deverá ser fornecida pela usina termelétrica Termonorte, localizada em Porto Velho (RO).

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia

1 Comentário

  1. Quem criticou o secretário-chefe da Casa Civil Emerson Castro por ter colocado em dúvida do porquê dos apagões em Rondônia e, ainda, por ter buscado pressionar autoridades para uma solução do problema, pode agora continuar fazendo críticas, em seu quarto, com ar-condicionado ligado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*