Morre do coração o médico Demétrio Bidá

Demétrio Bidá e negrinha Bidá: um amor que atravessou o tempo.

Roberto Gutierrez – Morreu hoje, aos 77 anos de idade, vítima de enfarte o médico de Ji-Paraná Demétrio Bidá. Ele estava na UTI do HCH desde a última quarta-feira à noite quando havia sofrido um enfarte em casa.  Hoje o coração de um dos médicos pioneiros de Ji-Paraná não resistiu. Bidá morreu às 6h50. 

Paranaense de Apucarana, Bidá chegou a Rondônia recém-formado em 1973, vindo de Manaus, e foi trabalhar no projeto de colonização do Incra, em Ouro Preto como Médico a convide de Assis Canuto, que comanda o projeto. Bidá também tinha um contrato na Vila da Rondônia, para onde se mudou logo quando voltou a Manaus para se casar com Negrinha Bibá, com quem teve cinco filhos.  

Doutor Demétrio, junto com o também médico Claudionor Roriz, recém-chegado do Ceará, construíram o primeiro hospital de Ouro Preto – o Santa Helena.  

Na Vila de Rondônia Bidá construiou o hospital Santa Mônica, que não existe mais. A localização dele era ao lado ode fica hoje o Hotel Maximu’s – segundo Distrito. Já, o Santa Helena, de Ouro Preto, ficava onde hoje funciona o Hospital Mater Dei.  

Bidá foi vereador por Ji-Paraná. Por duas vezes foi suplente de deputado estadual e era muito respeitado e querido pela classe médica de Rondônia. Demétrio sempre foi um cidadão dinâmico e participou de muitas ações importantes para o desenvolvimento de Ji-Paraná. Aos 77 anos, nunca deixou de trabalhar. Fazia plantão em Presidente Médici e em JI-Paraná no HM. 

O patriarca da família deixa mulher, cinco filhos e nove netos. O velório acontece na Loja Maçônica Acácias, próximo à Ulbra, em Ji-Paraná. O enterro será domingo à tarde no cemitério da Saudade. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*