Notícias do Legislativo de Ji-Paraná

 

Poder Legislativo 24ª Sessão Ordinária

A 24ª Sessão Ordinária aconteceu na manhã desta terça-feira (17), com as aprovações de vários requerimentos e encaminhamentos de indicações. Um dos requerimentos aprovados foi o do presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) e da vereadora Márcia Regina (PT) solicitando ao prefeito Jesualdo Pires (PSB) que seja realizada a recuperação do travessão que liga a Linha Santa Rita a Linha Universo. 

Objetivo

“A finalidade é oportunizar aos moradores desta região o fácil acesso. Vale ressaltar a sua importância visto que as duas comunidades são solidárias entre si na realização de festas, atividades beneficentes e outros, e com a recuperação do travessão a distância será muito menor”, afirmaram Márcia Regina e Nilton Cezar.

Benefícios

O presidente da Câmara, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) indicou a recuperação da rua Rio Jaru no bairro Casa Preta, devido às necessidades encontradas pela população e com esta solicitação atendida, beneficiará todos os moradores e usuários; Pavimentação asfáltica da rua São Paulo, entre as ruas Castelo Branco (T-1) e a rua Idelfonso Raimundo da Silva (T-3); Construção de um campo de futebol suíço na Linha 12 do KM 09 em Ji-Paraná; Pavimentação da estrada Principal da Linha Santa Rita até o travessão que dá acesso a estrada do aeroporto e Setor Riachuelo, entre outras. 

Unir

Na tribuna, Márcia Regina (PT) comentou que hoje (17), às 19 horas, acontece a Audiência Pública para debater proposta de criação de nova Universidade Federal no Estado de Rondônia, no auditório do campus da Unir em Vilhena. “Na reunião serão apresentados e discutidos os argumentos expostos no documento Manifesto de Ji-Paraná, onde a comunidade acadêmica do município pede o desmembramento da Unir”, informou a vereadora. 

Respostas

Márcia Regina (PT) falou na tribuna sobre a resposta do Poder Executivo para o seu requerimento solicitando construção de salas de descanso nas escolas localizadas na zona rural, para atendimentos aos professores que exercem suas atividades. “O Poder Executivo informou que será acrescentado ao projeto de reforma e ampliação das escolas rurais”, disse a vereadora. E sobre os requerimentos pedindo a reforma nas instalações da Escola Municipal Ruth Rocha e reforma e ampliação da Escola Municipal Adão Valdir Lamota. “O Poder Executivo respondeu que já esta em processo de licitação a reforma e ampliação das referidas escolas”, disse. 

Ciretran

A Sessão teve a participação do chefe da Ciretran de Ji-Paraná, Adilson dos Santos que falou sobre os investimentos que estão sendo realizados para melhorar o trânsito no município e sobre a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada de 18 a 25 de setembro. Os vereadores parabenizaram o trabalho que esta sendo realizado pela equipe da Ciretran.

Recuperações

O vereador Anderson Exceller (PSD) encaminhou indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando pavimentação da rua Santa Clara, entre as ruas das Seringueiras (T-14) e Ipê (T-17) no bairro Cafezinho; Recuperação na ponte da rua Calama no bairro Duque de Caxias; Recuperação da Ponte na rua Princesa Izabel no bairro Vila Jotão; Construção de meio-fio nos 50 quilômetros de asfalto que esta sendo feito pelo Governo; Abertura da rua Liberdade até a rua da Conquista no bairro Habitar Brasil, entre outras.

Patrolamento

Durante a Sessão, foi aprovado o requerimento do vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) pedindo o patrolamento e cascalhamento das Linhas Setor das 200- 205, 206, 207 e 209 em Ji-Paraná, visando proporcionar melhores condições de tráfego para os moradores desta região. 

Bueiros

Joziel Carlos de Brito (PMDB) pediu também a colocação de bueiros nas ruas Padre Silvio Micheluzzi (T-2), entre as ruas Xapuri e Cruzeiro do Sul; Rua Carlos Luiz (T-3) e Nereu Ramos (T-4), entre as ruas Xapuri e Plácido de Castro. E colocação de bueiros em algumas Linhas da Gleba G e do Setor Itapirema. 

Pontes

O vereador Edilson Vieira (PMDB) pediu a substituição de duas pontes de madeira por galeria, na rua Jasmim entre rua Antônio Ferreira de Freitas e rua Piauí no bairro Santiago; na rua São Manoel, entre rua Monte Castelo e rua Rio Branco no bairro Presidencial. O vereador indicou a recuperação da malha asfáltica na rua Antônio Ferreira de Freitas, entre rua das Pedras e rua Rio Negro no bairro Jardim Presidencial; na avenida Monte Castelo, entre ruas 13 de Setembro e São Cristóvão no bairro Jardim dos Migrantes; entre outras.

Placas indicativas

A vereadora Silvia Cristina (PDT) solicitou a instalação de placas indicativas constando nomes de ruas e avenidas no município de Ji-Paraná, visando facilitar o trabalho dos Correios, do comércio e o acesso da população no geral; e a regularização fundiária no bairro Novo Horizonte. “Morar irregular significa estar em condição de insegurança permanente. Além de um direito social, a moradia regular transforma a perspectiva de vida das comunidades e das famílias beneficiadas, e interfere positivamente na gestão dos territórios urbanos, já que, regularizados, os assentamentos passam a fazer parte dos cadastros municipais”, explicou a vereadora.

Prevenção

Silvia Cristina (PDT) comentou na tribuna que pela quinta vez a Carreta de Prevenção de Câncer do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) estará nos dias 7 e 8 de outubro na Unidade Básica de Saúde Padre Romano (L-1 Maringá) em Ji-Paraná. Serão realizados 310 atendimentos, entre micro e pequenas cirurgias e biopsias de câncer na próstata, pele, mamas e colo do útero. Silvia Cristina é coordenadora do HCB em Ji-Paraná. 

Passos que Salvam

A vereadora disse ainda que o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer de Ji-Paraná (GAPC) fará na próxima quinta-feira (19) o lançamento da Caminhada Passos que Salvam Contra o Câncer Infantil, a partir das 19h30, no auditório do Hotel Maximu´s. A caminhada acontecerá em novembro. “O HCB atende aproximadamente mil casos de câncer infantil por ano, destes 5% são de Rondônia”, informou. 

Relação

O vereador Lincoln Astrê (PP) teve aprovado o requerimento solicitando que seja enviado a Casa de Leis, a relação completa de todos os servidores do Poder Executivo que ocupam cargos em comissão, local onde exercem suas funções, bem como endereço e números de telefones atualizados, dos titulares destes cargos. Lincoln Astrê (PP), também, indicou a instalação de luminárias no Campo de futebol Society Atlântico no Distrito Nova Colina, e a recuperação de todas as ruas da Vila Urupá, no KM-07, saída para Porto Velho.  

Redutor de Velocidade

O vereador Paulo Moura (PSB) apresentou indicação pedindo redutor de velocidade na rua Teresina, entre a rua Manoel Vieira dos Santos (T-10) e rua Divino Taquari (T-11), no bairro Nova Brasília. 

Trânsito 

Paulo Moura (PSB) usou a tribuna para comentar sobre a Semana Nacional de Trânsito, que será realizada de 18 a 25 de setembro, com Caminhada pela Paz no Trânsito, palestras, simulação de acidente, passeio ciclístico Faça o Bem no Trânsito Também, entre outras atividades. 

Bairro Urupá

Recuperação da rua Dos Caripunas, entre as ruas 6 de Maio e Mato Grosso no bairro Urupá foi a indicação do vereador Affonso Cândido (PSDC). 

Deputado

Os vereadores C. Gomes (PSDB) e Lorenil da Silva (PSC) parabenizaram o trabalho que vem sendo realizado pelo deputado estadual, Euclides Maciel (PSDB).  

Dengue

O vereador Edivaldo Gomes (PSB) disse que protocolou ofícios nos gabinetes do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e do secretário municipal de Saúde, Renato Fuverk informando sua preocupação quanto ao combate à dengue em Ji-Paraná. “Apesar do trabalho diário que é realizado para combater o mosquito

transmissor da doença, Aedes aegypti, verifiquei que nos anos em que não há uma força tarefa, ou seja,  grande campanha de mobilização popular para eliminar os criadouros, temos uma quantidade assustadora da doença”, comentou Edivaldo Gomes.

Aeroporto

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) comentou que na segunda-feira (16) iniciou a obra de recapeamento de toda a extensão da pista de pouso e decolagem do aeroporto José Coleto em Ji-Paraná.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*