O que podeira mudar se o TSE tirasse Moreira Mendes durante a campanha?

(Por Roberto Gutierrez) A decisão tardia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao enquadrar o deputado federal  Moreira Mendes (PSD-RO) no rol Ficha Suja um mês depois das eleições e, com isso, anulando os quase 200 mil votos dele para senador não muda nada neste pleito, mas, se desde o começo Moreira Mendes não tivesse participado da campanha para Senador, para quem os 193.184 eleitores votariam?
Parte seria por Acir Gurgacz, Ivone Cassol e Aluízio Vidal? Quem ficaria como a maior fatia? Essa fatia poderia ameaçar os 312.614 votos obtidos por Acir? Se não ameaçasse, quem ficaria em segundo lugar, Ivone Cassol ou Aluízio Vidal?

Aliás, não faço necropsia eleitoral – minhas análises são feitas no decorrer do processo ou com antecedência, mas, neste caso, o TSE não nos deixa alternativa a não ser ficar no campo da interrogação.

Mesmo assim, entendo que, por ser da Capital e mesma estava plugada na programação local, ao contrário da maioria do interior, Aluízio Vidal ficaria com a fatia maior dos votos que foram para Moreira Mendes. Acir poderia aumentar a votação dele em pelo menos mais 45 mil votos. Continuaria senador eleito. O certo é que tudo isso é passado, página virada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*