Prefeitura lança Projeto Trânsito Legal em Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos (SEMDAE) e com a Polícia Rodoviária Federal – PRF, realizou nesta sexta-feira (15), o lançamento oficial do Projeto Trânsito Legal – “Garanta seu caminho, dirigindo certinho”.

O Projeto tem por finalidade promover a conscientização dos pais motoristas, formar futuros motoristas e a prevenção de acidentes no trânsito de Ji-Paraná. Para tanto, será implementada a formação, inicialmente, em seis escolas da área rural do Município. Já para as escolas da área urbana, o projeto é realizado em Parceria com o Detran-RO.

Cada uma destas escolas escolherá um professor/monitor que será capacitado pela equipe técnica da Semed e por agentes de trânsito da AMT para atuar no Projeto.

O Projeto Trânsito Legal conta com uma coleção de livros didáticos e material audiovisual – vídeos institucionais, bonés e camisetas que serão disponibilizados aos alunos participantes. Os vídeos institucionais do Trânsito Legal também serão veiculados na mídia local, bem como serão distribuídos pela cidade folders, faixas, cartazes, e outdoors.

Ao final do período de aprendizagem, os 1.022 alunos do 1º ao 9º Ano participantes do Trânsito Legal receberão certificados, uma carteirinha de Agente Mirim de Trânsito, constando o nível/série em que se encontra e um adesivo para veículos com os dizeres “Fiscalizado por um agente de trânsito mirim”, que servirá como incentivo para que os pais possam participar ativamente do Projeto. O Trânsito Legal tem início neste mês de setembro e segue até o final do ano, sendo reiniciado em 2018 devendo ser estendido às demais unidades de ensino da Rede Municipal.

Participam, nesta etapa do Projeto Trânsito Legal, as escolas municipais Antônio Prado , Nova Aliança, Paulo Freire, Professor Irineu Antônio Dresh, Tupi  e Ulisses Matosinho Peres de Pontes.

Os formadores do Trânsito Legal serão os agentes de trânsito Ariane Ramos da Silva Reis, Hélio Costa Carvalho, Aécio Santiago Moraes e Vanice Hellen Neri Boaro.

“Somos gratos aos nossos parceiros, à AMT, na pessoa do Paulo Moura, à PRF, na pessoa da policial federal Ângela Brondolo, à Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, na pessoa do Ari Saraiva, enfim, a todos que colaboraram e vêm colaborando com a Secretaria nestes nossos projetos relacionados ao trânsito. É difícil a gente recepcionar projetos que parecem não ser da nossa competência, mas nossos índices, os índices do trânsito no nosso Estado nos fazem refletir. Por isso que pedimos o envolvimento de todos nesse projeto, porque a violência no trânsito em nossa cidade, em nosso Estado, em nosso País é uma realidade alarmante e precisamos fazer alguma coisa para mudar essa realidade. Perdemos mais vidas no trânsito do que muitos países do mundo perdem em guerras”, justificou a secretária de Educação interina, professora Márcia Regina de Souza, ao explicar que serão utilizadas, além das mídias convencionais como a TV e as emissoras de rádio, as redes sociais para atingir o maior público possível.

Já o prefeito Jesualdo Pires além de agradecer as parcerias e a equipe técnica da Semed pelo desenvolvimento do Projeto Trânsito Legal, destacou a importância de se debater as questões do trânsito nas escolas, para alunos das séries iniciais, com o intuito de formar futuros motoristas conscientes.

“É realmente na tenra idade, nas crianças, nos jovens é que se consegue resolver as questões no Brasil. É nessa idade que temos que investir no ser humano. De pouco adianta tentar convencer aquelas pessoas com mais idade, que já têm uma cultura errônea de avançar o sinal vermelho, ultrapassar pela direita…infelizmente é assim. Esse projeto é um projeto gestado na Secretaria Municipal de Educação exatamente para que a gente possa atingir as nossas crianças, para que elas possam ter esse conhecimento básico de cidadania no trânsito e possam ser condutores melhores no amanhã”, concluiu Jesualdo.

Além dos secretários municipais, equipe técnica da Semed, diretores, professores e alunos de escolas da Rede Municipal, estiveram presentes à cerimônia de lançamento do Trânsito Legal os vereadores Afonso Cândido, Lorenil Gomes , Jhony Paixão e a vereadora Sílvia Cristina, além da visita do deputado federal Lindomar Garçon.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*