Produção de café recebe destaque na Feira Empresarial do Vale do Guaporé

Mário Veronese – O segundo dia de palestras da Feira Empresarial do Vale do Guaporé (Fevale), que aconteceu na Praça Municipal de São Miguel do Guaporé, foi dedicado ao setor cafeeiro. O evento é realizado pela Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Guaporé (Acismig) e conta com apoio do Sebrae em Rondônia por meio do escritório de Rolim de Moura. Para Jair Silva Gomes, presidente da Acismig, que agrega empresários e produtores, no segundo dia de feira, a sensação já era de dever cumprido.

 

 “As parcerias com o Sebrae em Rondônia e outros órgãos presentes da Fevale proporcionam condições de oferecer uma capacitação a mais para nosso setor produtivo, tanto para os empresários da cidade como para nossos produtores rurais, que estão sendo atendidos durante este evento”, destacou Gomes. Para ele, o Seminário Regional de Café, que abriu a feira, foi um marco na história dos produtores de São Miguel e região. “Conseguimos recorde de público e de negócios, este era nosso objetivo e estamos alcançando”, finalizou.

 Marcos Freire é engenheiro-agrônomo da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e foi ao evento palestrar sobre sanidade de mudas de café. Ele destacou que a qualidade de mudas para a cafeicultura do estado era uma reivindicação dos produtores para que as mudas distribuídas estivem isentas de pragas. “Quando o produtor tem uma garantia de que as mudas não têm de pragas, já é uma melhoria importante para a produção e produtividade do café no estado de Rondônia”, disse. Segundo o engenheiro, o manejo de mudas reflete diretamente na qualidade do café consumido.

Já para Dirceu Lessa, gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO), o ciclo de palestras dentro da Fevale enriquece a feira, pela importância dos temas debatidos. “Nesses dois primeiros dias de evento, buscamos dar um foco maior à produção do café clonal, uma vez que nosso município é bastante forte tanto na pecuária de leite como no café, cultura que vem sendo muito favorável para a lucratividade dos produtores”, disse. A câmara de vereadores também foi parceira do evento e para Ismael Crispin, presidente do legislativo, o eixo empreendedor do Sebrae configura-se como ferramenta importante para os municípios da região.

“O desenvolvimento de nosso estado e do Brasil conta muito com as ações desenvolvidas pelo Sebrae e aqui em São Miguel não é diferente. Por esta parceria inédita do Sebrae com este evento, nossa região é beneficiada com o conhecimento oferecido aqui, para agregar valores à nossa produção e aos nossos produtores. O Sebrae tem sido parceiro de São Miguel do Guaporé e, em especial, dos nossos empreendedores”, definiu Ismael.

Para saber mais sobre os serviços do Sebrae em Rondônia, entre contato pelo telefone 0800 570 0800 ou diretamente no escritório do Sebrae em Rolim de Moura, localizado na Avenida 25 de Agosto, 6172, Bairro Industrial.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*