Raupp afirma que o ensino a distancia democratiza a educação

IMG_2064(Brasília, 11/06/13) O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), afirmou  que o ensino a distância é um instrumento importante e eficaz de crescimento pessoal e profissional e que essa modalidade passou a ter um papel fundamental para as políticas de democratização da educação, em todos os níveis.

A afirmação foi feita durante o 9º Seminário Nacional promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância(ABED), realizado no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O presidente do PMDB na sua palestra destacou que a expansão dessa modalidade educacional diminuiu bastante o preconceito que se tinha em relação a aquisição de conhecimento pelo sistema não presencial.

Citou a trajetória que a Educação a Distância percorreu no Brasil a começar pelas primeiras experiências de Edgard Roquet Pinto, em 1934.  “Esse grande nome da difusão radiofônica brasileira instalou a Rádio-Escola Municipal, no Rio de Janeiro.” disse o senador Raupp.

Desde aquela época aos dias atuais, essa modalidade educacional percorreu um longo caminho e, atualmente, a disseminação do uso da internet, tornou-se possível oferecer os cursos mais variados a distância.

Lembrou que o Decreto nº 2.494, de 1998, estabeleceu parâmetros para a educação a distância em nível de graduação, pós-graduação e ensino profissional tecnológico.

Para o presidente do PMDB,  sendo um direito do cidadão e dever do Estado e da sociedade, a educação deve ser tratada em textos legais e demais normas específicas que assegurem a sua qualidade, tanto na modalidade presencial como a distância.

Ao final, o senador Raupp apoiou o pleito da ABED pela inclusão no FIES dos cursos  superiores  frequentados na modalidade a distância.

 

Assessoria de Imprensa

Ribamar Rodrigues

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*