Rondônia debate financiamento agrícola

anselmojA Subcomissão Permanente de Crédito e Endividamento Agrícola, da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovou na última quarta-feira (29), que a primeira atividade para discutir a atuação das instituições financeiras em relação à execução do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), será no Estado de Rondônia.

A mesa redonda, que deve ocorrer no mês de junho, em Ji-Paraná, foi solicitada pelo deputado federal Anselmo de Jesus. O objetivo é discutir com os atores envolvidos nas políticas de financiamento agrícola a atuação das instituições financeiras.

O pedido foi motivado pelas denúncias feitas ao parlamentar, por beneficiários de Rondônia, dos abusos praticados por gerentes e funcionários dos bancos. De acordo com Anselmo, os relatos apontam adesão a pacotes de serviços e obrigatoriedade de aquisição de pacotes de serviços, aplicação em caderneta de poupança de uma parte do crédito recebido, equivalente ao pagamento da primeira parcela como precondição para aprovação do crédito.

O deputado argumenta que os trabalhadores não podem ser obrigados a aceitar serviços que atendem, exclusivamente, ao interesse dos bancos. “É necessário criar condições para que os agricultores familiares acessem o crédito de forma clara e transparente, e que, este contribua para o fortalecimento desse seguimento”, defende.

Serão convidados para a mesa redonda, representantes dos bancos oficiais; da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro); da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon); da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e sindicatos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*