Rússia vai aumentar impostação da carne de frango

A habilitação de plantas e o estabelecimento do fluxo de exportações para a Rússia deverão colocar o país do leste europeu como um dos cinco maiores importadores de carne de frango do Brasil.  A constatação é do presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

Segundo dados da ABPA, os embarques para a Rússia atingiram 20,9 mil toneladas em setembro (+291% em relação ao mesmo mês de 2013), gerando receita de US$ 51,7 milhões (+226,8%).

“Com a expansão dos negócios, o mercado russo passou a ocupar o sexto lugar nos embarques, representando 5,8% do volume total exportado pelo Brasil.  A participação é ainda maior em receita, com 7,2%”, destaca o presidente da ABPA.

De acordo com o vice-presidente de aves da entidade, Ricardo Santin, o fluxo registrado nas primeiras semanas de outubro indica que o mercado russo deverá expandir ainda mais sua participação no total geral das exportações de carne de frango do Brasil.

“Mantido o ritmo atual, os embarques para a Rússia deverão superar, em outubro, a barreira das 30 mil toneladas mensais, colocando o país entre os cinco maiores importadores no mês.  Esta é uma tendência que deve perdurar em 2015”, destaca.

 

China – Outro mercado que tem expandido sua participação dentre os mercados internacionais é a China, de acordo com o presidente da ABPA.  “Após a habilitação de novas plantas para a China, o país asiático se estabeleceu como sexto maior mercado para o Brasil entre janeiro e setembro de 2014, com 168,5 mil toneladas, ou 5,7% do total exportado pelo Brasil neste ano”, ressaltou

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*