Sebrae em Rondônia promove seminário da pecuária de corte e leite

O Seminário da Pecuária – Corte e Leite acontece nos dias 5 e 6 de setembro, no Parque de Exposições de Pimenta Bueno, durante a 36ª Exposição Agropecuária de Pimenta Bueno (Expopib). O primeiro dia do evento reuniu mais de 200 pessoas, entre produtores rurais e estudantes. A iniciativa faz parte do convênio 074/PGE/2018, firmado entre o Sebrae e a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). Também são parceiros a Associação Rural de Pimenta Bueno (ARPB); o Sindicato dos Produtores Rurais de Pimenta Bueno (Senar); Instituto Federal de Rondônia (Ifro); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO); Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno, Banco da Amazônia, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), entre outros apoiadores.

De acordo com a analista técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, Elani Satelis, essa é uma ótima oportunidade para que os produtores conheçam caminhos para desenvolver e aumentar sua produção. “Esse evento, o seminário temático, é uma parceria do convênio firmado entre a Sedi e o Sebrae, que vem desenvolver e aperfeiçoar os nossos produtores rurais com temas relevantes para que eles possam obter maior conhecimento e colocar em prática tudo que aprenderam aqui, nas palestras e também nas oficinas”, disse Elani.

Para o Presidente da Associação Rural de Pimenta Bueno (ARPB), Diego Azevedo, “O objetivo do evento é fazer com que o produtor rural conheça os novos métodos e tecnologias visitando os stands, para melhorar a qualidade e a produtividade do seu gado de corte e de leite. Essa iniciativa é fundamental para resgatar a confiança do produtor”, destaca o presidente da ARPB.

Desde 1965, Serafim Soares de Melo – mais conhecido pelo apelido “Pelé” – trabalha como produtor rural. Ele conta que veio ao seminário em busca de aprendizados e aperfeiçoamentos. “Para nós, produtores rurais, é muito importante esse evento, até por que é um aprendizado, pois várias pessoas moram no sítio e não sabem fazer o plantio correto, não sabem arrumar terra e esse evento profissionaliza as pessoas na área rural. Eu moro há 40 anos na mesma área, mas não sei plantar um ‘pé de árvore’ de acordo, e aqui tem pessoas que podem nos explicar e ensinar”, conta o produtor.

Além de palestras, os produtores e estudantes participam de oficinas e podem visitar stands com alguns animais para conhecer mais sobre cada um deles, explica o estagiário de Zootecnia do Ifro, Fagner gomes. “Para quem passar aqui, nas baias em que somos os responsáveis legais pelos ovinos que trouxemos, vamos dar orientações em relação à alimentação, um bom manejo dos ovinos, e eu tenho certeza de que será de suma importância para os produtores”, afirma Fagner.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram,FacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*