Seminário para apontar o caminho para o Mestrado em Ji-Paraná

As aulas em Ji-Paraná acontecerão nos fins de semana, ou seja, nos sábados e domingos e serão em 12 módulos teóricos, daí o acadêmico terá até 12 meses de orientações para a defesa de sua tese.

A Unidade de Mediação de Ensino Superior para Amazônia (UMESAM), numa parceria com a Visión Educacional Chile, irá promover nos dias 27 e 28 de setembro de 2016, das 19h às 22h, no auditório do Hotel Larison de Ji-Paraná, um seminário para apontar a todos os acadêmicos da região central de Rondônia uma saída de ascensão a um curso de mestrado nas áreas de direito, educação e saúde.

A legislação brasileira proíbe que uma universidade estrangeira ministre cursos de graduação e pós-graduação aqui no Brasil. No entanto, o governo brasileiro vem flexibilizando os procedimentos burocráticos para a revalidação de diplomas de cursos, tanto de graduação como pós-graduação, realizado no exterior, principalmente nos países do bloco do Mercosul.

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação editou a Resolução n° 3 de 22 de junho de 2016, que dispõe sobre normas referentes à revalidação de diplomas de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimento estrangeiro de ensino superior, no qual estabelece o prazo de até 180 (cento e oitenta) dias para as Universidades Federais revalidarem os diplomas emitidos por universidades estrangeiras.

Os diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado), expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras regularmente credenciadas que possuam curso de pós-graduação avaliados, autorizados e reconhecidos, no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior.

O processo de reconhecimento por uma universidade brasileira dar-se-á a partir da avaliação de mérito das condições de organização acadêmica do curso e, quando for o caso, do desempenho global da instituição ofertante, especialmente na atividade de pesquisa.

Partindo deste princípio, o professor doutor Leopoldo Briones Salazar, diretor geral da Visión Educacional Chile, afirma que é imperioso fazer uma ótima tese, desenvolver um ótimo programa de defesa de qualidade, acompanhado e orientado por ótimos doutores.

Sabendo que na avaliação dos diplomas serão consideradas o mérito das condições de organização acadêmica, desempenho global da instituição ofertante, especialmente nas atividades de pesquisa, que a UMESAM buscou parceria com faculdades brasileiras para ofertarem cursos de especialização lato sensu, com a mesma grade, carga horária, créditos e aulas ministradas por professores com qualificação acima do mestrado, ou seja, doutores, pós-doutores.

Aqui no Brasil será um curso de especialização lato sensu com aulas ministradas por doutores ou pós-doutores. Porém, concomitantemente, via mediação da Visión Educacional Chile o aluno estará matriculado numa das universidades do bloco do Mercosul, a qual terá aulas e orientações via plataforma MOODLE.

Para cada disciplina cursada aqui no Brasil na especialização lato sensu, que tem a mesma característica curricular, com carga horária e crédito de uma das universidades na qual o aluno estará matriculado no mestrado estrangeiro, caberá ao aluno nesse interstício apresentar no mínimo 3 (três) artigos, orientados por um professor doutor da universidade que estará matriculado, daí, terá que solicitar a incorporação da disciplina estudada e aprovada junto a sua universidade.

Concluídas essas etapas de ensino, o acadêmico já devidamente orientado e com a sua tese pronta, o professor doutor orientador marcará a defesa junto a uma banca no país da sede da universidade na qual estará matriculado.

Após a defesa da tese de mestrado numa dessas universidades do bloco Mercosul e aprovado, o aluno terá que internalizar o seu diploma no Brasil e solicitar o reconhecimento (revalidação), que de acordo com a legislação atual, as universidades públicas brasileiras terão até 180 dias para concluir todos os procedimentos.

As aulas aqui em Ji-Paraná acontecerão nos finais de semana, ou seja, nos sábados e domingos e serão em 12 módulos teóricos, daí o acadêmico terá até 12 meses de orientações para a defesa de sua tese.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*