SEMUSA presta contas à população em audiência

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná (SEMUSA) tem diversas conquistas a comemorar, e algumas delas foram apresentadas hoje durante a Audiência Pública Trimestral realizada na Câmara Municipal de Vereadores, quando foi realizada a prestação de contas referente ao 1º e 2º Trimestre de 2015.

“A SEMUSA está em um período de muitas realizações. Estamos concluindo a obra do Centro de Parto Normal, onde as gestantes atendidas em Ji-Paraná terão um parto mais humanizado, num ambiente mais adequado e confortável, com privacidade. Conseguimos recursos na ordem de R$ 700 mil para aquisição de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde, que permitirá que realizemos um melhor atendimento da população. Conseguimos a ordem de serviço para início da reforma da UBS do bairro Nova Brasília, que é a última unidade básica que faltava ser reformada dentro do Programa Requalifica UBS, a do Dom Bosco também está com a obra bem avançada e acreditamos que até o final do ano teremos estas duas unidades prontas. Fica faltando apenas a UBS do Parque de Exposições que não entrou no Requalifica e que vamos fazer a reforma com recursos próprios. Estamos dia a dia progredindo, embora sejam muitas as dificuldades financeiras. Mas tenho certeza que toda a equipe da Semusa está realizando um trabalho muito significativo e assim conquistando grandes avanços para a melhoria do sistema de saúde de Ji-Paraná”, explicou Renato Fuverki, Secretário Municipal de Saúde.

Um outro ponto que foi citado pelo Secretário Renato foi a obra do Centro de Reabilitação (CER) que está em fase bastante adiantada. “O CER será de grande importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que necessitam se serviços na área da reabilitação. Com apoio do ex-deputado Carlos Magno, e dos parlamentares, deputado Nilton Capixaba e senador Acir Gurgacz, que trabalharam na liberação de mais uma parcela de recursos, estamos dando continuidade a esta grandiosa obra. Só na estrutura física serão aplicados quase R$ 4 milhões, através de recursos federais com contrapartida municipal. O CER está sendo construído na T-15, atrás da SUCAM, onde é o setor de vetores. Neste local serão atendidas todas as pessoas que necessitarem de algum tipo de reabilitação locomotora em função de acidente e também reabilitação auditiva. Haverá uma equipe multidisciplinar à disposição da população, e além das modernas instalações os pacientes poderão contar com uma piscina térmica para trabalhos de reabilitação motora, e uma oficina que produzirá equipamentos necessários a auxiliar também nesta reabilitação”, finalizou Renato.

Audiência Pública acontece em obediência à Lei 8.689/93, de acordo com seu artigo 12 que fala que o “Gestor do Sistema Único de Saúde em cada esfera de governo apresentará, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e em audiência pública nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*