STF determina que senador Ivo Cassol cumpra pena de imediato

Com decisão do STF a disputa para o governador de Rondônia perde Ivo Cassol como candidato.

Faltando 40 dias para completar oito anos de tramitação, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (20) que a ação penal contra o senador Ivo Cassol (PP-PR) está definitivamente encerrada, selando a condenação do político por fraude em licitação. Com isso, foi determinado o cumprimento imediato da pena de 4 anos em regime aberto.

O Supremo condenou o parlamentar, com base no voto da relatora Cármen Lúcia, em 2013. Na ocasião, ele se tornou o primeiro senador a ser condenado pela Justiça desde a Constituição de 1988. A aplicação da pena, entretanto, foi sendo postergada devido à demora em julgar o recurso de Cassol.

Em dezembro do ano passado, o plenário acatou um dos recursos do senador e reduziu sua pena de 4 anos e 8 meses em regime semiaberto para 4 anos em regime aberto, mais o pagamento de multa. A pena, entretanto, foi convertida em prestação de serviços comunitários, o que significa que ele não será preso. O tipo de serviço a ser prestado ainda não foi definido.

Cassol e mais dois réus – Salomão da Silveira e Erodi Matt – foram condenados pelo crime de fraude em licitação por fatos ocorridos na época em que ele era prefeito de Rolim de Moura, em Rondônia, entre 1998 e 2002. Segundo denúncia do Ministério Público, o esquema criminoso consistia no fracionamento ilegal de licitação em obras e serviços.

https://folhaderondonianews.com/news/stf-absolve-senadora-gleisi-hoffmann-e-ex-ministro-paulo-bernardo-da-acusacao-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro/

https://folhaderondonianews.com/news/descoberto-motivo-do-neymar-estar-mar-na-estreia-coluna-do-gutierrez/

https://folhaderondonianews.com/news/stf-pauta-para-hoje-julgamento-de-ivo-cassol/

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*