Tarifa de energia será debatida em audiência pública

Tarifa de energia será debatida em audiência públicaO deputado Jesuíno Boabaid (PT do B) apresentou ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), requerimento encaminhado à mesa diretoria solicitando a realização de uma audiência pública para discutir a tarifa de energia elétrica em Rondônia. Jesuíno disse ser inadmissível que os valores cobrados no Estado sejam tão altos.

Para Jesuíno Boabaid, a Eletrobras não pode estender a bandeira vermelha às tarifas praticadas em Rondônia. “Aqui temos água demais e energia de sobra. Não há razão para penalizar a população. Estamos fornecendo energia para os grandes centros. Os moradores daqui não devem pagar mais pelo consumo”, afirmou.

Jesuíno lembrou que a bandeira vermelha representa um acréscimo na tarifa. É um método utilizado pela Eletrobras para frear o consumo. “Quer dizer que Rondônia gera energia para o Sudeste e a população ainda tem que pagar uma conta que não é dela?”, indagou o parlamentar.

O deputado Maurão afirmou que a Assembleia sempre dará apoio aos menos favorecidos, principalmente no caso do fornecimento de energia elétrica. O presidente da Casa de Leis disse que o Estado já foi penalizado com a construção das hidrelétricas do rio Madeira, por isso os moradores não podem pagar mais essa conta.

O deputado federal Expedito Neto (PSDB-RO) participou da conversa entre Jesuíno Boabaid com Maurão de Carvalho. O parlamentar propôs parceria na busca de uma solução para o problema. Ele disse que a solução ideal é que houvesse diversas operadoras no sistema elétrico, para que o consumidor pudesse escolher qual pretende contratar.

Maurão de Carvalho explicou que a audiência pública será marcada, para que a questão da tarifa seja debatida.

 

ALE/RO – DECOM – [Assessoria Parlamentar]

Foto: José Hilde

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*