Transtorno depressivo como causa de suicídio entre os jovens, segundo Ananete Pego

* Ananete Pego dos Santos  – A depressão é uma psicopatologia, extremamente complexa e de difícil diagnóstico, hoje em dia está sendo muito generalizada. A depressão pode aparecer como diagnóstico inicial, ou como uma comorbidade, isto é –  designação de duplo diagnóstico, que corresponde a associação de pelo menos duas patologias num mesmo paciente.  Tal transtorno gera grande sofrimento ao indivíduo. O que se ouve comumente é a banalização do termo depressão, onde um quadro de angustia ou tristeza, pode ser designado de depressão, não se dando mais ao indivíduo por vezes, o direito de ficar triste. Enquanto é possível designar a tristeza como uma reação emocional e humana. E, também ela é universal e está ligada às situações de perda, rompimento dos laços afetivos, derrota de ordem financeira, desapontamentos e outras adversidades assiduamente inerentes ao mundo contemporâneo. 

Descrita por diferentes pensadores, a depressão já foi considerada como disforia, patologia, transtorno mental, e síndrome. A depressão se apresenta como um mal-estar, muitas vezes insuportável. São sentimentos de tristeza,  desalento, melancolia, desesperança e pessimismo. É uma dor psíquica indescritível, com várias formulações e reformulações na literatura desse tema tão complexo. 

Compete associar as questões homossexuais, um assunto que está em evidência, sendo pauta em todas as modalidades de comunicação na atualidade. Presente nos discursos religiosos, científicos e políticos, sociais, familiares. 

.         Os resultados demonstram que para cada jovem heterossexual que tenta suicídio existem três jovens homossexuais que tentam a própria vida. 

 

Vale ressaltar que, todas as pessoas em estado depressivo se encontram triste, mas nem todas as pessoas que estão tristes se encontram depressivas. O desenvolvimento de quadros depressivos está interligado a história de vida do sujeito.  

 

É importante dimensionar que a consequência mais impactante da depressão é o ato suicida. O que mata não é o suicídio em si, e sim a depressão. Cabe o suicídio como um ato “que dá fim a dor e ao desespero”.  

O último relatório da Organização Mundial da Saúde, lançado no começo de setembro, aponta que acontece, em média, 1 suicídio por hora, 

“Somente entre os brasileiros, nos últimos vinte anos, a taxa de suicídio cresceu 30% na faixa etária entre os 15 e 29 anos, tornando-se a terceira principal causa de morte de pessoas em plena vida produtiva no País” explica. 

.             Não é difícil encontrar jovens com a sensação de distonia entre o corpo real e sua aspiração: um nível de exigência e o estabelecimento de padrões muito elevados no que tange à magreza, no caso das meninas. Também o fator virilidade, no caso dos meninos, pode ser fonte de ansiedade, angústia e depressão. 

Sintomas: Redução de apetite ou distúrbios da alimentação (anorexia e bulimia), alterações no sono (dormir mais tarde ou acordar muito mais cedo do que costumava) ou cansaço excessivo. 

Como neurocientista, eu acrescentaria aos elementos precursores e ás comorbidades;  (Presença ou associação de duas ou mais doenças no mesmo paciente) os excessos de informações,  dispensa de tempo exacerbado no ano manuseio  de celulares e computadores. Por mais paradoxal que pareça, muita informação  pode levar o cérebro a um nível excedente  de exaustão comprometendo  a memória e a cognição, insônia, irritabilidade, inquietação e outros sintomas,, que como consequência, pode minar  a fluência do intelecto. Cansaço mental, escassez de energia psíquica e outros.                  

Comumente vimos prejuízos nos desempenhos acadêmicos, e na escola, lentidão do pensamento. Além de isolamento, diminuição das relações de contatos pessoais com a família e amigos. Observa-se aparecimento de comportamentos hostis, falta de interesse, e hostilidade devido às frustrações do indivíduo. 

O Avanço tecnológico trouxe enormes benefícios,  mas o mal  uso é prejudicial .Não é aconselhável  apresentar aos bebês o celular com o cérebro em tenro desenvolvimento. O ideal são as revistas, e lápis de cor para treino de garatujas, da coordenação motora fina e assim, poupar a criança do uso precoce desses equipamentos.   

Estudos anteriores aos anos 1970 – o burnout corporativo -, volta com força pelo excesso de dados do século 21.  

Nossa memória é vulnerável, suscetível a influências de variadas formas, E, os jovens são mais suscetíveis por estarem em formação, e busca de identidade. Por exemplo, no ambiente social eles se comparam, buscam se identificar, e defrontam com as diferenças de sociais. Chocam-se nesse ambiente, onde acorre o inevitável desejo de posse e outros conflitos que podem servir de gatilho desencadeante  de ansiedade, angústia e depressão nos adolescentes e nos jovens (pessoas). 

“Alerta: Os relatos mais comuns sobre ideação suicida referem-se a falas sobre “desejar desaparecer”, “querer dormir para sempre”, “sumir, ir  embora e nunca mais voltar”, entre outros comportamentos  observáveis incomum à rotina.       

A psicoterapia é uma importante aliada no processo de construção e em certos casos, desconstrução de alguns fatores internos, compreender os sentimentos, e as emoções é fundamental. 

A importância de compreender a si mesmo e superar traumas. Alguns casos requerem a realização de tratamento medicamentoso concomitantemente ao tratamento psicoterápico, já que os níveis de estresse e ansiedade precisam ser rebaixados para que a psicoterapia surta efeitos satisfatórios. 

 

*Ananete Pego dos Santos 

 *Bacharela em PSICOLOGIA- União das Faculdes dos Grandes Lagos-S.José do Rio Preto.-2015 

*Licenciatura em Pedagogia-Universidade Norte do Paraná- Londrina-PR 2009 

* Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional; União das Faculdades dos Grandes Lagos(UNILAGO)-São J.Rio Preto-SP-2013 

*Pós-Graduação (Especialização) Lato Sensu-Especialização NEUROCIENCIAS E REABILITAÇÃO(Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP) 2013 

*Formação International Association of NLP_Institutes Desenvolviento Humano.27TH APIL 2014  

* Pós-Graduação (Especialização), Latu Sensu-Didática e Metodologia do nível Superior- (UNEOURO)Ouro Preto do Oeste-RO – 2012 

* Pós-graduação (Especialização) PSICOLOGIA DO TRÃNSITO-(UNILAGO)- São José do rio Preto-SP 2016 

*Voluntária CVV(Centro de Valorização da Vida )Telefone 188 –  São José do Rio Preto-SP 

2 Comentários

  1. Os impios florescem como você já floreceram Ananete pego, familia PEGOS , mas os impíos florecem para que possam ser destruídos para sempre .
    Vocês vão feder Ananete Pego PEGOS ! Eu sei que é difícil pra vocês aceitarem o quinhão de vocês Pegos como de suas multidões que se prostam a futilidades e a anulidades . E Não adianta latirem pois logo a carrocinha viria recolherem vocês .
    Vái ter com a Nigéria Pegos ! São Pobres que vocês são Pegos . MALDITOS !
    Pode se conterem mendigos PEGOS ; afinal tem que usar a mascara de boa psicóloga .
    Era Fácil vocês Pegos se apresentarem bonitos na internet mas vocês são feios todos vocês Pegos , vocês são muito feios, pobres e vulgares .

  2. Mas chega ser ultrajante ! Ananete Pego quem é você para ser uma Psicóloga ?A mulher era baixaria pura na fofoca ,nas difamações e calunias , ALIAS TODA A FAMILIA PEGOS ! . Vai se tratar LOUCA ! VAI SER FREIRA DE CONVENTO ! BURRA ! DURA ! GORDA! TODO ESSE LIXO DA FAMILIA PEGOS !

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*