Venham todos, o cinema chegou a Ouro Preto/RO

Cine marabá -Ouor Pretodo Oeste-RO
Cine Marabá, na praça dos Migrantes em Ouro Preto/RO – aquivo pessoal de Helena Sig

Por Roberto Gutierrez – Ao som de Il Silenzio, um tema musical executado em corneta, o locutor anunciava o filme da noite. A população que não tinha televisão, se arrumava toda para viajar na magia do cinema – um mundo fascinante que emocionava os filhos dos pioneiros. Emoções numa mistura de “Bye Bye Brasil”, de Cacá Diegues e Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. Estou narrando o que representa esta foto: o cine Marabá, de um grupo de ciganos que se instalou na cidade de Ouro Preto/RO na qual sequer havia prefeito. Quem comandava ainda era o Incra. A única escola da cidade se chamava Escola Isolada Doutor Joaquim de Lima Avelino e ainda funcionava no bairro Sapolândia – uma vila de funcionários do Incra do lado direito da BR-364 no sentido de quem vem de Ji-Paraná.

A projeção dos filmes era em fita 16 milímetros. O foco da imagem através de lâmpada. As personagens como Ringo, interpretado por Giuliano Gemma, Rita Pavone, “Trinity “interpretado pelo ator italiano Mario Girotti – o Terence Hill eram alguns dos heróis que povoavam a imaginação ingênua de uma gente que jamais ousou imaginar que existira um dia internet.

Antes desse Cine Marabá, em 1976 havia chegado o primeiro cinema de lona. Era o Cine Sete Irmãos, da mesma família de ciganos do Cine Marabá, cujo dono era Sílvio Caldeira.  Assim era a grande diversão no começo da primeira década de Ouro Preto. As alegrias de gente adulta e de crianças que hoje já são avô. Um tempo em que Mingonga (‘seo’ Francisco Pereira) um alcoólatra de rua, era o bicho-papão da garotada.

No mesmo ano da chegada do Cine Marabá,  inaugurava o Cine Teatro Ouro Preto. Esse de propriedade do ‘seo’ Agenor Nogueira da Rocha. Mas esse capítulo é uma outra história que prometo contar pra vocês em detalhes – afinal, é a história da minha família.

Ah, a localização dessa foto do Cine Marabá é onde hoje fica a praça dos Imigrantes. Já o cine Sete Irmãos citado como de lona, e o primeiro de Ouro Preto, funcionou seis meses onde hoje é o posto de gasolina que faz esquina com a Casa Coimbra na avenida Daniel Comboni.

Essa preciosidade fotográfica me foi enviada pela professora de matemática Helena Sig, que morou em Ouro Preto e, hoje, aposentada, vive em Maringá/PR.

1 Comentário

  1. OS TEMPOS BONS SE FORAM, HA, JÁ MUITOS TEMPOS, MEU AMIGO GUTIERREZ, AGORA, É SÓ NOSTALGIA!!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*