Vereador e apendicite na opinião de Roberto Gutierrez sobre a polêmica em torno do projeto que propõe a redução do número de vagas em Ji-Paraná.

Reduzir o número de vagas de vereadores na Câmara de Ji-Paraná/RO achando que isso vai representar economia é ilusão. Afinal o repasse para a Câmara dos Vereadores é constitucional e obedece a um percentual. Esse percentual nada tem a ver com a quantidade de vereadores. A única coisa que vai acontecer, é que, com menos vereadores, vai sobrar mais dinheiro para a Câmara. Como seria gasto? Isso é uma outro história…

Da forma como está, tem um lado bom, pois em tese, a representação popular é maior na casa de Leis, pois, com mais vereadores, também, em tese, são mais ouvidos e vozes para reivindicar em favor das comunidades.

Economia de fato seria na quantidade da cafezinho, papel higiênico, mas , esse dinheiro também sobraria para o seleto número que ficar.

Diminuiria apenas a quantidade de vereadores para o prefeito atender, mas, em compensação, com menos vereadores, o peso do voto de cada uma seria bem maior e, por isso, muitas vezes mais difícil de o prefeito convencer.

Agora, por favor, não queria comparar vereador a apêndice. Os dois existem, mas, muita gente mesmo não sabe a serventia.  O apêndice, quando inflama, é preciso extraí-lo. Vereador dá mais trabalho.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*